Objetivo


A rotina [R1173 - Política de Preços por Margem] tem por objetivo configurar a Política de Preço de Venda de acordo com a margem esperada para o item, grupo de itens ou marca. 


R1173 - Política de Preços por Margem


Ao acessar a rotina, a seguinte tela será exibida:


Para cadastrar uma nova política, basta clicar no botão Novo, que a tela a seguir será exibida: 


É necessário preencher os seguintes dados para cadastrar nova política de preço por margem:

  • Nome (obrigatório)
  • Tabela de preço (obrigatório)
  • Tipos Preço (opcional)
  • Usuários (opcional)
  • Grupos de Usuários  (opcional) 
  • Marcas  (opcional) 
  • Ativo 

Obs: não é possível informar um usuários e grupos de usuário ao mesmo tempo. 


Além dessas informações, basta definir o % Margem mínima para os itens, por grupo de itens, por família de itens ou por linha de itens, o que preferir. 


Regras para a aplicação do preço por margem


A política de preço por margem, se aplica ao item quando:

  • A política está cadastrada pro usuário. Se no cadastro da política não for informado o usuário, o MOVERE replicará a política para todos os usuários.
  • A política está cadastrada pro grupo de usuário. Se no cadastro da política não for informado o grupo de  usuário, o MOVERE replicará a política para todos os grupos de usuários.
  • A política está cadastrada para a marca. Se no cadastro da política não for informado a marca, o MOVERE replicará a política para todas as marcas.
  • A política está cadastrada para a tabela de preço do item. 
  • O item foi informado no cadastro da política, ou quando o grupo do item foi informado. Caso não for informado o item ou o grupo de item, a política NÃO será utilzada, é preciso que os itens ou os grupos sejam definidos.


Quando há mais de uma política, será seguido a seguinte prioridade:

  1. Quando foi informado o item, e o grupo de item, o % Margem definido no item tem prioridade.  Segue a prioridade: 
    1. Item
    2. Grupo de Itens
    3. Família de Itens
    4. Linha de Itens
  2. Caso o item possuir um % Margem distinto em mais de uma configuração com a mesma tabela de preço / usuário / grupo / marca / tipo de preço, o maior % Margem será utilizado. 
  3. A configuração mais específica terá prioridade sobre a menos específica. Por exemplo, se foi criado para um item, uma política de preço para o usário 1 - Administrador, e uma política de preço para o mesmo item porém sem informar o usuário, o MOVERE ao consultar o % Margem, caso o usuário ativo seja o 1 - Administrador, o % Margem que irá ser utilizado é o percentual definido na política que foi informado o usuário 1 - Administrador. A mesma lógica vale para as demais configurações na seguinte ordem:
    1. Usuário
    2. Tipo de Preço
    3. Grupo de Usuário
    4. Marca


R427 - Consulta de Preços


Ao realizar as configurações de políticas de preços por margem, ao realizar a consulta de preços na [R427 - Consulta de Preços], o % Margem definido é aplicado sobre o custo de reposição do item. Observe na imagem a seguir, que o item que possui configuração de política de preço por margem, é destacado na cor azul: 


Alteração do preço na venda


Venda na R419:


Da mesma forma que na rotina R427, caso existam configurações, os itens que forem vendidos através das rotinas [419 - Vendas Varejo] e [R11 - Fast Checkup] terão o preço definido de acordo com a política em que se enquadram:

Obs.: Caso o item tenha sido precificado através de uma política de margem, não será possível alterar o preço de forma que o valor de venda fique menor que o calculado a partir da margem da R1173. Quando esse cenário ocorrer, um alerta será exibido ao usuário: 


 Além disso, o item não receberá desconto quando o orçamento receber um desconto no corpo.


No exemplo acima, o preço de tabela do item "PN 175/70R 14 88T XL CHRONO" é resultado da aplicação de 95% em cima do custo de reposição:



Esse percentual foi configurado, conforme imagem abaixo, na R1173:


Nota: Para facilitar a visualização dos itens que receberam preço através de um política de margem, a R419 separa os totais dos itens em Itens precificados por política e itens comuns (precificados através da tabela de preço):



Venda na R11:

Ao inserir o item na R11 e na tentativa de alterar o preço de venda para um valor menor que o calculado na margem, será mostrada a seguinte mensagem:

Sendo permitido alterar apenas para valores maiores que o calculado pela margem.


Os itens que estão com a Política de Preços por Margem configurados pela R1173, não recebem desconto e os campos ficam desabilitados. 

Também não será possível alterar o desconto unitário do item: