Processo do PIS / COFINS


Abaixo estarão descritas as rotinas que contemplam todo o processo de PIS/COFINS nas notas fiscais e o resultado final com a geração do SPED Contribuições.


Rotinas


R135 – Itens por Estabelecimento

Aqui é possível realizar a configuração de item a item, loja a loja do PIS/COFINS para processos de entrada e saída de notas fiscais.

 

R837 – Alteração de Item em Lote

Rotina utilizada para alterar as configurações de tributação (da R135) em lote. Aqui você pode utilizar realizar alterações das tributações e aplicar essas configurações para todos os itens que pertençam a um mesmo NCM por exemplo.

 

R288 – Estabelecimento

Aqui você deve revisar as configurações dos estabelecimentos, pois, nela possui configurações específicas para geração do SPED Contribuições

 

R864 – CST de PIS e R865-CST de COFINS

Aqui você cadastra os CST’s de PIS e de COFINS respectivamente. Por padrão o MOVERE já traz todos os CST’s cadastrados, mas é aqui que você configura de acordo com o teu cenário, qual é o CST para devolução. Ou seja, suponha que para as tuas operações de saída tributada e que a entrada é com CST não tributado, mas se houver uma devolução de operação de uma saída tributada, a entrada deverá ser com CST de aproveitamento de crédito. Por exemplo:

CST na saída = 01

CST para entrada = 74

Mas para devoluções de notas emitidas no CST 01, deve ser feito com CST 60. Então no cadastro do CST 01 deve ser preenchido o CST de devolução 60.

 

R418 – PIS/COFINS por nota fiscal (Relatório)

Principal relatório para auditar as notas fiscais que serão declaradas no SPED quanto aos valores de PIS/COFINS.

 

R888 – Registro de PIS e R889-Registro de COFINS

Relatórios auxiliares para conferência isolada somente do PIS ou do COFINS.

 

R76 – Série

Deverá estar com o campo Gera Livro De Saída e Gera Livro de Entrada para que as notas de saída ou entrada sejam escritas nos livros fiscais e no SPED Fiscal

 

R117 – Entradas/Saídas

Nesta rotina existem 2 configurações sendo a primeira definir se os documentos gerados utilizando esta entrada / saída possui ou não geração de livro de PIS/COFINS através da aba Impostos no campo [Gera Livros PIS/COFINS].

 

A segunda configuração é para você poder definir que em uma determinada entrada/saída, independente da configuração da R135-Itens/Estabelecimento, a entrada deverá utilizar um CST específico para operação não tributada, ou seja, sobrepõe qualquer regra da R135-Itens/Estabelecimento.

 

Contabilização dos Créditos de PIS/COFINS

Para que nas entradas de notas fiscais que possuem cálculo de PIS/COFINS, o cliente desejar contabilizar automaticamente estes valores no plano de contas dele, deverá ser utilizado a base de conhecimento abaixo:

https://meajuda.moveresoftware.com/a/solutions/articles/27000042683

 

Rotinas 914, 916, 917, 918, 919, 920, 924, 925, 945, 926

São rotinas para lançamento MANUAL dos registros que serão escriturados nos blocos F100, F120, F130, F150, F200, R600, R700, R800, M350, 1010/1020

 

R901 – Reprocessamento de PIS/COFINS

Essa rotina deve ser utilizada ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE quando foi identificado que existem notas fiscais que estavam informações de PIS/COFINS erradas dado a problemas cadastrais. Após corrigir os cadastros, essa rotina poderá ser utilizada para refazer os dados de PIS/COFINS nas notas fiscais de entrada ou de saída e em orçamentos ainda não faturados (que levam prontos os dados que serão gerados na NF).

 

R1157 – Configuração de Naturezas de Receita / CST / Linha de Itens

Configuração que pode ser realizada para gerar os blocos M400/M800 automaticamente.

Base de conhecimento: https://meajuda.moveresoftware.com/a/solutions/articles/27000063121

 

R890 – SPED PIS/COFINS (SPED Contribuições)

Rotina para geração do arquivo do SPED Contribuições.

 

Informações Importantes


- Apesar do sistema possuir rotina para lançamentos dos blocos da Apuração de PIS/COFINS do SPED (R944, R943 e R947), o processo é todo manual, portanto, nem falamos que tem. A recomendação para as áreas fiscais é sempre utilizar a geração automática que existe no próprio validador que gera com base nos demais registros do arquivo deixando a cargo do responsável pela entrega do arquivo, as complementações.

 

- O sistema possui uma rotina “Apuração de PIS/COFINS” que faz um cálculo do total para gerar lançamentos contábeis e gerar automaticamente algumas rotinas para geração dos blocos F100, F130 e outros. Mas é um processo que o cliente que solicitou não avançou com o projeto. Base de conhecimento https://meajuda.moveresoftware.com/a/solutions/articles/27000041674

Esse processo tão pouco gera os blocos da apuração do SPED e o fechamento é por loja. No SPED é pelo grupo empresarial