1. Escopo


Esta base de conhecimento visa orientar como cadastrar as ofertas dos fornecedores. 



2. Parâmetros


A Rotina não utiliza parâmetros. 




3. Configurações


Interface Principal da Rotina 523.


A grade exibe o(s) item(s) em promoção, o período de vigência, a porcentagem do desconto, o valor final do produto, e se ele está ativo. 


Ao clicar em "Novo" a seguinte tela será carregada e exibida: 


Interface de cadastro de ofertas


Para cadastrar um item em oferta, é necessário preencher os campos obrigatórios que estão destacados em azul, sendo eles: item, Data Inicial, Data Final. O campo "Percentual" serve para inserir a porcentagem da oferta do fornecedor, e o campo "Preço Final" tem a finalidade de receber o valor do produto com desconto, este irá substituir o preço unitário na [R464 Pedido de Compras]. Estes dois últimos campos recebem dados externos, fornecidos na oferta. 


O campo "Compra Suspensa" tem a função de bloquear a compra de um determinado item durante uma data específica.


O campo "Percentual" deve ser preenchido com um valor em porcentagem do desconto que será aplicado para o item.

O campo "Valor final" deve ser preenchido com o valor já aplicado o desconto para o item.

Quando ambos os campos estão preenchidos, será considerado o valor do campo "Valor final".


Exemplo de configuração:


Foi inserindo um desconto de 10% para o item na [R523]


Aplicando o desconto no campo Preço final para o item na [R523]


4. Aplicação da oferta na [R464 - Pedido de Compras]

Efetuando as configurações realizadas no tópico acima [3. Configurações], será aplicado desconto para o item na [R464 - Pedido de Compras] como veremos nas imagens abaixo.

Quando o item em oferta for inserido na [R464] o percentual de desconto irá preencher o campo % Desconto, desde que o item esteja dentro do período de validade da oferta. O valor final será exibido no campo Total Liq e na cor verde, conforme imagem abaixo.


O valor preenchido no campo Preço final será aplicado no campo Preço unitário na [R464]. O valor final será exibido no campo Total Liq conforme imagem abaixo.


  • Caso o item esteja com o campo "Compra Suspensa" ativado na [R523 - Ofertas de Compras], ao tentar inseri-lo na grade da [R464 - Pedidos de Compra] a mesma bloqueará a inserção conforme a imagem abaixo:




4.1 Aplicação a oferta Adicionando Vários Itens (F9)

Quando o item em oferta estiver com o campo "Percentual" preenchido na [R523] a tela de seleção de vários itens, será apresentado o valor do custo de compra da última NF de entrada.


  • Caso parâmetro  [P1038 - Destacar cores das colunas Venda, Estoque e Compra da R464 ao acessar a opção F9] na rotina [R29 - Parâmetros por empresa]   estiver ativo 
    • Os itens em oferta serão exibidos em verde.
  • Ao selecionar checkbox "Somente itens em Oferta" só serão exibidos itens no qual contenham ofertas ativas cadastradas na [R523 - Ofertas de Compras].


Ao adicionar o item, será demonstrado na grade o valor do desconto da oferta aplicada e o total liquido do item. 

Ao selecionar o item, será possível visualizar também o percentual de desconto da oferta aplicada.


Quando o item em oferta estiver com o campo "Preço final" preenchido na [R523] a tela de seleção de vários itens, na coluna "Preço" será apresentado o valor do "Preço final".


5. Alterar via Excel

O direito [Alterar via Excel] deve estar disponível apenas para os usuários que tiverem permissão concedida através da rotina [R696 - Liberação de Rotina por Usuário] ou [R697 - Liberação de Rotina por Grupo de Usuário].


Após o direito Alterar via Excel liberado, será possível acessar a seguinte janela: 

É possível filtrar os itens que irão para a Planilha informando Fornecedor, Linhas de Itens, Famílias de itens, Grupo de Itens, Marcas, Itens, sendo todos eles aceitando mais de um valor. 


Após selecionar os filtros, será necessário preencher e-mail do usuário que está realizando a exportação. 

Obs: O arquivo é totalmente seguro e pode ser aberto sem oferecer riscos, caso apareça uma mensagem de incompatibilidade ou recuperação.


Ao selecionar a opção Ofertas ativas ou Ofertas inativas, irão selecionar apenas ofertas cadastradas na R523


O filtro de data Data Inicial Oferta e Data Final Oferta limitam quais ofertas serão exibidas, mostrando os itens com as datas maior ou igual ao filtro Data Inicial Oferta e menor ou igual ao filtro Data Final Oferta.


Exemplo, caso o filtro seja: Data Inicial Oferta: 05/04/2021 e Data Final Oferta 12/04/2021 apresentará o seguinte resultado:




Será realizado um download do arquivo oferta-de-compra.xlsx, no qual apresenta as colunas: 

•    CodigoItem

•    NomeItem

•    CodifgoFabricacao

•    Fornecedor 

•    DataCadastroOferta

•    DataInicioOferta

•    DataFinalOferta

•    Porcentagem 

•    PrecoFinal

•    Ativo

•    Excluir


Atenção: as datas inseridas através da planilha NÃO serão atualizadas no MOVERE.


Para exportar os itens que não possuem oferta cadastrada, basta marcar a opção Todos os itens com ou sem oferta deixando em branco os campos Data Inicio Oferta e Data Fim oferta


 

5.1 Importação de dados por Planilha


A importação é realizada clicando no botão "Selecionar Arquivo" para selecionar a planilha atualizada no computador. Posteriormente, é necessário clicar em "Fazer Upload da Planilha" para carregar os arquivos da planilha no sistema MOVERE - você poderá conferir as alterações dos itens na Grade de Visualização. Para finalizar o processo, clique em "Iniciar Alteração das Ofertas de Compras" para concluir as alterações.




Importante: 

  • Para a alteração de registros existentes, é obrigatório o preenchimento da coluna "CodigoOferta" na planilha;
  • Para a criação de novos registros, faz-se obrigatório preencher as colunas "CodigoItem" ou "CodigoFabricacao", "DataInicioOferta", "DataFinalOferta", e "Ativo".