Introdução

Este documento tem o intuito de instruir e demonstrar o processo relativo ao monitoramento da ordem de produção e conduzir o usuário à alguns bloqueios e/ou prorrogações necessários no processo de ordens de produção, além da supervisão destes processos e suas implicações administrativas.


1. Configurações


Para utilizar esta rotina é necessário configurar os seguintes parâmetros:


1.1 [998 - Utiliza monitoramento e prorrogação de ordem de produção?]

Este parâmetro tem por finalidade determinar se a rotina [xxx] utiliza ou não a prorrogação. Ao configurar este parâmetro na [R33 - Parâmetros por Estabelecimento] deve ser informado um valor Ativo/Inativo para habilita-lo no uso da rotina.


1.2 [996 - Dias máximo para a OP ficar bloqueada]
Este parâmetro tem por finalidade determinar os dias máximo que uma Ordem de Produção pode ficar bloqueada. Ao configurar este parâmetro na [R33 - Parâmetros por Estabelecimento] deve ser informado um número que represente os dias:



1.3 [999 - Quantidade máxima para prorrogar a OP]

Este parâmetro tem por finalidade determinar o máximo de dias que uma Ordem de Produção pode ser prorrogada. Este parâmetro deve ser configurado na [R216 - Parâmetros por Usuário].



2. Usuário e Data de Bloqueio 

Ao iniciar uma Ordem de Produção será gravado o usuário e a data de bloqueio, onde a data de bloqueio será considerado o dia atual mais o parâmetro [996 - Dias máximo para a OP ficar bloqueada] (dia atual + Dias Máximos). Quando vencer a data de bloqueio o usuário não poderá mais fazer nenhuma alteração na ordem de produção.


3. Regras para logar no sistema, quando a OP estiver pendente.


Nos estabelecimentos em que o parâmetro [998 - Utiliza monitoramento e prorrogação de ordem de produção?] estiver ativo, as seguintes situações bloqueiam o acesso do usuário ao login do Movere, são eles:

  • Em caso de o parâmetro [996 - Dias máximo para a OP ficar bloqueada] estiver preenchido e maior que zero.
  • Estar com o usuário que iniciou a OP preenchido, tornando-a pendente.
  • Quando a Data de Bloqueio for menor que a data atual, tornando a O.P pendente.


O bloqueio é feito quando o usuário tenta efetuar login, o sistema mostra uma mensagem para o mesmo dizendo: "O seu usuário está bloqueado, pois há ordens de produção que estão iniciadas a mais de ... dias", conforme o exemplo abaixo:

Os dias de bloqueio devem ser informado na [R33 - Parâmetros por Estabelecimento] através da configuração do parâmetro [996 - Dias máximo para a OP ficar bloqueada].

3. Regras para alerta ao usuário de OP a ser bloqueada

Para que o sistema alerte o usuário que há OP's que serão bloqueadas, será preciso que os parâmetro:

- [998 - Utiliza monitoramento e prorrogação de ordem de produção?]

- [1004 - Quantidade de dias para alerta de monitoramento da ordem de produção]

[996 - Dias máximo para a OP ficar bloqueada]

Estejam ativos e configurados na [R33 - Parâmetros por Estabelecimento], de modo que o sistema alerte caso tenha alguma OP que esteja compreendido entre os dias configurado no parâmetro [1004 - Quantidade de dias para alerta de monitoramento da ordem de produção], ou seja, entre [dataBloqueio] e [dataAtual].

Caso seja configurado para utilizar o alerta, e o usuário tenha OP's que vão vencer a [dataBloqueio], será notificado com uma mensagem conforme imagem abaixo: