ÍNDICE


1. Introdução


O MOVERE está preparado para a emissão e impressão do Boletos de Cobrança do banco C6 Bank, em adequação ao layout v1.4 (em anexo).


2. Configurações


O usuário precisará primeiramente ter cadastrado no sistema uma conta financeira do tipo Banco (Rotina 73) com os seguintes campos configurados: 


1. Tipo da conta financeira deve ser Banco:


2. Banco e agência (lembrando que a agência deverá se cadastrada corretamente na rotina 27):


3. Configuração de cobrança bancária:


4. Convênio da Cobrança:


5. Carteira de Cobrança:


6. Sequencial Remessa Cobrança:



7. Sequencial Nosso Número (este campo deverá ser preenchido com o sequencial atual):

8. Padrão CNAB (Deve ser o CNAB 400 Bytes):



9. A opção Emite Boleto deve estar marcada:

 


10. Se o campo "Envia para Protesto", na rotina R43 (Aba Comerciais/Financeiros), estiver marcado, os campos Instrução Cobrança 1 e Instrução Cobrança 2, na rotina R73 devem ser preenchidos.

  • Instrução Cobrança 1: Indicar código 05 (Protesto Falimentar) ou código 06 (Protestar);
  • Instrução Cobrança 2: Indicar o número de dias a protestar (mínimo 1 dia).
  • Não havendo interesse, preencher com zeros, conforme o exemplo acima.



11. Cobrança de multa: Para que na remessa seja enviada com a informação de multa, é necessário que o parâmetro por estabelecimento, na rotina R33, P10 - Percentual de multa sobre a parcela esteja configurado corretamente.


Caso não haja o interesse de enviar as informações de percentual de multa, é possível configurar isso a partir do campo Calcula Multa, na rotina R73 - Contas Financeiras, se será ou não enviado o valor multa na remessa.


12. Cobrança de juros: Para que a remessa seja enviada com a informação de juros, é necessário que o campo Calcula Juros esteja marcado no portador correspondente. Essa configuração é feita na rotina R75 - Portadores.



3. Como gerar remessas de cobrança bancária


Uma vez que o sistema já se encontra com os títulos a receber (rotina R249) devidamente cadastrados, o usuário poderá, na rotina R215 (Geração de Remessa de Títulos a Receber), filtrar os títulos vinculados com uma conta financeira do banco C6 Bank conforme mostrado abaixo:

 

Na geração da remessa, caso existam notas fiscais associadas aos títulos, estas também serão incluídas logo abaixo de cada cobrança associada. Para mais detalhes, favor consultar a documentação em anexo.


3.1 Particularidades na geração da remessa do banco C6Bank


  • Caso haja uma chave da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) de vendas de produto, a mesma será enviada nas posições 401 a 444, logo após o sequencial do registro, conforme exemplificado na imagem abaixo:



4. Retorno da remessa de cobrança bancária


Para realizar a importação do arquivo de retorno da remessa bancária, pela rotina R242, é necessário informar o código do banco 329  e selecionar o arquivo desejado no campo Arquivo.


 

4.1 Critérios para a busca dos títulos a receber no retorno da remessa


Os critérios utilizados para vincular os títulos a receber cadastrados no MOVERE são:

  • Conta financeira associada ao código do Convênio, encontrado no arquivo de retorno;
  • Nosso Número associado ao título a receber 


5. Emissão dos boletos pela R249


Se o título a receber for portador de modalidade Boleto Bancário e estiver configurado para emitir boletos do banco ABC Brasil, basta apenas solicitar a geração do boleto pelo direito Boleto, localizado logo abaixo da grade de registros na rotina R249 - Títulos a Receber.


6. Boleto C6 Bank emitido pelo MOVERE