Introdução

A rotina [R1180 - Importação Stone] é responsável pela importação do arquivo Stone tendo como objetivo localizar, baixar e gerar movimentos financeiros e contabilizar os títulos gerados pelas vends realizados pela Stone.

 

Configurações

O direito Configurações fica responsável por salvar informações necessária para realizar a comunicação com a Api da STONE para solicitar e baixar o arquivo de conciliações.


Para acessar o direito, basta acessar a rotina [R697 - Liberação de Rotina por Usuário] ou pela [R696 - Liberação de Rotina por Grupo de Usuário] e permitir o acesso ao usuário, como na imagem abaixo:


Após conceder acesso ao usuário, na rotina [R1180 - Importação STONE] fica disponível acessar as configurações da rotina:


Ao acessar o direito de Configurações será exibido 3 campos de preenchimento obrigatório pelo usuário administrado Movere, sendo eles:

  • Chave de Aplicação: Chave pública da aplicação gerada pela STONE.
  • Chave de Assinatura: Chave cifrada utilizando a SecretKey fornecida juntamente com a Chave de Aplicação.
  • URL de Acesso: Endereço da API STONE.


Os campos de Estabelecimento e Código Cliente STONE, são para realizar a concessão de acesso ao arquivo de conciliação. 

O campo Conta Financeira é para definir a conta no qual será gerado os lançamentos de movimentação.

  • OBS: Caso não haja configurações fixas de Débito para o lançamento do Evento Contábil, será utilizado a Conta Contábil vinculada a Conta Financeira informada na configuração do estabelecimento.

Após o preenchimento dos campos e inserido na grade o registro estará com o status como Não Solicitado então irá aparecer um link de Solicitar Concessão


Os status de concessão de acesso são:

  • Não Solicitado
  • Aguardando
  • Aprovado
  • Negado


Após realizar a solicitação, o Movere irá solicitar a STONE o acesso ao arquivo do lojista. Com isso, o lojista irá receber um e-mail, ele pode conceder ou recusar o pedido, clicando nos links informados no texto do e-mail.


Com o aceite do lojista, o Movere irá atualizar o status de concessão de acesso do estabelecimento para Aprovado, sendo assim o Movere terá permissão para consultar os arquivos de conciliação do estabelecimento.


Nova Solicitação de Arquivo

Para realizar o processo de solicitação do arquivo de conciliação o usuário deve possuir o direito Novo, para liberar o acesso ao direito basta acessar a rotina [R697 - Liberação de Rotina por Usuário] ou pela [R696 - Liberação de Rotina por Grupo de Usuário] e permitir o acesso ao usuário, como a imagem a baixo:

Após a liberação do direito, basta acessar o direito Novo que se encontra na parte superior da tela principal da rotina:

Na tela do direito será exibido os campos de Estabelecimento e Data de Referência, que será usada para carregar as informações das transações e realizar o vínculo com os títulos.


Após clicar no botão Solicitar Arquivo será efetuado uma validação para verificar se o estabelecimento selecionado possui concessão de acesso e também se a data de referência é menor que a data atual.

Caso possuir, o processo de download do arquivo será executado, desde a parte de solicitar o arquivo a Stone, realizar o download e vincular ao título.


Depois de concluir o download do arquivo e processado os comprovantes de vendas, será então exibido os comprovantes do arquivo na tela dividido em três tabelas e um totalizador.

  • No primeiro agrupamento "Títulos encontrados já recebidos no sistema" será exibido os títulos encontrados que já foram liquidados.
  • No Segundo agrupamento "Títulos encontrados no sistema" será exibido os títulos encontrados de acordo com o arquivo retornado da Stone.
  • No terceiro agrupamento "Comprovantes de vendas não localizados no sistema" será exibido os títulos não encontrados de acordo com o arquivo retornado da Stone.

Na tabela inferior é possível vincular um titulo ao comprovante caso o título não foi encontrado no Movere, para isso é necessário selecionar a opção "Vincular Título".

Ao fazer isso será aberto uma tela no qual será possível pesquisar por títulos abertos:
Ao clicar sobre "Localizar Títulos" será exibido na tabela inferior os títulos em aberto, selecionando um deles e clicando em "Associar Título" será adicionado o vinculo entre o título e o comprovante selecionado:


Este vinculo pode ser removido clicando em "Desvincular Título".


OBS: Caso a opção "Vincular Título" não seja exibida, note que na grade o registro está com o status "Baixa" onde não é possível vincular título a um comprovante de "Baixa".
Sendo assim é necessário primeiramente o vinculo com o comprovante de Captura(Capturado), para que ao ser baixado o arquivo no qual contenha um comprovante de baixa o MOVERE já encontre o título e faça a baixa automaticamente ao salvar a importação:

Está em desenvolvimento a próxima etapa, na qual será possível salvar as informações solicitadas.


Lançamento Financeiro - Qual conta é utilizada? 

Quando um comprovante estiver com o Status "Baixa" ao salvar importação, automaticamente o MOVERE irá efetuar a baixa dos títulos referentes, onde também é gerado a movimentação financeira.
O Processo de lançamento de movimentação financeira utiliza a conta conforme configuração da própria Stone, como demostra o exemplo abaixo:

Arquivo de importação Stone:
Esta configuração leva em consideração o cadastro de contas da rotina [R73 - Contas Financeiras]


Logo o lançamento Financeiro segue esta configuração:


OBS: A contabilização das baixas, assim como as Tarifas de Recebimento e Taxas de Antecipação são contabilizadas normalmente e podem ser validadas através do DET do registro, presente na grade principal da rotina.

Download do Arquivo

Para realizar o download do arquivo que foi realizado no processo de conciliação dos pagamentos, basta clicar no ícone de download ao lado do nome do arquivo.