O que vamos aprender aqui?


Nesta base de conhecimento iremos aprender os seguintes tópicos:

  • Conceituação de eventos contábeis.
  • Tipos dos eventos contábeis
  • Configuração para contabilizar em contas dinamicamente
  • Configuração para contabilizar em contas pré-estabelecidas.
  • Diferença de eventos contábeis de sistema X eventos contábeis de usuário


Eventos Contábeis


Evento contábil é o recurso existente no MOVERE que o contador utiliza para definir como será realizado as contabilizações das operações. diárias como lançamentos de guias, emissões de notas de saída ou de entrada, recebimentos, pagamentos etc. de forma automática, sem que para isso o usuário tenha que ficar lançando os dados contábeis de forma manual.


O principal objetivo do evento contábil é diminuir a necessidade de conhecimentos contábeis do usuário final que realiza os lançamentos das operações diárias da empresa. Em muitos sistemas por exemplo, quando um usuário do financeiro vai lançar uma guia de imposto, os sistemas pedem para o usuário as contas contábeis para gerar a contabilização. Isso torna mais complexo para usuário que na maioria das vezes não conhece nada de contabilidade realizar suas atividades do dia a dia. Força também a organização a ter que ficar criando procedimentos internos ou manuais para orientação dos seus usuários.


Com os eventos contábeis, o contador pode criar um evento para cada tipo de operação dando nomes que fique fácil para o usuário localizar. Por exemplo: Contador pode criar um evento chamado "Conta de Energia", "Conta de Água", "Guia GNRE" etc. Quando o usuário for lançar estes boletos, ele não precisa entender de contabilidade, basta ele selecionar o evento contábil com o nome condizente com o boleto que está sendo lançado. O evento contábil irá conter as definições contábeis de como aquele lançamento deverá entrar na contabilidade. Com isso o usuário não precisa entender de contabilidade, saber que conta debita ou credita, basta ele saber que está lançando uma conta de agua, luz, telefone, imposto etc.



Os eventos contábeis são cadastrados e configurados através da rotina [R281-Eventos Contábeis]



Tipos dos Eventos Contábeis


Ao cadastrar um novo evento contábil, um campo de estrema importância é o Tipo do Evento Contábil


Este campo define basicamente aonde o evento contábil poderá ser utilizado no sistema. Isso evitará por exemplo que o usuário ao lançar um título a pagar, consiga ver na listagem de eventos contábeis os eventos pertinentes a recebimento, pagamento ou lançamento direto em contas de caixa e com isso evitar erro operacional.


Veja abaixo uma relação dos tipos de eventos contábeis existente no MOVERE e para que tipo de contabilização eles servem:

  1. BAIXA DE TÍTULOS A PAGAR - Utilizado para contabilização de pagamento de títulos.
  2. BAIXA DE TÍTULOS A RECEBER - Utilizado para contabilização de recebimento de títulos.
  3. INCLUSÃO DE CHEQUES A RECEBER - Utilizado para contabilização do lançamento de um novo chegue a receber.
  4. INCLUSÃO DE TÍTULOS A RECEBER - Utilizado para contabilização do lançamento de um título a receber manual.
  5. LANÇAMENTO ENTRADA MOVTO FINANCEIRO - Utilizado para contabilização de entrada em uma conta de caixa ou banco especificamente através da rotina R254-Lançamento do Movimento Financeiro.
  6. LANÇAMENTO SAÍDA MOVTO FINANCEIRO - Utilizado para contabilização de saída em uma conta de caixa ou banco especificamente através da rotina R254-Lançamento do Movimento Financeiro. 
  7. MOVIMENTAÇÃO DE CHEQUE - Utilizado para contabilização de operações realizadas com um cheque a receber após já ter sido lançado no sistema. Operações como devoluções, reapresentações, transferências etc.
  8. MOVIMENTAÇÃO DE TÍTULOS - Utilizado para contabilização de operações de movimentação com títulos provenientes de operação de desconto de títulos (antecipação de recebível de boletos).
  9. MOVIMENTO DE ESTOQUE DIVERSOS - Utilizado para contabilização de operações específicas de movimentação de estoque com nota fiscal.
  10. NOTA FISCAL ENTRADA/SAÍDA - Utilizado para contabilização de operações gerais com lançamento de uma nota fiscal de entrada ou emissão de uma nota fiscal de saída de venda. Em geral, eventos contábeis configurados em este tipo, são utilizados na rotina R117-Entradas e Saídas.
  11. TÍTULOS A PAGAR / NFE SIMPLIFICADA - Utilizado para contabilização de operações na rotina R451-Nota Fiscal de Entrada Simplificada ou lançamento de títulos a pagar avulso (lançamento manual sem ser através de uma nota fiscal de entrada).
  12. TRANSF. ENTRE CONTAS FINANCEIRAS - Utilizado para contabilização de operações específicas de transferências entre contas de caixa ou contas bancárias realizadas através da rotina R254-Lançamentos do Movimento Financeiro.
  13. TROCA DE TÍTULOS A PAGAR - Utilizado para contabilização específica de operações realizada com trocas de títulos a pagar através da rotina R322-Troca de Títulos a Pagar.


Os tipos de eventos contábeis que estão na relação acima e não listados na rotina R281-Eventos Contábeis é porque são tipos de eventos contábeis de uso exclusivo do da MOVERE. Quando criamos eventos contábeis de sistema (veremos mais abaixo o que significa) podemos definir um tipo especifico.


Sabendo das definições dos tipos de eventos contábeis, o contador ao criar um evento contábil deve saber aonde e para que tipo de operação o evento será utilizado para que então possa definir o tipo correto do evento contábil.



Contabilização Dinâmica


Contabilização dinâmica é o recurso criado pela MOVERE para facilitar a operação do contador evitando a necessidade de criação de muitos eventos contábeis e dar mais flexibilidade para ele.

Com a contabilização dinâmica, o contador "ensina" o evento contábil aonde ele deverá buscar a conta contábil a ser debitada ou creditada na operação. Essa configuração se dá através da função contábil. No cadastro do evento contábil existe dois campos de função contábil sendo eles FUNÇÃO CONT. DÉBITO e FUNÇÃO CONT. CRÉDITO


Então suponha que você tem uma operação para lançamento de título a pagar manual de GNRE. Supondo ainda que você faz venda para mais que um estado, ou seja, gera guias de GNRE para vários estados. 

Ao invés de criar um evento contábil lançamento de guia GNRE para cada estado, você pode fazer assim:

  1. Cadastrar as secretarias de fazenda de cada UF e no cadastro de cada fornecedor preencher a conta contábil daquele fornecedor através da R93-Fornecedores.
  2. Configurar no evento contábil o campo Função Cont. Crédito com a opção 10-Fornecedor


Com isso, quando o usuário for lançar no MOVERE uma guia de GNRE, ele terá que indicar qual o fornecedor. Ao salvar o lançamento do título a pagar, o MOVERE irá solicitar o evento contábil. Uma vez informado o evento cadastrado conforme orientação acima, o MOVERE irá "ver" que o evento contábil está falando para buscar no cadastro do fornecedor envolvido na operação para então gerar o lançamento de crédito na contabilidade.


A rotina já faz uma pré-avaliação das opções de função contábil X tipo do evento contábil, para evitar que o contador configure por engano uma opção de função não condizente com o tipo do lançamento. 

Para exemplificar melhor essa colocação vamos utilizar o exemplo acima do lançamento da guia de GNRE.


Como se trata de lançamento de um título a pagar, que será pago no futuro, se o contador por engano colocasse no campo Função Cont. Crédito a opção 1-Conta Financeira, o MOVERE não conseguiria contabilizar o lançamento do título. Isso porque no momento de cadastrar o título, não existe contas de caixa ou contas bancárias envolvida na operação para que o evento contábil busque a conta contábil. A conta financeira somente existe no momento de contabilizar o pagamento.


Olhando o mesmo exemplo suponha que o contador colocasse na função de crédito a opção [5-Estoque do Item]. Ao lançar o título a pagar, não é informado nenhum cadastro de produto ou serviço visto que é apenas um contas a pagar. Com isso, o MOVERE não conseguiria fazer a contabilização pois, não existirá nenhum código de produto ou serviço envolvido no lançamento da guia para que o MOVERE saiba qual conta contábil utilizar.


Você pode também utilizar a função tanto na operação do lançamento de débito quanto na operação de crédito. Suponha que você está cadastrando um evento contábil para contabilizar o lançamento de uma nota fiscal de entrada. 

Você poderá configurar assim:

Função Cont. Débito: Estoque do Item

Função Cont. Crédito: Fornecedor


Com isso, ao contabilizar uma nota fiscal de entrada neste evento contábil, o sistema irá buscar a conta contábil no cadastro do fornecedor da nota para realizar o lançamento da operação de crédito na contabilidade e irá buscar no cadastro de cada item constante na nota, a conta contábil para contabilizar o estoque do item.


Contabilização Fixa


Contabilização fixa é o recurso criado pela MOVERE em que o contador define no evento contábil a conta que deve ser utilizado para debitar, creditar ou ambos. Este é um cenário em que o contador quer que independente do cenário, o sistema sempre faça um lançamento em uma conta fixa.


Suponha que você tenha vários tipos de guia de ICMS para recolher. Na contabilidade o contador não vai separar as contabilizações ficando apenas assim:

D - Despesas com impostos ICMS

C - ICMS Recolher.


Neste caso poderá ser configurado apenas um evento contábil com um nome que fique fácil para o usuário final como "Lançamento de guia de ICMS". Na aba de [Contas Contábeis] basta incluir as contas conforme teu plano de contas. Abaixo é demonstrado um exemplo utilizando uma cópia de teste do MOVERE.


 

ATENÇÃO!
Se você inserir uma conta fixa de débito ou de crédito, não poderá preencher a função de débito ou de crédito, pois, função contábil SEMPRE prevalece sobre a conta fixa. Se a função for preenchida, o MOVERE desprezará a configuração de conta fixa!



Com a contabilização dinâmica e fixa, agora você pode ter por exemplo um evento contábil para lançamento de guia em que a conta de crédito vai depender do fornecedor, mas a despesa será uma conta fixa. Neste caso, basta coloca função de crédito FORNECEDOR e na aba de Contas Contábeis, incluir a conta fixa desejada.


Configuração adicional para contabilização em operações que o sistema solicita em tela, o evento contábil.


As configurações de conta fixa possuem um recurso adicional para evitar o cadastramento de muitos eventos contábeis. Exemplo: Suponha que você quer ter apenas um evento contábil para lançamento da Água, Luz e Telefone. A contabilização que você imagina é a seguinte:


D - Despesa

C - Fornecedor


Neste caso você poderá configurar assim:

Na grade de contas contábeis, você insere todas as possibilidades de contas contábeis de despesa para ser debitada lembrando de marcar a opção Débito.

No campo Função de Crédito você preenche com a opção 10-Fornecedor.


Com esta configuração, quando o usuário informar este evento contábil, o sistema carregará automaticamente a conta contábil de crédito preenchida de acordo com a conta contábil do cadastro do fornecedor utilizado no lançamento e o campo [Conta contábil de débito] Ficará em branco, dando opção de preencher apenas uma das 3 contas informadas na grade. Se foi informada apenas uma conta na grade, o sistema já preencherá automático também e não permitirá a alteração evitando erro operacional.



ATENÇÃO!
Se nesta grade, por engando não foi informado nenhuma opção para conta de débito, ou seja, o evento contábil somente tem configuração para preencher automaticamente a conta de crédito, na tela em que o usuário informa o evento contábil, será permitido informar qualquer conta do plano de contas.


Pelo motivo acima, procure nestes eventos contábeis SEMPRE ter uma configuração para opção de débito e uma para o crédito.



Eventos contábeis de sistema X de usuário


Ao acessar a rotina R281-Eventos Contábeis, você perceberá que existem cadastros de eventos contábeis de código negativo. Estes são chamados de eventos de sistema. São eventos cadastrados pela MOVERE para contabilização de determinadas operações automaticamente.

Suponha por exemplo que no recebimento de um contas a receber, um determinado título que foi pago em atraso pelo cliente, foi cobrado juros e multa.

O MOVERE sabe que terá que gerar um lançamento do valor principal recebido e os lançamentos do juros e da multa. O contador pode optar para que na contabilidade separar estas informações ou não. Para tanto o MOVERE assume sempre que o contador irá separar as informações, então no ato do recebimento ele faz uma contabilização utilizando um evento de sistema para o valor principal do título, uma contabilização utilizando um evento de sistema para o valor da multa e outro para o valor do juros. Isso ocorre para todos os tipos de despesas. O contador pode optar por não querer separar na contabilidade, neste caso basta criar a mesma configuração para todos os eventos adicionais que contabilizam os acréscimos ou descontos no recebimento.



O evento de sistema é criado pela própria MOVERE, mas é de responsabilidade do contador definir as configurações para determinar como deverá ser contabilizada cada operação, ou seja, definir aonde debita e aonde credita.



Os eventos de usuário, são eventos que o usuário cadastra através da rotina R281-Eventos Contábeis. Estes eventos são cadastrados em geral pelo contador para contabilização de operações do cotidiano afim de atender um plano contábil definido pelo contador.


A saber!


O MOVERE somente trabalha com lançamentos contábeis de partida dobrada do tipo 1 para 1, ou seja, somente admite lançamentos tem um débito e um crédito. Sendo assim não é possível realizar um lançamento contábil que somente debite ou somente credite ou ainda lançamento que faça um débito para vários créditos, vários débitos ara um crédito e vários débitos para vários créditos.


Por conta desta definição, para todas as operações o contador deve pensar em um razonete que respeite esse modelo de contabilização 1 para 1.


Para as operações que o MOVERE gerar contabilização de forma automática, ou seja, vai utilizar um evento de sistema ou algum evento configurado em algum ponto do sistema para gerar lançamento contábil sem que para isso seja solicitado o evento na tela para o usuário, o evento contábil:

  1. Não pode ter mais que uma configuração de débito ou de crédito. Exemplo: 2 ou mais contas de crédito fixa, 2 ou mais contas de débito, 1 função de débito e uma conta de débito, 1 função de crédito e uma conta de crédito. 
  2. Não pode haver ausência de configuração de débito ou crédito, ou seja, deve haver ou função ou uma conta fixa para perna do débito e uma para o crédito.
  3.  Se em determinado evento contábil for utilizado uma função de débito ou de crédito, ao contabilizar o sistema não localizar uma conta contábil no referido cadastro, será apresentado uma mensagem de erro indicando o evento contábil, a função contábil (débito ou crédito) e o código de cadastro que está sem a conta contábil preenchida. Exemplo: suponha que o evento contábil de código 15 foi configurado uma função de débito FORNECEDOR. Ao tentar fazer uma operação para o fornecedor 153, o sistema viu  que no cadastro deste fornecedor não possuía conta contábil preenchida. Então a operação será barrada e o sistema irá apresentar a mensagem indicando que o ocorreu um erro ao tentar contabilizar o evento contábil 15 na função débito, pois, o fornecedor 153 está sem conta contábil preenchida.
  4. Utilizar uma função inválida para uma operação, o sistema irá apresentar mensagem indicando que não foi informado um código valido para a função de débito ou de crédito. Exemplo: Para uma operação de lançamento de título, foi utilizado uma função de conta financeira. No ato de lançamento do titulo não se pede conta financeira, logo não haverá código de cadastro de conta financeira para o evento contábil ir no cadastro buscar uma conta contábil. Neste caso o sistema irá apresentar uma mensagem de erro indicando que não foi informado nenhuma conta financeira. Isso significa que o evento contábil está configurado errado.