Objetivo


O objetivo do pós-vendas automatizado facilitar o envio da pesquisa ao cliente, visando aumentar o número de respostas recebidas na pesquisa de pós-venda.


Para ver sobre criação de perfis do pós-venda, bem como das perguntas e respostas possíveis, por favor, acesse a base de conhecimento abaixo: 

Configurações


Para configurar o pós-venda de forma automatizada, por favor, acesse a rotina [R450 - Pós-vendas]. Após isso, crie um novo perfil ou altere um existente, na janela abaixo, acesse a aba Automatização:


Ao clicar na opção [Sim, por meio de SMS], os seguintes campos serão exibidos:


É necessário informar o percentual de clientes que receberão a pesquisa, bem como a mensagem que os clientes receberão via SMS, juntamente com o link da pesquisa. Como a mensagem é enviada via SMS, não deve conter acentos e nenhum caractere especial. 

É preciso também, configurar a mensagem de boas-vindas que é exibida quando o cliente abre o link de pesquisa. 


Após informar os campos, basta clicar em Salvar.


Além disso, para que o link da pesquisa possa ser gerado, o parâmetro [Endereço / URL do MOVERE] deve ser configurado na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa] ou na própria R450.


Pergunta-Chave


Para que a gestão do pós-venda funcione corretamente, é necessário configurar uma pergunta do tipo Pergunta-Chave, essa é a pergunta que determina se o cliente ficou satisfeito ou insatisfeito no atendimento. 

É importante ressaltar que somente pode haver uma Pergunta-Chave.


A Pergunta-Chave sempre é mostrada no fim da avaliação, e há 5 opções de resposta: Muito Ruim, Ruim, Regular, Bom e Ótimo.

Caso o cliente responda com Bom ou Ótimo, ele é classificado como satisfeito e recebe o link de avaliação no Google. 

Caso o cliente responda com Muito Ruim ou Ruim, ele é classificado como insatisfeito e o responsável da loja é notificado. 


Respostas do Cliente


O SMS recebido pelo cliente, é exatamente o texto configurado com o link da pesquisa:



Ao clicar no link de pesquisa, a tela de pós-venda exibida no celular do cliente, é semelhante a essa:

Importante ressaltar, que as questões apresentadas, serão as que você deixou configurado na [R450 - Pós-vendas]

Ao clicar em Reponder, caso alguma pergunta não tenha sido respondida, será exibido um alerta ao cliente:


Após preencher todas as respostas e clicar em Responder, o MOVERE irá guardar as respostas do cliente, e exibir a seguinte tela para o mesmo:


Acompanhamento via [R450 - Pós-venda]


Na tela de atendimento da R450, é possível visualizar que o SMS foi enviado para o cliente. 

Quando o SMS já foi enviado, mas o cliente ainda não respondeu a pesquisa, o ícone de SMS é mostrado, em cor vermelha, ao lado do nome do cliente:

Quando o cliente já respondeu a pesquisa, o ícone é mostrado na cor verde, e ao passar o mouse o MOVERE mostra a descrição da situação do SMS:


Gestão de Satisfação do Cliente


A Gestão de Satisfação do Cliente tem por objetivo fazer com que o cliente satisfeito avalie a loja no Google Empresas. 

Já nos casos em que o cliente respondeu negativamente a pesquisa do pós-venda, o responsável da loja recebe uma notificação e tarefa para que o mesmo entre em contato com o cliente e entenda o problema ocorrido. 


Clientes que responderam positivamente a Pergunta-chave recebem um SMS com o link para avaliação no Google Empresas. 


Clientes que responderam negativamente a Pergunta-Chave NÃO recebem SMS. Nesse caso o responsável da loja recebe uma notificação via SMS para que o mesmo trate o caso e entenda o que aconteceu. 


Para ativar essa funcionalidade, basta acessar a [R450 - Pós-vendas], e alterar o perfil do pós-venda desejado, após isso acessar a aba Gestão de Satisfação do Cliente, conforme mostrado logo abaixo. Importante ressaltar que essa aba só fica visível quando a automatização está ativada. 


Ao clicar em Sim, os seguintes campos são demonstrados:


Deve ser informado as mensagens a serem enviadas para o cliente em caso de satisfação e para o responsável da loja em caso de insatisfação. Como a mensagem é enviada via SMS, não deve conter caracteres especiais. 


Para cada loja, é necessário informar o link de avaliação do Google Empresas, bem como o responsável da loja e seu telefone. 

Obs: como o link de avaliação é enviado via SMS, deve ser usado um encurtador de URL para que o link não ultrapasse 30 caracteres. 


A mensagem para o cliente satisfeito, é enviada exatamente como configurado, junto com o link de avaliação. Exemplo:


Gestão de Clientes Insatisfeitos


Quando um cliente responde negativamente a pergunta-chave, uma mensagem é enviada para o responsável da loja, avisando que há um cliente insatisfeito. 

O SMS, além da mensagem configurada para o responsável da loja, possui o nome do cliente insatisfeito. Exemplo de SMS recebido pelo responsável da loja:

Além do SMS, na rotina [R1190 - Gestão de Clientes Insatisfeitos] é criado uma tarefa para que o responsável da loja tome providencias para entender e solucionar o problema junto ao cliente:

Após selecionar o atendimento desejado e clicar no botão Atendimento, a seguinte tela será exibida:


Nessa tela é demonstrado a situação atual do atendimento com o cliente insatisfeito e os dados da resposta do cliente  na pesquisa de Pós-venda.

É possível realizar 3 ações na tela:

Cliente Não Atendeu: muda a situação para Tentativa de Contato Realizada

Cliente Contatado: muda a situação para Contato Realizado

Situação solucionada: muda a situação para Situação Solucionada, aqui é obrigatório informar o feedback dado ao cliente no campo Comentário Interno. 


É possível também enviar as informações em tela por e-mail ao responsável da loja:


Obs: para atendimentos que estejam com a situação solucionada, somente é possível alterar via direito Alterar.


R450 - Visualização dos Resultados


Ao acessar o direito Visualizar Resultados da R450, ao Gerar o Excel dos resultados, as seguintes colunas passam a contar no relatório, após as respostas do cliente:

  1. Sms enviado para o cliente?
  2. Cliente respondeu?
  3. Data Resposta Cliente
  4. Cliente Recebeu Sms Avaliação Positiva?
  5. Cliente Insatisfeito?
  6. Situação Cliente Insatisfeito
  7. Responsável Loja Cliente Insatisfeito
  8. Feedback dado ao Cliente Insatisfeito


R111 - Movimento diário de Caixa


O relatório [R111- Movimento diário de Caixa], para fim demonstrativo, exibe os clientes insatisfeitos do dia. 

Para isso, basta marcar a flag [Exibe clientes insatisfeitos do pós-venda?], que o relatório irá demonstrar os clientes insatisfeitos caso haja: