1. Sobre

A partir da versão 4.548, o MOVERE conta com uma funcionalidade de alertar/bloquear o usuário caso haja movimentos financeiros com conciliação pendente.


2. Configuração

A funcionalidade está associada a três parâmetros:


[1223 - Quantidade de dias permitidos para conciliações pendentes] pela rotina [R29 - Parâmetros por Empresa]: quantidade de dias que o usuário tem para realizar as conciliações antes de ser bloqueado, utilizado também para marcar o uso ou não do alerta/bloqueio para o usuário, caso esteja ativado.

[1224 - Bloquear usuário por possuir conciliações pendentes] pela rotina [R216 - Parâmetros por Usuário]: caso o usuário deve ser alertado/bloqueado quando o parâmetro de quantidade de dias permitidos estiver ativo e tiver conciliações pendentes com contas financeiras relacionadas a este usuário.

[1226 - Dias definidos para alertar o usuário de conciliações pendentes] pela rotina [R29 - Parâmetros por Empresa]: quantidade de dias que o usuário será alertado antes de ser bloqueado pelo sistema.


Obs.: caso o usuário não tenha acesso a [R253 - Conciliação de Movimento Financeiro], mesmo configurado para ser bloqueado, não vai ser emitido o alerta ou acionado o bloqueio para ele.


3. Cálculos


Cálculo: Hoje - [Data de Conciliação] - [Quantidade de dias permitidos para conciliações pendentes]
Ex.: 28/02/2022 - 25/02/2022 - 10 = -7
Caso o resultado for maior ou igual [Dias definidos para alertar o usuário de conciliações pendentes * (-1)] o usuário será alertado.
Caso o resultado for maior ou igual a 0 (zero) o usuário será sempre redirecionado à rotina 253 e terá seu acesso restringido à apenas as rotinas [R253 - Conciliação de Movimento Financeiro], [R266 - Encerramento de Movimento Financeiro], [R287 - Reabertura de Movimento Financeiro], [R254 - Lançamento de Movimento Financeiro] e [R657 - Baixa de títulos a Pagar/Receber/Cheques].


4. Mensagem de Alerta

O alerta aparece quando o usuário entra no sistema, com uma mensagem informativa sobre a situação e os 5 primeiros lançamentos financeiros que possuem conciliação pendente. Exemplo de alerta:

5. Mensagem de Bloqueio

A mensagem de bloqueio aparece quando o usuário, que tem sua conta bloqueada por possuir movimentos financeiros com conciliações pendentes, tenta acessar uma rotina que não está liberada-lhe naquele momento. Exemplo de alerta: