Escopo

A partir da versão v482, o MOVERE está preparado para realizar o detalhamento do registro C112 para o SPED ICMS/IPI através da rotina [R139 - Notas Fiscais de Entrada].


Parametrização
  • Até o momento, nenhum parâmetro necessita de configuração


Validações
  • O MOVERE realiza a validação de preenchimento dos campos obrigatórios.
  • O MOVERE realiza a validação da duplicidade de registros.]
Procedimentos

Primeiramente deverá ser realizada a liberação do Direito [Guia ICMS ST], da [R139 - Notas Fiscais de Entrada] através das rotinas [R696 - Liberação de Rotina por Grupo de Usuário ] ou [R697 - Liberação de Rotina por Usuário] para o usuário ou grupo de usuários escolhido.


Após isso, ao acessar a [R139 - Notas Fiscais de Entrada], estará disponível para acesso o novo Direito [Guia ICMS ST]:



Para acessar, basta selecionar a nota cujo detalhamento deseja ver, e clicar no botão. Após isso, será aberta uma nova tela com as informações da nota e uma área para ser realizado o detalhamento:



Além disso, também são exibidos os detalhamentos já cadastrados para essa nota.

Os campos preenchidos por padrão são: Código de Arrecadação (preenchido com GNRE), Estado (Preenchido com o estado do estabelecimento) e Valor Arrecadação (Preenchido com o valor de arrecadação da nota). Todos os campos podem ser modificados.


Todos os campos são de preenchimento obrigatório, exceto os campos Núm. Doc. Arrecadação e Cód. Autenticação Bancária. Para esses dois campos, apenas é obrigatório o preenchimento de um deles.


Após realizar o preenchimento dos campos, o Detalhamento pode ser inserido ao pressionar o botão [Inserir].




Caso algum campo não tenha sido preenchido corretamente, o sistema não permitirá a inserção do detalhamento, e emitirá a seguinte mensagem de Alerta, indicando qual o campo necessita de preenchimento:



Caso ambos os campos Núm. Doc. Arrecadação e Cód. Autenticação Bancária estejam vazios, o sistema não permitirá a inserção do detalhamento, e emitirá a seguinte mensagem de alerta:



Caso se tente inserir um detalhamento com o mesmo Núm. Doc. Arrecadação ou Cód. Autenticação Bancária de outro detalhamento já inserido, o sistema não permitirá,e emitirá a seguinte mensagem de alerta:



Não há limite para a quantidade de registros que podem ser inseridos, desde que respeitadas as regras acima.

Caso o Usuário deseje excluir um detalhamento já inserido, basta pressionar o botão Excluir do detalhamento em questão.



.Caso uma nota fiscal seja alterada, os dados dos detalhamentos já realizados para aquela nota se manterão conforme detalhado anteriormente.

Caso uma nota fiscal seja excluída, seus detalhamentos também serão excluídos


Por fim, ao gerar o arquivo do SPED através da rotina [R698 - Manutenção para Geração de Sped Fiscal], esses detalhamentos serão inseridos em seu contexto.