Objetivo


As configurações realizadas no Configurador Mágico, na aba WMS, tem como objetivo configurar e realizar a configuração da integração com o processo WMS de terceiros.



Integradores


O MOVERE está integrado com os seguintes aplicativos:

  • Kaizen Solutions - http://kaizensolutions.com.br/
    • Devido a estrutura de integração, o parâmetro [P396 - Permite lançamento de itens com mesmo código no sistema de vendas/pedido de compra e nota fiscal de entrada?] deve ser configurado como NÃO.


Integração Kaizen


Segue abaixo o fluxo geral de funcionamento do processo de integração MOVERE/Kaizen;


Credenciais


A aba credenciais é utilizada para salvar as informações de acesso ao aplicativo WMS integrado.



  • Ao modificar as informações das credenciais, o configurador mágico só irá salvar estas informações se as mesmas forem validadas diretamente na URL informada.
  • O Token não é informado manualmente, quando é feito o processo de validação das credenciais já é salvo o token automaticamente desde que as credenciais sejam validas.
  • O Token tem validade de 20 horas, assim, assim que o primeiro acesso for feito depois das 20 horas, um novo token será gerado automaticamente.


Estabelecimentos


A aba estabelecimento é utilizada para indicar quais os estabelecimentos do MOVERE estarão habilitados com o aplicativo WMS integrado.



Ao marcar um estabelecimento, o mesmo será cadastrado ou atualizado no aplicativo WMS integrado, caso o mesmo seja desmarcado, o estabelecimento será excluído do aplicativo WMS integrado.


Usuários


A aba usuário é utilizada para indicar quais os usuários do MOVERE estarão habilitados para realizar operações no aplicativo WMS integrado.



A primeira informação exibida é o nome do Grupo de Usuários, ao clicar no símbolo abaixo, serão exibidos os usuários daquele grupo: Por exemplo:


Ao marcar um usuário/grupo de usuários, o mesmo será cadastrado no aplicativo WMS integrado, caso o mesmo seja desmarcado, o usuário/grupo de usuários será excluído do aplicativo WMS integrado.

Obs.: Ao marcar um grupo de usuários, o sistema irá integrar apenas os usuários deste grupo, ou seja, o sistema não integra informações relacionadas ao grupo de usuários. Todos os usuários que já estão integrados, serão atualizados novamente ao clicar em Salvar Usuários


Produtos/Embalagens


Na aba Produtos/Embalagens, ficarão registrados na grade as informações referentes aos itens fazem parte dos estabelecimentos integrados no aplicativo WMS. Esses itens, poderão ser sincronizados com o aplicativo WMS ao clicar no botão Sincronizar Produtos/Embalagens.



Ao clicar no botão Recarregar Produtos/Embalagens apenas as informações da tela serão atualizadas com base na ultima versão do banco de dados.


Ao clicar no botão Sincronizar Produtos/Embalagens, o usuário receberá uma notificação para confirmar se realmente deseja sincronizar os itens com o aplicativo WMS, pois, esse processo pode ser muito demorado, devido a quantidade de itens que possuí cada estabelecimento. O processo irá atualizar todos os itens sempre, independentemente de estarem ativos ou não.





Áreas de Expedição


Na aba [Áreas de Expedição] é possível gerenciar todas as áreas de expedição existentes.



Clique em [ Adicionar ] para cadastrar uma nova área de expedição:



Basta preencher o nome da área e clicar em Salvar.


Após, o sistema irá exibir na grade a lista de áreas cadastradas:



Para alterar, basta clicar em [ Alterar ].


Uma vez cadastrada a área, a mesma passa a ser de preenchimento obrigatório na rotina [R419 - Vendas no Varejo].



O sistema irá enviar o nome da área de expedição como um campo na sincronização do orçamento.


Configurações de Log


Para gerar arquivos contendo o log de todas as operações realizadas na comunicação com o integrador WMS, basta ativar a geração de log na aba Logs.



Todos os arquivos de logs gerados estarão disponíveis na pasta WMS da rotina [R182 - Logs da Aplicação]. Serão gerados um arquivo por operação por dia.


Obs.: Os arquivos estarão disponíveis por sete dias, após esse período os arquivos são apagados automaticamente.


Recursos documentados pelo Log:

  • Usuários
  • Produtos/Embalagens
  • Envio de Notas Fiscais de Entrada
  • Retorno da confirmação de Notas Fiscais de Entrada


Agentes de tarefas


O agente de tarefas tem por objetivo, monitorar os documentos que precisam ser integrados com o WMS, ele é responsável por fazer o envio e executar as confirmações no MOVERE quando esses documentos ficam disponíveis no WMS.


O Agente de Tarefas precisa estar na versão 4.121 ou superior.


Itens ou Itens/Estabelecimento


Ao realizar novos cadastros ou qualquer alteração nas rotinas [R130 - Itens] ou [R135 - Itens/Estabelecimento] os mesmos serão enviados automaticamente para o integrador WMS. 


O Agente de Tarefas faz uma pesquisa por itens que devem ser sincronizados a cada 30seg.


Parceiros


Ao enviar uma nota fiscal para o aplicativo WMS, será enviado também o Parceiro (Fornecedor) que emitiu a nota, realizando assim, o cadastro ou atualização do mesmo no WMS.


Nota Fiscal de Entrada - Envio para o WMS


O Agente de Tarefas irá monitorar a rotina [R387 - Confirmação de Nota Fiscal de Entrada] para enviar automaticamente todas as notas fiscais pendentes para o WMS.


Ao realizar a tentativa de alteração/exclusão de Notas Fiscais pela rotina [R139 - Notas Fiscais de Entrada], o sistema irá realizar a comunicação com o WMS para identificar se é possível realizar a alteração/exclusão. Para a Kaizen, não será permitido alterar ou excluir Notas Fiscais que estejam em processo de conferência.


Nota Fiscal de Entrada - Verificação da Situação no WMS


O Agente de Tarefas irá monitorar o WMS para verificar se a situação da NF de Entrada mudou, para que seja atualizado no MOVERE a confirmação ou rejeição da nota.


Itens da Nota Fiscal de Entrada - Envio para o WMS


Ao enviar a Nota Fiscal de Entrada para o aplicativo WMS, serão enviados os itens que compõe a nota. Caso o item não exista o sistema irá efetuar o cadastro do mesmo.


Orçamento - Envio para o WMS


O Agente de Tarefas também irá monitorar a rotina [R444 - Movimentação de Estoque] para enviar automaticamente para o WMS todos os orçamentos que tenham itens pendentes de estoque.


A geração de Log se dará sempre em nome da rotina [R444 - Movimentação de Estoque], 
tanto o envio quanto o retorno dos orçamentos.


O número de orçamento enviado para o WMS será sempre um número único de integração, independente da quantidade de estabelecimentos integrados, que poderá ser personalizado conforme o integrador.


A partir da versão 4.604, os orçamentos que serão integrados com a WMS terão os itens reservados já no fechamento, portanto a operação de confirmação na [R444 - Movimentação de Estoque] não reservará o estoque novamente, mas a operação de rejeição, cancelará a reserva.


Exclusivamente orçamentos de entrada [Que possuem um Tipo de Entrada/Saída de Entrada, conforme a rotina R117 - Entradas e Saídas], serão transmitidos para a integração de Entrada na Kaizen.


Orçamento - Verificação da Situação no WMS


Existem duas formas de verificação de situação com o WMS:


Itens do Orçamento - Envio para o WMS


Ao enviar o Orçamento para o aplicativo WMS, serão enviados os itens que compõe o mesmo. Caso o item não exista o sistema irá efetuar o cadastro do mesmo.


Exclusivamente orçamentos de entrada [Que possuem um Tipo de Entrada/Saída de Entrada, conforme a rotina R117 - Entradas e Saídas], serão transmitidos para a integração Itens de Entrada na Kaizen.


Orçamento - Alteração de orçamento no WMS


O processo de alteração de orçamento é permitido, exclusivamente, para orçamentos com diferenças [Rejeitado] entre o Movere e o integrador WMS, ou, quando no WMS o orçamento não esteja com o mapa gerado / confirmado.


Caso o orçamento esteja com mapa gerado / confirmado não será possível Incluir/Excluir itens ou alterar a quantidade, deste modo, as demais alterações no orçamento ocorreram normalmente.


Solicitação de Cancelamento de Orçamento


Ao realizar a integração com o WMS, caso haja um cancelamento de orçamento na rotina [R419 - Vendas no Varejo], uma solicitação de cancelamento é feita no aplicativo automaticamente.


Cancelamento de Orçamento - Verificação da Situação no WMS


O Agente de Tarefas irá monitorar se o orçamento cancelado/excluído na rotina [R419 - Vendas no Varejo] teve seu estorno confirmado no integrador WMS. Ao identificar que o mesmo foi estornado no integrador, o mesmo terá todas as pendências existentes na rotina [R444 - Movimentação de Estoque] confirmadas.


O orçamento que for solicitado exclusão neste processo, obrigatoriamente deverá ser estornado no integrador WMS, pois, não foram criados meios de remover esse orçamento da fila de cancelamento automaticamente.


Confirmação de Faturamento de Orçamento


Ao tentar realizar o faturamento do orçamento que foi integrado com o processo WMS, será realizado duas verificações, uma verificação para confirmar se já existe Mapa Gerado e não está Estornado, assim o faturamento será liberado. E a outra validação é se os itens do orçamento estão iguais no Movere e no integrador WMS. Feito essas duas validações e sendo atendida as mesmas, o faturamento será liberado, caso contrário uma mensagem de bloqueio será exibida ao usuário:



Ao realizar o faturamento do orçamento que foi integrado com o processo WMS, após a geração da nota fiscal, o sistema irá enviar ao integrador WMS uma confirmação de que o mesmo foi faturado.


Nota Fiscal de Entrada - Alteração/Exclusão no processo WMS


Ao realizar uma alteração/exclusão de Notas Fiscais de Entrada via [R139 - Notas Fiscais de Entrada], o MOVERE irá enviar as atualizações necessárias para cada situação.

Situações em que serão enviadas atualizações:

Quando ocorrer uma alteração e a Nota Fiscal de Entrada não possuir número de conferência, será enviado as informações de alteração.

Quando ocorrer uma exclusão e a Nota Fiscal de Entrada não possuir número de conferência, será enviado as informações de cancelamento.