1. Introdução


Este documento visa orientar aos analistas e usuários sobre a configuração dos percentuais de desconto, aplicáveis na instrução dos boletos bancários, gerados no sistema MOVERE. A aplicação de desconto, na instrução do boleto, foi criada com o intuito de atender a seguinte demanda:


No âmbito das autopeças, existem fornecedores que definem o preço de venda para linhas de itens. Dessa forma, as autopeças devem vender esses itens respeitando a tabela definida pelo fornecedor. 


Para aplicar descontos aos clientes, as autopeças (no momento da venda), podem gerar a NF-e e o boleto bancário contendo o valor integral indicado pelo fornecedor, CONTUDO, na instrução do boleto, indicar um valor de desconto. Dessa forma, o acordo com o fornecedor é mantido e, ainda sim, a autopeças pode praticar desconto com seu cliente.


2. Configurações e Cadastros


São necessárias as seguintes configurações e cadastros:

  • Ativar o parâmetro por usuário P1025: "Configura percentual de desconto no boleto bancário pela rotina R75?" na R216.
    • Somente os usuários que possuírem esse parâmetro ativo poderão configurar percentuais na R75. 
  • Direito "Desconto do boleto" deve estar liberado para o usuário em questão na rotina R11 (Fast Checkup).
    • Somente os usuários que possuírem liberado o direito poderão visualizar/aplicar percentuais de desconto na R11.
  • Direito "Gerar Nota" deve estar liberado para o usuário em questão na rotina R419 (Caso utilize a R419 para gerar as parcelas).

Obs: A liberação de direitos deve ser feita através das rotinas R696 (Liberação por grupo de usuários) e R697 (Liberação por usuário).


2.1. Rotina R75: Portadores


Configurado o parâmetro (P1025) para um determinado usuário, quando este acessar o direito Novo/Alterar de um portador cuja modalidade seja igual a "Boleto" e o campo "Permite Venda" esteja marcado , uma nova aba denominada "Percentuais de desconto" será exibida:


Nesta aba, é possível configurar os percentuais de desconto que um vendedor poderá aplicar no orçamento, a partir da R11, que serão refletido na instrução de desconto do boleto bancário.

Obs: Esse desconto refere-se a uma instrução no boleto. O valor original da nota não é alterado.



2.2. Rotina R11: Fast Checkup


Uma vez que o processo de configuração de um ou mais percentuais de desconto esteja concluído, o usuário poderá cadastrar orçamentos e/ou cotações com aplicação de desconto na instrução dos boletos.


Primeiramente, o usuário deverá cadastrar um ou mais formas de pagamentos (na R11), cujo portador possua a modalidade de cobrança igual a "BOLETO".


Após selecionar o portador que possua percentuais de desconto cadastrado, o sistema irá exibir um novo campo para a seleção deste percentual, conforme a figura abaixo:



Obs.: Os valores de descontos exibidos junto aos percentuais diz respeito ao valor total do desconto, ou seja, a soma dos descontos aplicados a cada parcela/boleto. O valor de desconto que será apresentado na instrução de cada parcela/boleto pode ser visualizado no descritivo "Valor de desconto apresentado na instrução dos boletos: R$ XX,XX".

Ao clicar em "Fechar Ordem de Serviço" (ou "Gerar Ordem se Serviço" paras os casos de cotação rápida), o sistema se encarregará de gerar os parcelamentos com os devidos valores de desconto já calculados.


3. Geração do boleto


Após enviar o orçamento para o caixa, a partir da rotina R11, o mesmo deve ser faturado através das rotinas R419 ou R657. 

Em seguida, com as notas de saída geradas, o usuário deve acessar a rotina R249 e efetuar a geração de boletos. Essas etapas são descritos abaixo.


3.1. Rotinas R419/R657


  • Na rotina R419 (Vendas no Varejo), o usuário deve:
    • Localizar o orçamento e selecioná-lo.
    • Clicar no direito "Gerar Nota".



OU

  • Na rotina R657 (Baixa de Títulos a Pagar/Receber/Cheques)
    • Clicar no direito "Novo"

  • Informar uma conta financeira do tipo "Caixa"
  • Clicar no botão "f6 - Novo"
  • Clicar no botão "4 - Geração de Nota Fiscal"

  • Localizar o orçamento e selecioná-lo
  • Clicar no botão "Gerar Nota"


3.2. Rotina R249


Tendo gerado a nota fiscal referente ao orçamento, o sistema também gerará os títulos correspondentes a ele. Esses títulos podem ser visualizados através da rotina R249. Uma vez que os títulos foram localizados nesta rotina, o usuário poderá então verificar os dados de desconto que foram configurados para cada um deles.



Com a tela de exibição do título aberta, o usuário pode acessar a aba "Composição de Valores", para visualizar as informações de desconto que o sistema inseriu no momento em que a nota foi gerada.



O usuário pode também gerar o boleto de cada um dos títulos, através do direito "Boleto" presente na tela principal da rotina R249. Para isso, primeiro o usuário deve selecionar o título para em seguida efetuar a geração do boleto em questão.



Com o boleto gerado, o usuário visualizará o valor do desconto, bem como a data de seu vencimento, informados na instrução do boleto que acabou de ser gerado.



Observação: O sistema assume a data de vencimento do boleto como data limite do desconto a ser aplicado.


3.3. Rotina R215


Com os boletos criados no sistema, a etapa final consiste em gerar remessa ao banco. Esse processo é feito a partir da rotina R215 conforme as instruções abaixo.


Na tela principal da R215, clicamos no direito Novo:


No campo Tipo Remessa,
1º) selecionamos a opção TÍTULOS P/ COBRANÇA BANCÁRIA;
2º) No campo Conta Financeira informamos a conta financeira (vinculada ao portador);
O portador que utilizamos para gerar os boletos deve ser informado nos campos 3º) Portador Origem e 4º) Portador Destino;
5º) Ao clicar em Listar, o sistema trará os boletos qualificados para geração de remessa bancária;
6º) Na grade exibida, os boletos devem ser marcados para compor remessa;
7º) Por fim, clicamos em Executar.


Após os passos acima, o sistema gera o arquivo magnético a ser transmitido ao banco.


A informação é gravada no arquivo de remessa para que o banco possa identificar o desconto aplicado na instrução do boleto bancário.


Atualmente, o sistema envia a informação de desconto para os seguintes bancos:


CNAB 400:

Segmento Detalhe, posições 174-179 (Data Limite do Desconto), 180-192 (Valor do Desconto)


001 - Banco do Brasil

237 - Bradesco

341 - Itaú


CNAB 240:

Segmento P, posições 143-150 (Data do Desconto), 151-165 (Valor do Desconto)


748 - Sicredi

OBS: Particularidades do Sicredi:

https://moveresoftware.freshdesk.com/a/solutions/articles/27000060524