Por que os valores do Resumo de Venda por Condição de Pagamento está diferente dos valores do Resumo por Espécie Monetária?
Resposta: Porque espécie monetária e condição de pagamento são duas coisas distintas dentro do sistema MOVERE, e com isso, os valores não são necessariamente os mesmos, podendo sim, possuir divergência entre as duas grades do relatório R111.
Espécie Monetária é utilizada para determinar/informar qual o foi a maneira (a espécie monetária) utilizada para realizar o pagamento/recebimento dos títulos para os registros de movimentações financeiras.
Já a Condição de Pagamento, é utilizada para determinar as regras de vendas no momento de realizar uma venda pelo sistema. E mais especificamente, para o relatório R111, a grade de resumo de vendas por condição de pagamento exibe um resumo de todas as vendas, e seus valores separados por condição de pagamento, realizadas no período filtrado.
Ou seja, são conceitos distintos dentro do sistema MOVERE, podendo existir divergência entre os valores exibidos, mesmo que o nome para identificação seja o mesmo.
Para mais informações sobre o que é uma Condição de Pagamento, basta apenas acessar o seguinte link: https://meajuda.moveresoftware.com/pt-BR/support/solutions/articles/27000032649--r129-condições-de-pagamento-de-venda
No exemplo abaixo, vemos uma situação onde os valores estão divergentes, porém, não estão incorretos:
Na primeira imagem, é exibido um resumo por Espécie Monetária do que entrou e saiu do caixa, e com isso, resultando num saldo final. O valor de entrada em DINHEIRO representa o que de fato entrou num determinado caixa da empresa.
Na segunda imagem, é possível identificar os valores de todas as vendas realizadas no dia 29/04/2021 (conforme o exemplo da imagem), e essas vendas não necessariamente serão recebidas/liquidadas/baixadas no mesmo dia, ou até mesmo o dinheiro entrará no caixa da empresa, mas sim na conta bancária. Resumindo, esta grade apenas exibe, de forma geral, todos os valores das vendas do período.