Primeiramente é importante salientar que os CNABs a pagar do Movere são arquivos que o sistema gera para envio ao banco, pelo bankline, e digitação automática de dados desses pagamentos evitando retrabalhos.


Ou seja, quando o financeiro do negócio vai realizar o contas a pagar do dia, com a ajuda do Movere, evita de ficar digitando as linhas digitáveis dos boletos, dados de beneficiários de TEDs, DOCs, Transferências e linhas digitáveis de guias de impostos dos governos. Imaginando uma rede de lojas em que tem títulos a pagar todos os dias a feature reduz drasticamente o tempo dessa importante operação.


O que temos que compreender é que para que essa "mágica" aconteça se faz necessário alguns procedimentos diários no grupo empresarial.


  1. Veja se o seu banco está na lista de Bancos Homologados pelo Movere
  2. Em alguns bancos, na R73 - Contas Financeiras , deverá marcar a opção "Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar" para contemplar maiores possibilidades de pagamentos.
  3. Também na R73 - Contas Financeiras os dados do banco tem que estar preenchidos: Banco, Agência, Conta Corrente e Convênio de Pagamento.
  4. É necessário que os dados de pagamento estejam lançados corretamente no sistema. Recomendamos que esses lançamentos sejam realizados no momento da geração da conta. Por exemplo, os dados dos boletos a pagar serem lançados na Entrada da nota fiscal.

a. No caso de boletos, linha digitável ou código de barras.

b. No caso de transferências, nome completo/razão social, cpf/cnpj, banco, agência e conta corrente.

c. No caso de guias, todos os dados de pagamento das guias.



Como Gerar?


A base de conhecimento já tem um artigo para atender a geração dessa remessa, basta acompanhar: R692 - Remessa títulos a pagar e também tem essa base que está completa: Configuração para Geração de Remessas de Títulos a Pagar 


O próximo passo é gerar a remessa de Títulos a Pagar, através da rotina [R692 - Manutenção de Remessa de Títulos a Pagar].


Ao clicar em Novo, informe a Conta Financeira para a qual será gerada a remessa e clique no botão [Localizar Títulos]. Serão listados os Títulos do Fornecedor. Basta selecioná-lo(s) e clicar no botão [Inserir Títulos].



Se desejar localizar somente os títulos que contém código de barras, pode utilizar o filtro [Com código de barras]. Na opção [Todos] virá os que contém e também os que não contém código de barras, no caso de localizar títulos que não contém códigos de barras basta deixar selecionado em [Sem código de barras].


Depois de incluir todos os títulos, juntamente com o Código de Barras, clique no botão [Salvar] para concluir o processo de geração da remessa.


Para capturar o arquivo de remessa e enviá-lo ao banco, selecione a remessa e clique no botão [Arquivo Magnético].


Pronto, a partir deste momento basta enviar o arquivo ao banco e aguardar o processamento do arquivo o qual fará os pagamentos em LOTE.


Obs.: Ao realizar o filtro dos títulos, caso o parâmetro [905 - Títulos devem ficar disponíveis para pagamento, somente quando a Nota Fiscal de Entrada estiver confirmada na [R387]?] esteja ativo e com valor sim, os títulos vinculados a NF Entrada cuja NF não esteja confirmada na [R387 - Confirmação de Nota Fiscal de Entrada] serão ignorados.