Introdução

Este documento  tem por objetivo instruir o usuário e analistas de suporte referente aos passos para configuração e utilização do processo de confirmação de saída e entrada de itens de serviço através da R444.


Configurações

O primeiro passo para configuração e utilização desse processo, deve ser ativando o parâmetro por estabelecimento [P147- Utiliza confirmação de estoque por item?], esse parâmetro define se será utilizado o processo de confirmação de estoque por item para orçamentos.

Após essa configuração, deve ser configurado o grupo do item de serviço que participará desse processo.
Essa configuração é muito simples, basta acessar a [R132 - Grupo de Itens] pesquisar o grupo que o item de serviço pertence, e marcar a flag "Exige confirmação de entrada/saída do estoque (R660/R444)?".

Vale lembrar que para alteração dessa flag não deve existir orçamento pendente ou fechado com itens relacionados ao grupo.


Em seguida, deve ser marcada a flag "Controla Estoque" na aba "Estoque" na [R130 - Itens] para o item de serviço desejado.
Caso não seja marcada essa flag, o item não será apresentado para confirmação na R444 e o orçamento será fechado normalmente sem a obrigatoriedade de confirmação/rejeição.

Realizar venda através da [R11 - Fast Checkup] ou [R419 - Vendas no Varejo]

Após as configurações serem realizadas, vamos realizar a venda/geração de OS do item de serviço. Para isso basta acessar a [R11- Fast Checkup] ou [R419- Vendas no Varejo].
No exemplo abaixo, estamos realizando a venda do item de serviço na qual configuramos através da R11.


Será apresentada a mensagem referente a pendencia de liberação na R444.



Confirmação de saída e entrada de itens de serviço através da [R444- Movimentação de Estoque]

Após a etapa da geração da OS, será apresentado o item na R444 para confirmação.


Nessa rotina existem três filtros para auxiliar na filtragem dos itens carregados na grade sendo eles: estabeleciomento, depósito e código de barras.

Para preenchimento automático do filtro depósito ative o parâmetro por empresa [P1137 - Preencher automaticamente filtro depósito na R444 com o depósito padrão do usuário?] na [R29 - Parâmetros por Empresa].

Em seguida após a confirmação do item de serviço, a OS seguirá o processo para faturamento.

De forma muito simples também ocorre para reintegrações/entradas de itens de serviço.
Nesse caso realizamos o cancelamento da OS, logo em seguida, na R444 já são apresentados os itens para confirmação de entrada desses itens.


Relatórios e Consultas

Durante ou após o processo de venda, confirmação de saída ou entrada de itens de serviço, podemos acompanhar saldos, movimentações através dos relatórios:

  1. Entradas e saídas de itens de serviços que passaram por confirmação na R444 através do R300- Movimentação Física por Item;

  2. Reintegração de estoque através da R808- Relatório de reintegração de estoque;

  3. Consultar saldos de estoque por estabelecimento na R427 - Consulta de Preços;

  4. Consultar itens de serviços por orçamentos, através da R681- Itens por Orçamentos/Pedidos.

    

Links para acesso de base de conhecimento de outras rotinas citadas

R300 - Relatório de Movimentação física por Item 

R427 - Consulta de Preços e saldos de Estoque 

R130 - Manutenção de Itens

R808 - Reintegração de Estoque