Introdução

A rotina [R130 - Itens] possui a funcionalidade de vincular os itens relacionados (com a mesma função) a um determinado item, e dessa forma, não permitindo a adição do item em um orçamento que já possui itens relacionados a ele adicionados, assim como o contrário.


Configuração


Para vincular os itens relacionados a um determinado item, é necessário acessar o cadastro do item na rotina [R130 - Itens], e adicionar os itens no campo [Itens Relacionados] localizado na aba [Kit ou Agregados].



 Comportamento ao inserir item na O.S. com itens relacionados configurado - R11 e R419 

Quando o item possuir itens relacionados configurado na R130, somente será possível adicionar a ordem de serviço se obedecer aos seguintes critérios:

  •  Não tiver item relacionado já adicionado a O.S.
  • Se o item a ser adicionado não estiver presente nos itens relacionados nos itens já inserido na O.S.

 

Segue exemplo a baixo.

 

Exemplo:

            

Codigo ItemNome ItemCodigo dos Itens Relacionados
01Kit troca pneu20,30,40
20Alinhamento
30Balanceamento
40Desempeno


Se o item [01-Kit troca pneu] for adicionado  a ordem de serviço, os itens com código [20-Alinhamento],[30-Balanceamento] e [40-Desempeno] não poderá ser inserido a O.S  pois o item [01-Kit troca pneu] possui esse  itens nos itens relacionados. 

 

Se o item [20-Alinhamento] for adicionado a O.S o item [01-Kit troca pneu] não poderá ser adicionado pois o item [01-Kit troca pneu] possui o item [20-Alinhamento] nos itens relacionados. 


Mensagem a ser exibida na [R419 - Vendas Varejo]:


Mensagem a ser exibida na [R11- Fast Checkup]: