Nessa base de conhecimento você aprenderá os seguintes tópicos sobre essa rejeição:
- 1. Por que esse erro ocorre?
- 1.1 Como resolver essa Rejeição?
Durante a emissão de uma NFS-e (Nota Fiscal de Serviço) uma das rejeições que pode ocorrer, é referente a informação de ISS Retido informado incorretamente, conforme apresentado pela mensagem abaixo.
1. Por que esse erro ocorre?
A rejeição ocorre nas notas onde a prefeitura válida os Tomador do Serviços (Cliente Final), sendo este um contribuinte da Prefeitura.
Na maioria dos casos o Cliente tem uma Inscrição Municipal informada, mais, no entanto, não está configurado no MOVERE para ter o ISS substituído.
1.1 Como Resolver essa Rejeição?
A correção pelo ajuste do Cadastro do Cliente. Nessas situações e necessário validar se o cliente possui Inscrição Municipal na mesma cidade do estabelecimento emitente, e se esse cliente e substituo de ISS.
Grande maioria das prefeituras possui um portal onde permite consultar um contribuinte prestador.
Vejamos um exemplo de como realizar a consulta, para a prefeitura de MANAUS:
O problema ocorre quando o Cliente e apontado como Substituto Tributário, nesse caso deve se marcar no MOVERE a opção correspondente. Acessando Rotina 43 (Clientes) filtrando o cadastro ir até a aba Inscrição Municipal.
Após ajuste no cadastro do cliente as alterações serão aplicadas somente no próximo orçamento gerado.
Com isso caso tenha algum Nota com essa Rejeição, após ajustar o cadastro do cliente e necessário excluir a Nota Fiscal e refazer um novo orçamento.