1. Introdução


Este documento visa orientar aos analistas e usuários sobre como configurar o MOVERE, para que o mesmo passe a bloquear baixas de títulos a receber por espécie monetária, na rotina R657.


Este bloqueio é uma funcionalidade que tem como objetivo não permitir situações de vendas, que foram acordadas de serem pagas com Dinheiro, por exemplo, sejam pagas com Cheque.


Este cenário descrito acima é muito comum em vendas realizadas por telefone ou via internet, onde o cliente acorda com o vendedor de pagar de uma forma, mas acaba pagando de outra, ocasionando divergências no sistema, ou até mesmo recebimento de cheques que não possuem saldo em conta, para ser descontado.


2. Configurações


Para ativar esta funcionalidade, basta apenas informar no Portador, do título a receber, qual a Espécie Monetária será exclusivamente utilizada para o recebimento no momento da baixa.


Esta configuração é feita pela rotina R75 - Portadores, aba Dados Básicos, onde é necessário informar a espécie monetária no campo "Receber Exclusivamente por", conforme aponta a imagem abaixo:



3. Bloqueio na R657


O bloqueio ocorre no momento de fazer o recebimento, ao informar a Espécie na janela de Espécies Monetárias.

Caso a espécie escolhida não seja a que foi configurada na rotina R75, o MOVERE exibirá um alerta informando qual a espécie aceita para o documento que está sendo baixado (recebido).


Veja a imagem abaixo, um exemplo de como o alerta será exibido na tela.




Obs: Para portadores não configurados, o bloqueio não ocorrerá ao informar a espécie monetária.


4. Direito de liberação


Para permitir recebimento de Espécie Monetária diferente da configurada no portador, o usuário deve possuir o direito "Liberar Bloqueio por Espécie Monetária" para a rotina R657, e este direito pode ser concedido a partir das rotinas R697 - Liberação de Rotina por Usuário e R696 - Liberação de Rotina por Grupo de Usuário. Veja abaixo, um exemplo de liberação por usuário.


 

5. Funcionamento do direito


  1. Após o alerta de bloqueio ser concluído, será exibido outro alerta pedindo a confirmação se deseja fazer a liberação do bloqueio informado no alerta anterior. Conforme a imagem abaixo:
  2. Se clicado SIM, o sistema exibirá outro alerta (pop-up) pedindo a confirmação de senha de um usuário que possua o direito de liberação do bloqueio:
  3. Se o usuário informar um login/senha de usuário que não possua o direito liberado em clicar em Enter- Confirmar, será emitido o alerta abaixo:
  4. Porém, se o usuário clicar em NÃO, no primeiro alerta de confirmação, o sistema deve retornar para a tela (pop-up) de escolha da Espécie Monetária.


6. Log da liberação


Com intuito de identificar, nessas operações, quem foram os responsáveis pelas liberações, o MOVERE gera Logs das liberações realizadas. Os logs podem ser visualizados no relatório [R1204] - Relatório de log espécie monetária. 


Segue exemplo de relatório de log: