Objetivo


O objetivo desta funcionalidade é ter a base de conhecimento para que seja possível o vínculo dos valores gerados fora da nota, no momento de dar entrada na nota fiscal na rotina [R139 - Notas Fiscais de Entrada].


Valores Fora da Nota


Foi desenvolvido uma aba exclusiva para as informações dos valores fora da nota. 


Imagem meramente ilustrativa


No campo Valor ICMS ST Fora é apresentado o valor gerado "fora da nota", como por exemplo no caso em que o fornecedor não tenha destacado o ICMS ST (CST 10) o sistema passe a realizar o calculo com base nos valores do cadastro do item por estabelecimento R135 e quando o mesmo possuir condição de ICMS referente a substituição tributária, este valor passa a agregar ao custo, desde que a venda seja interestadual. 



Após os dados preenchidos, clique em confirmar e finalize o vínculo dos dados a sua nota fiscal.



ICMS ST Fora da Nota


Foi adicionada uma nova aba na tela de tributos. Para acioná-la, navegue até a tela de itens. Selecione o item desejado na grade. Com o item selecionado, será apresentado o botão [Tributos]. Acione o botão (Tributos ).


Imagem meramente ilustrativa


A tela de tributos será apresentada :


Imagem meramente ilustrativa


Nesta tela é possível informar o valor do ICMS ST Fora da Nota para o item selecionado. Este valor irá compor apenas o Valor de Custo, conforme ativação do parâmetro [P1053_EstabelecimentoUtilizaIcmsStForaDaNota]. Serão executados os cálculos conforme definido na fórmula de composição do custo [R355 - Fórmulas de Cálculo].


Calculo automático ICMS ST Fora da Nota



Para que o calculo do ICMS ST fora da nota ocorra de forma automática, configure a E/S [R117-Entradas e saídas] com a opção Calcula impostos automaticamente?  marcado.



O parâmetro [P1053_EstabelecimentoUtilizaIcmsStForaDaNota] precisa estar ativado na R33 - Parâmetros por estabelecimento.


O item na R135 - Itens por estabelecimento precisa estar marcado com a condição de ICMS = e a CST da nota de entrada precisa ser 090 ou 00.


A fórmula padrão utilizada para o calculo é:


Exemplo:


Total da Nota (Produtos + IPI)

MVA: % cadastrado na R135

Alíquota ICMS ST: % cadastrado ICMS Saída do item

Valor ICMS Normal: % cadastrado ICMS Entrada do item


BC ICMS ST: ((Total da Nota + IPI) * MVA)

Valor ICMS ST: ((BC ICMS ST  x Alíquota Saída ICMS- Valor ICMS Entrada)



O MOVERE calcula o ICMS Substituição sobre o Valor Frete Fora na Entrada de Notas Fiscais? 


Sim, Acesse a base de conhecimento e saiba mais!


https://meajuda.moveresoftware.com/support/solutions/articles/27000041497