Escopo

Este documento irá abordar como realizar o vinculo das despesas da Nota Fiscal de Entrada com os orçamentos que ja foram gerados.


Configuração

Para poder realizar o vinculo com a O.S deve acessar a [R117 - Entradas e Saídas] e habilitar a opção "Exige O.S de Venda na Entrada da NF-e?"


OBS: A opção so ficará disponível se a entrada e saída for E - COMPRA,  e o campo "Atualiza Custo Reposição" estiver habilitado.


[R139 - Notas Fiscais de Entrada]

Após realizar a ativação da opção, no menu de Função da [R139 - Notas Fiscais de Entrada] ao selecionar a entrada e saída com a opção habilitada, deixara selecionar a opção Vincular O.S

Ao selecionar a opção, irá abrir uma tela permitindo a realização do vinculo entre a nota e os orçamentos. Esta tela possui dois filtros:

  • Estabelecimento
  • Orçamento - Serão listados itens apenas dos orçamentos gerados na [R11 - Fast Checkup].



 Após informar os filtros será listado os itens do orçamento para que possa ser realizado o vínculo.


Para realizar o vínculo, basta ser selecionar um item que foi listado pela busca e selecionar o item correspondente na nota, após a seleção basta clicar no botão Vincular.

 Caso seja a primeira nota vinculada ao item do orçamento, irá aparecer uma janela para selecionar o tipo de vínculo com o custo do orçamento do item. 

Caso selecione a opção "Substituir custo da Os" o custo do item do orçamento será substituído pelo da nota na R139, caso selecione a opção "Adicionar custo na Os" o custo do item na nota fiscal de entrada será somado ao custo do item pré-existente no orçamento.


Depois de realizar o processo os campos de Estab, Orçamento e Cliente da grade itens da nota serão preenchido com as informações do orçamento.


Após realizar o vínculo de todos os itens basta clicar no botão Confirma para concluir o processo de entrada da Nota Fiscal de Entrada.


Atenção: Só será permitido a confirmação da NF-e de entrada se todos os itens estiverem vinculado a um orçamento, 


[R11 - Fast Checkup]

Depois de realizar o vínculo/ ou vínculos ao abrir a ordem de serviço na [R11 - Fast Checkup] o valor dos Custos de Reposições calculados na [R139 -  Notas Fiscais de Entradas] serão somados e visíveis no custo unitário conforme a figura.


Valor do custo do item 25434 antes de realizar o vínculo era de R$ 365,68:


Após realizar a entrada da nota e o vínculo na [R139 - Notas Fiscais de Entradas] o valor de custo do item passa a ser R$ 731,23:


Atenção: Só será somados os custos que foram gerado na [R139 - Notas Fiscais de Entradas] caso a nota esteja confirmado, portanto caso o parâmetro por empresa [P103 - Utiliza Confirmação de Nota Fiscal de Entrada?] estiver ativo será necessário realizar a confirmação da nota na [R387 - Confirmação de Notas Fiscais de Entrada]


Também e possível ver quais as despesas que foram vinculada ao item, basta ir em Detalhes do Item na aba Despesas/Custos, será exibido uma tabela com todas as dispensas:


Vínculos são permitidos somente em O.S. sem faturar.


Caso queira consultar os custos vinculados e o impacto na performance de venda, consultar relatório da [R409 - Performance de venda].