1. Escopo

Este documento irá abordar sobre os aspectos da utilização da rotina R1151, para configurar comissionamentos por faixas de margens.

 

2. Objetivo

O objetivo desta rotina é possibilitar uma nova forma de comissionamento, baseado nas margens obtidas através das vendas. As comissões podem ser definidas para Itens, Grupos de Itens, Famílias de Itens ou Linhas de Itens, dentro de uma faixa de margem. Além disso, é possível definir também para quais Tipos de Preços e Grupos de Vendedores determinado percentual de comissão é válido.

 

 

3. Configurações

Para o Movere trabalhar com a comissão de vendedores por faixa de margem, é necessário realizar algumas configurações:

 

Na rotina [R155 - Grupos de Vendedores/Supervisores], vincular o tipo de comissão de código 17 ao grupo de vendedores.

 

Imagem 1

 

Na rotina [R29 - Parâmetros por empresa], o parâmetro [P77 - Utiliza tipo de preço na venda?] necessita estar ativo.

É necessário também ativar o parâmetro [P936 - Utiliiza processo de Segmento de Clientes] para que o sistema possa buscar o segmento do item na rotina 130.

 

Na rotina [R120 -Segmentos de Vendas] a opção Gera Comissão? necessita estar marcada.

 

 

4. Funcionamento

Para utilizar esta forma de comissionamento, é necessário definir os dados básicos, os dados comissão e também as faixas de margem.  

 

Definição dos dados básicos:

Nota: Não será permitido cadastrar mais de uma faixa para um mesmo Grupo de Vendedores e Tipo de Preço. 


Definição da comissão (por linha/família/grupo/item):

  

Definição das faixas de margem:

 

Ao clicar no “% comissão” será aberta uma janela onde é possível definir o % de comissão para uma determinada faixa de margem:

 Ao clicar no botão "Nova Faixa" uma nova linha será adicionada na tabela. Nesta nova linha a faixa inicial será definida como sendo a faixa final anterior + 0,01 e a faixa final será a nova faixa inicial + 0,01.

IMPORTANTE: Para que as alterações das faixas de margens sejam salvas é necessário clicar no botão salvar das faixas.


As configurações nos exemplos acima informam ao Movere que a comissão “VENDEDORES EXTERNOS” deverá ser aplicada sempre que:

  1. O tipo de preço de uma venda for “1: Varejo”; E 
  2. O vendedor fizer parte do grupo9: VENDEDORES EXTERNOS” ou “10: VENDEDORES CENTRO”; E
  3. A venda possuir um item da Linha “1: PNEUS/CAMARAS/PROTETORES”; E
  4. O segmento do cliente for "3: COMBATE"
  5. O segmento deste item for “1: CAR”; E
  6. A margem de lucro da venda estiver entre o intervalo “2” e “100” de acordo com a margem efetivada na venda do item.

 

4. Observações

No Movere é possível definir o segmento dos itens de duas formas: No próprio item ou no grupo deste item. Para escolher a comissão a ser aplicada, o Movere vai observar o segmento de itens configurado NO GRUPO DE ITENS.

Já a configuração do segmento de clientes pode ser feita NO PRÓPRIO ITEM, pois é nela que o sistema irá se basear para escolher a comissão correspondente.

Além disso, é importante também salientar que antes de efetuar o cadastro das faixas de margens, o sistema faz uma validação a fim de identificar possíveis conflitos entre as faixas. Por exemplo:

Supõe-se o cadastro de uma faixa de comissão baseada em linha, com as seguintes configurações:

 

 

Não será possível cadastrar uma outra faixa de comissão para a mesma linha, com o mesmo segmento de itens e também o mesmo segmento de clientes, se já existir uma faixa com um intervalo similar cadastrada no sistema:

 

Quando este cenário ocorrer, o sistema emitirá um alerta informando o código e o nome da comissão em que o conflito foi identificado:

 

5. Ordem de escolha do percentual de comissão

Conforme informado nas seções anteriores, é possível configurar para uma mesma comissão, faixas de comissões por Linhas de Itens, Famílias de Itens, Grupos de Itens e também por Itens. Existe a possibilidade de uma venda se enquadrar em mais de uma forma de comissionamento. Pensando neste cenário, foi definida uma ordem de prioridade para escolha do percentual de comissão:

  1. Item
  2. Grupo de Itens
  3. Familia de Itens
  4. Linha de Itens

Ou seja, para escolher o percentual de comissão que será aplicado, o sistema irá buscar, nesta ordem, o primeiro percentual que corresponder às caraterísticas da venda. 

 

6. Alteração via excel

O sistema também permite realizar modificações nas faixas (criação, atualização, remoção) através da importação de uma planilha. O modelo de planilha válido para importação pode ser obtido através do direito "Alterar via Excel" e em seguida, através do botão "Baixar Planilha Modelo":

Feito isso, o sistema irá baixar uma planilha, que poderá ser usada para atualizar as faixas de margens dentro de cada política de comissão.


6.1 Manipulando registros através da planilha

Considere a seguinte política de comissão:

Essa política de comissão possui as seguintes faixas de margens configuradas por ITEM:


Ao baixar a planilha, será possível observar que a mesma terá linhas que representam essas faixas: 


É possível modificar cada uma dessas faixas de margens, de acordo com a [nova] necessidade. Para atualizar uma faixa, basta realizar modificações nas linhas existentes na planilha; já para cadastrar, basta criar uma nova linha SEM PREENCHER O CAMPO EM DESTAQUE:

Para excluir um registro, basta preencher a coluna "Excluir" com "Sim":


IMPORTANTE: 

  • A coluna em destaque ("CodFaixaDoItem") é preenchida quando a planilha é baixada (Esses códigos não devem ser alterados).  Ela é a coluna responsável por definir quais registros serão atualizados e quais registros serão criados. O sistema irá cadastrar TODAS as linhas que não tiverem essa coluna preenchida e irá atualizar TODAS as linhas que tiverem algum valor nessa coluna.
  • Cada coluna possui um sufixo que visa identificar para qual estrutura aquela faixa será configurada (Item, Grupo, Familia, Linha). No exemplo acima, as colunas possuíam o sufixo "Item", indicando que aquelas faixas devem ser configuradas por item. Se fosse necessário modificar margens por linha, seria necessário preencher as colunas abaixo:

  • O sistema permite realizar modificações nas faixas das linhas, famílias e grupos de itens. O procedimento é exatamente o mesmo que o descrito acima, porém preenchendo as colunas que possuem o sufixo do registro que será alterado: Item, Grupo, Familia, Linha.  


7. Relatórios

Na rotina [R475 - Comissões por Nota Fiscal] pode ser conferido as comissões geradas após a venda.

 


 

No relatório, há uma coluna "Faixa" quando marcado para listar os itens. Esta coluna, exibe qual faixa de margem foi considerada na emissão da Nota Fiscal ou no Reprocessamento. A informação será exibida no seguinte formato:

  • Código da Faixa de Margem-Sigla do Item/Grupo/Família/Linha:Código do Item/Grupo/Família/Linha.


Exemplo: 1-G:109. Neste exemplo, sabemos que a Faixa de Margem é 1 e foi obtido o percentual de comissão na configuração de faixas por Grupo de Itens (109).


 Informações referente ao Grupo de Vendedores

 
https://meajuda.moveresoftware.com/support/solutions/articles/27000047239