ÍNDICE

1. Introdução

A presente base de conhecimento tem por objetivo explicar sobre o funcionamento da rotina R1171: Importação de Arquivos de Varreduras de DDA. Essa rotina é responsável pela importação/leitura de arquivos de varreduras de DDA. As importações realizadas através da rotina propiciam um controle maior, poupando tempo e diminuindo incidência de erros humanos no momento de cadastrar os códigos de barras dos boletos a serem pagos pela empresa.


2. Direitos e liberações

Para que o usuário tenha acesso a tela de importação de arquivos de varreduras de DDA, o direito Executar deve estar liberado para este usuário. A liberação desse direito pode ser feita através das rotinas R696 (Liberação por grupo de usuários) e R697 (Liberação por usuário).  Outros direitos, como o Cadastrar, Auditar e Excluir, também são liberados através destas rotinas.


3. Grade de dados

Ao abrir a tela inicial, o usuário poderá ver a grade com os valores importados. Esta grade possui os campos:

  • Código da importação da varredura do DDA;
  • Código do banco;
  • Nome do banco;
  • Data de importação do arquivo;
  • Nome do arquivo importado;
  • Quantidade de títulos no arquivo;
  • Valor total dos boletos;
  • Data de geração do arquivo.

Lembrando que esta tela também oferece a possibilidade do usuário realizar filtragens pelos campo:

  • Nome do arquivo;
  • Código de Importação;
  • Nome do Banco;
  • Código do Banco;
  • Data/Hora da importação.


4. Tela para importação

Ao clicar no botão Novo, será exibido o campo abaixo, onde é possível selecionar um arquivo de varreduras de DDA:



Uma vez que o usuário selecionar o arquivo desejado, ele poderá concluir a importação por meio do botão "Salvar" localizado na parte inferior da tela.


Neste momento, o MOVERE irá identificar os títulos a pagar, a partir das informações encontradas no arquivo de importação, e em seguida, cada título a pagar encontrado terá o seu código de barras ajustado conforme os dados fornecidos pelo arquivo.


Atualmente, a rotina realiza a identificação e vínculo de um título, considerando os seguintes critérios:

  1. Estabelecimento.
  2. Valor do documento
  3. Data de vencimento
  4. CNPJ/CPF do cliente


O MOVERE vai identificar o título que possui os campos acima idênticos ao boleto encontrado no arquivo. Além disso, o título também deve atender aos critérios:

  1. O título deve estar na situação "Em Aberto"
  2. O título deve ser um boleto


5. Exclusão

Na tela da grade principal, o usuário pode efetuar a exclusão de ma importação já realizada. Para isso, deve-se selecionar um registro na grade, e em seguida clicar no botão "Excluir" situado na parte inferior da tela. Lembrando que, os títulos vinculados à importação terão os seus códigos de barras removidos.


6. Auditoria

Ainda na tela da grade principal, o usuário pode verificar o histórico de modificações de um registro juntamente com a data e hora de cada uma. Para isso, deve-se selecionar um registro na grade, e em seguida clicar no botão "Auditar" situado na parte inferior da tela. 


7. Download do arquivo já importado

Para realizar o download de um arquivo que já foi importado posteriormente, basta somente clicar no ícone localizado ao lado do nome do arquivo, conforme destacado na imagem abaixo:


8. Impressão do relatório


Ao clicar no direito Imprimir, o MOVERE gera um relatório para auditoria dos títulos vinculados ao arquivo, e dos títulos que não foram vinculados.