Introdução


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de ajudar a realizar os passos necessários para configuração e execução do processo de controle de garantias.


R1181 - Controle de Garantias


Esta será a rotina principal para gerenciamento de todo o processo de controle de garantia, desde a recepção do item do cliente, encaminhamento ao processo de análise, envio ao fornecedor, recepção do fornecedor e finalizando o processo com a devolução do item ao cliente;


Montando um Processo de Garantia


O processo de controle de garantia se dá pela união de todos os documentos que estão sendo questionados pelo cliente, assim, deve-se acessar a rotina [R1181 - Controle de Garantias], clicar em Novo e selecionar todos os documentos envolvidos na reclamação.



Para localizar os documentos, basta clicar no botão [Localizar Notas Fiscais], assim, será exibida uma tela de filtro de notas fiscais:



Informe um período e clique em [Pesquisar], serão exibidos todos os documentos encontrados, desde que o documento tenha pelo menos um item que não tenha sido incluido em outro controle de garantia:



Ao clicar no botão [ + ], o sistema irá exibir todos os itens existentes na nota fiscal selecionada, que não tenha sido incluido em outro controle de garantia


Para realizar a inclusão de um item, basta clicar no seguinte botão do item:



O item será inserido na grade principal do sistema utilizando como sugestão sempre a quantidade total vendida, caso deseje alterar a quantidade, basta clicar no ícone ao lado:



Também é exibido um botão de lixeira, para caso seja necessária a exclusão de um item. 

Pronto, todos os documentos que estão sendo questionados podem ser organizados em um único processo. Caso o cliente retorne em outro momento, questionando outro documento, um novo processo deverá ser gerado.


Exclusão da Garantia


Para realizar a exclusão de uma garantia, basta selecionar a garantia na grade principal e clicar no direito [Excluir].


Quanto a exclusão da garantia, é necessário que a mesma cumpra os seguintes critérios:

  • Não pode haver notas fiscais geradas;
  • Caso haja créditos gerados, os mesmos não podem ter sido consumidos;


Caso haja créditos gerados não consumidos, os mesmos serão estornados.


Início do Processo


Para iniciar o processo de documentação da garantia, é necessário realizar o inicio. Para isso, basta clicar em [Iniciar Processo de Garantia], ou, [Gerar Nota Fiscal de Entrada de Garantia].



Uma vez iniciado o processo, não será possível realizar a inclusão/exclusão de itens nem modificar as quantidades solicitadas.


Ao iniciar, será exibido uma tela para identificação de todos os itens envolvidos, assim, quando for gerada uma nota com a quantidade de 4 pneus, cada um poderá ser detalhado de forma individual no controle de garantia.



Para abrir a tela de edição, basta clicar no botão abaixo ou efetuar dois cliques sobre o item desejado:



Nela, será possível identificar DOT, Número de Série e Sulco do item e também modificar o Fornecedor e Vendedor:



O histórico poderá ser modificado na seguinte tela:



Anexos


Cada item de garantia poderá ter vinculado quantos anexos julgar necessário. Para efetuar o gerenciamento destes anexos, basta clicar no seguinte botão:



Ele irá abrir o gerenciador de imagens individual. A quantidade de anexos existentes pode ser vista diretamente na grade principal dos itens da garantia:




Laudo


O laudo da garantia pode ser impresso após o processo de garantia ser iniciado, utilizando o direito [Laudo], que é exibido na grade principal e na grade interna da rotina.


Ao realizar a impressão do laudo pela grade principal, o sistema faz a impressão do laudo de todos os itens da garantia, concatenando todos em um unico PDF. 

Caso seja necessário escolher quais itens serão impressos, o usuario podera utilizar as caixas de seleção da grade interna da rotina.


No laudo são exibidas todas as informações da garantia, jutamente com os históricos marcados como públicos e as quatro primeiras imagens anexadas ao item.


E-mail


Para realizar o envio de email com as informações da garantia, é necessário acessar a grade interna da rotina pelo direito [Alterar] ou [Exibir], selecionar quais itens serão enviados utilizando as caixas de seleção e clicar no direito [Email] na barra de ferramentas inferior.


Ao clicar no botão é exibida uma janela com alguns campos para preenchimento.
O campo [Destinatário] vem preenchido com o fornecedor do primeiro item selecionado na grade, e o campo [Email(s)] vem preenchido com o email principal do fornecedor de cada um dos itens separando-os com ponto-e-vírgula (;). 


O campo [Destinatário] pode ser utilizado para pesquisar por fornecedores e preencher o campo [Email(s)] automaticamente, porém fica a critério do usuario o preenchimento desse, podendo ser preenchido com quantos emails forem necessários, separando-os com ponto-e-vírgula (;).


O campo [Mensagem Adicional] não é obrigatório e deve ser preenchido conforme necessidade. O texto escrito neste campo será enviado junto com o corpo do email.


O usuario também pode optar por enviar os anexos e laudo do item selecionado utilizando as caixas de seleção presentes na tela.




Geração de Crédito


Fluxo de geração de crédito:



A partir do momento em que a garantia está iniciada, é possível dar inicio ao processo de geração de crédito. Para isso é necessário selecionar os itens na aba [Garantia] e clicar no direito [Gerar Crédito].


Será aberta uma janela na parte direita da tela com os itens selecionados e os campos necessários para a geração do crédito.


Os campos da coluna [Percentual de Crédito] devem ser preenchidos para que seja feito o calculo dos valores individuais e do total. 


Após os campos serem preenchidos deve se clicar em [Salvar] ou [Salvar e Liberar], de acordo com a necessidade e direitos do usuário, conforme descritos abaixo.


O botão [Salvar] irá apenas alterar o status do item para pendente e uma nova aba irá aparecer, onde será possível [Aprovar] ou [Rejeitar] o crédito do item. Caso seja recusado, o item ficará disponivel para geração novamente na aba [Garantia].


O botão [Salvar e Liberar] irá aprovar o crédito instantaneamente, fazendo com que seja possível pular uma etapa do processo.



Relatório de Vendas/Garantias por Marca 


Para visualizar o relatório, basta acessar o direito [Relatório] abaixo da grade principal da rotina e preencher os filtros na tela a seguir.


Nele será possível visualizar a quantidade de vendas de uma marca e também quantos processos de garantias foram iniciados dentro de um determinado periodo de tempo.



Observação: Serão considerados como [Itens Vendidos] apenas as marcas/itens que tiveram ao menos um item em garantia.