Quando fazer uma devolução de Compra? Direitos básicos para realizar o processo:
O procedimento de Devolução de Compra é necessário quando a nota de uma compra veio com dados incorretos, mercadoria com defeito, produto entregue em desacordo com o pedido, entre outros, e assim o destinatário desistiu da compra total dos produtos ou de parte da compra.
Direitos básicos para realizar o processo
É necessário que o usuário tenha acesso a R419 > direito novo > acesso a E/S de devolução de compra.
Liberar rotina e direito é através da R697 por usuário e por grupo é feito na R696;;
Liberar E/S para usuário R542 e por grupo na R929
Passo a Passo para devolução de Compras
Vendas Varejo - R419
A seguir mostraremos o procedimento passo a passo para uma devolução de Compra no Sistema MOVERE. Acesse a rotina R419 no sistema:
- Vendas;
- módulo Varejo;
- rotina Vendas Varejo.
Na tela inicial da rotina R419, clique no direito Novo, como mostra abaixo.
Selecione o Estabelecimento de onde a devolução será feita. Os campos Emissão e Validade são de preenchimento automático do sistema. No campo Entrada/Saída, informe a Entrada/Saída que será utilizada para realizar a Devolução de Compra (no exemplo abaixo, estamos utilizando a Entrada/Saída [13 - Devolução de Compra]).
A seguir, selecione o cliente do qual a compra será devolvida. Digite o código do cliente no campo Cliente, ou faça a busca, conforme explicado na Manual Vendas Varejo - R419. As informações do cliente serão preenchidas automaticamente pelo sistema. Após informar o cliente, clique no botão [F11 - Nota Origem], e na próxima tela, informe se a nota fiscal já está cadastrada ou não no MOVERE, conforme exemplo abaixo:
Neste exemplo, vamos levar em consideração que a nota já está no MOVERE, então, ao clicar em "Sim", abrirá a janela Carregar Nota Fiscal de Origem. No campo Nota Fiscal digite o número da nota fiscal da qual será feita a devolução. Caso não saiba o número da nota clique na caixa de busca e faça o procedimento de busca padrão, como mostrado em Manual Vendas Varejo - R419.
Selecionada a nota, clique em Localizar, destacado na imagem abaixo, para que os itens da mesma sejam listados na grade.
Na imagem abaixo está destacado o campo para marcar se o produto será devolvido. Note que na nota de devolução aparecerão somente os itens que estiverem com o campo Devolver SELECIONADO, como na imagem abaixo. Depois de selecionados todos os itens necessários clique em Confirmar.
Obs.: se a devolução foi realizada por meio da nota de origem e queira que os valores seja correspondente ao XML da compra, é necessário relacionar os itens. Exemplo a imagem abaixo, o item 42325 não está relacionado ao item 20915 do XML, se prosseguir sem vincular o item, não terá os impostos atualizados conforme o XML:
A partir da versão 4.566, o MOVERE passa a considerar notas com diferimento na devolução de compra. Para a devolução correta de uma nota de entrada, o XML que originou a nota deve estar presente para popular informações sobre o diferimento. Sem o XML da nota de entrada, informações como o percentual diferido, o valor diferido e o valor da operação não podem ser recalculados, gerando a seguinte mensagem de erro: |
Obs.: Para geração correta do benefício fiscal na nota de devolução, o benefício deve estar cadastrado no item constado na devolução.
- Ao clicar em Confirmar a janela fechará automaticamente e voltará à tela anterior. Nesta tela, note algumas diferenças:
- O campo Observação estará preenchido com informações do estabelecimento , a nota fiscal e a data de emissão da nota de origem.
- Devolução de Compra: Quando houver uma devolução parcial de uma compra o campo "observação" irá apresentar, quando houver, os valores recalculados da BASE do ICMS ST e do ICMS ST, conforme é demonstrado na imagem "Devolução de Compra".
- Abaixo do campo F11 - Nota Origem também aparecerão informações relativas à nota de origem: número e série.
- Clique em F6 - Próximo para prosseguir.
Devolução de Compra: Atualização dos Valores na aba de Observações
Obs.: para apresentar os valores de ICMS ST no campo de observações, são aplicadas apenas para as opções NÃO destaca e compõe total da nota e NÃO destaca e NÃO compõe total da nota, mas, precisa realizar as seguintes validações:
- Para processo dentro do estado precisa habilitar o parâmetro 1187 - Permite Tipo Destaque Impostos Devolução De Compra Dentro Do Estado, caso seja fora do estado não precisa habilitar. Outra validação necessária é definir na rotina R93 o tipo Tipo de Destaque do ICMS ST / IPI na Devolução de Compra.
- Padrão do estabelecimento: esta opção levará em consideração o parâmetro 475 - Tipo de Destaque do ICMS ST / IPI na Devolução de Compra que é ativo na rotina R33.
- Destaca e compõe total da nota: leva em considerações as informações de acordo com a nota lançada.
- NÃO destaca e compõe total da nota: não terá destaque, mas, levará o valor no campo na tag do xml <vOutro> e vai compor no valor total da nota.
- NÃO destaca e NÃO compõe total da nota: não terá destaque e também não vai compor no valor total da nota.
A próxima tela mostrará a grade com todos os itens que aparecerão na nota de devolução que será gerada. Verifique todos os itens que serão devolvidos e suas respectivas quantidades. Confirmados os itens e quantidades, clique em F6 - Próximo, como na imagem abaixo.
Na imagem abaixo são mostradas informações adicionais, tais como Total itens, IPI, ICMS entre outras informações fiscais do itens. Clique em Fechar Venda para concluir a devolução da compra.
Aparecerá uma tela de confirmação da devolução de compra. Note que em Entrada/Saída deve estar "Devolução de Compra", em Cliente deve aparecer o nome do cliente/fornecedor cuja devolução está sendo feita e em Valor Total o valor total dos produtos que estão sendo devolvidos. Clique em Confirmar, destacado na imagem abaixo.
Veja demais informações sobre regras de IPI Devolvido aqui.
Pronto! Está feita a devolução de compra no sistema MOVERE.