A presente base de conhecimento tem por objetivo explicar sobre o funcionamento da rotina R1140: Importação de Extrato Bancário. Essa rotina é responsável pela importação/leitura de arquivos de extrato bancário no formato OFX. As importações realizadas através da rotina propiciam um controle maior das movimentações de uma conta financeira sendo uma ferramenta para a conciliação bancária junto ao relatório R112.


Grade com dados gerais do extrato importado

  • Ao abrir a tela inicial, o usuário poderá ver a grade com os valores importados. Esta grade possui os campos:
    • Código da importação do extrato
    • Data e hora da importação
    • Nome do banco que emitiu o extrato
    • Nome do arquivo importado
    • Usuário que efetuou a importação
    • Data do saldo inicial
    • Saldo inicial
    • Data do saldo final
    • Saldo final
    • Situação


Lembrando que esta tela também oferece a possibilidade de o usuário realizar filtragens com estes mesmos campos.

Obs: os usuários visualizam as importações realizadas em contas financeiras que eles possuem acesso.


Tela para a importação de extratos bancários

  • Para a importação de um extrato bancário, o usuário conta com o direito "Novo" cuja interface é mostrada abaixo:

Uma vez que o usuário preencher corretamente a conta financeira referente ao arquivo do extrato e em seguida localizar o arquivo de extrato desejado, ele poderá concluir a importação por meio do botão "Salvar" localizado na parte inferior da tela (obs: Altera automaticamente o "&" para "e" ao ler o XML) .


Há uma particularidade quanto ao banco Sicoob. Quando for selecionada uma conta deste banco, no campo Conta Financeira, será exibido uma opção para que usuário possa escolher se incluirá ou não os cheques bloqueados, que por ventura estejam contidos no arquivo. Veja imagem abaixo:

Ao marcar esta opção o MOVERE não incluirá os cheques bloqueados que por ventura estejam no arquivo.



Exclusão de um extrato importado

  • De volta à tela principal da rotina, o usuário também pode efetuar exclusões, selecionando na grade o registro de interesse, e em seguida clicando no botão "Excluir" situado na parte inferior da tela.


Auditoria

  • Ainda na tela da grade principal, o usuário pode verificar o histórico de modificações de um registro juntamente com a data e hora de cada uma, para isso deve-se selecionar um registro na grade, e em seguida clicar no botão "Auditar" situado na parte inferior da tela.


Impressão do Extrato

  • Por meio do direito "Imprimir" o usuário poderá também gerar um arquivo .pdf com os detalhes de extrato importado, conforme a figura abaixo:



Download do Extrato

  • Uma vez que o extrato bancário é importado, o usuário poderá posteriormente efetuar o download do mesmo, através do icone demonstrado na figura abaixo:



Validações ao importar:

  1. Não será possível informar dois extratos diferentes de uma mesma conta financeira e referentes a mesma data.
  2. Os arquivos de extrato deverão possuir a extensão ".ofx". Além disso, os mesmos deverão conter um conteúdo XML válido.
  3. Ao importar um arquivo .ofx contendo mais de uma data, o sistema exibe a tela abaixo:No exemplo acima, arquivo trouxe lançamentos do período de 05/07/2023 e 11/07/2020. A data que o usuário selecionar, será a data de conciliação para o arquivo importado. Por regra, o sistema permita a conciliação por dia. Ao selecionar a opção Todos os períodos, será gerado um registro de importação para cada data do arquivo.
  4. Ao importar um arquivo .ofx vazio, ou seja, sem movimentos financeiros, o Movere exibirá a tela abaixo, onde será necessário informar a data do extrato. Estes arquivos vazios devem ser importados para garantir o controle dos saldos.


Comparativo de informações

  • Uma vez que o usuário efetuar corretamente os extratos correspondentes a um certo número de datas, os seus dados serão exibidos no relatório 112, de forma que seja possível ao usuário realizar a comparação dos dados que foram inseridos no Movere em relação aos extratos que foram importados.
  • Observação: Para que os valores da linha "Diferença" sejam corretos, é necessário que no período selecionado na R112 (data inicial a data final) existam registros diários na R1140 dos extratos bancários referente a esse período. 
  • Observação: Para cada uma das coluna, os valores da linha "Diferença" corresponderão ao cálculo "Extrato real no Banco" - "Extrato no Movere".
  • Observação: Como data inicial do extrato o sistema irá considerar a data dos lançamentos daquele período.


____________


Importação de Retorno de Cobrança Bancária

  • Ainda na tela da grade principal, através do direito Importar retorno de Cobrança Bancária, o usuário poderá efetuar a visualização, importação, exclusão e auditoria de arquivos CNAB de retorno. O acesso a estas funcionalidades é feito através do botão Retorno de Cobrança Bancária, conforme a figura abaixo:



    Após clicar no botão descrito acima, o usuário poderá retornar à tela principal da R1140 clicando no botão Voltar, conforme a figura abaixo:


Importação de Retorno de Pagamentos Bancários

  • Ainda na tela da grade principal, através do direito Importar retorno de Pagamentos Bancários, o usuário poderá efetuar a visualização, inclusão, exclusão e impressão de retorno de pagamentos. O acesso a estas funcionalidades é feito através do botão Retorno de Pagamentos Bancários, conforme a figura abaixo:


Após clicar no botão descrito acima, o usuário poderá retornar à tela principal da R1140, clicando no botão Voltar, conforme a figura abaixo:


Importação de Retornos de Vendas nos Cartões


Através da tela principal da rotina R1140, o usuário também poderá efetuar a baixa de dos títulos originados de vendas no cartão. Para isso, o direito Retorno de vendas nos Cartões deverá estar liberado para a rotina R1140 (esta liberação é realizada pelas rotinas R697 e R696).


Com o direito liberado, o usuário passa a poder importar os arquivos de retorno da CIELO, REDA, Getnet e Safrapay, por meio da rotina R1140, conforme exibido na figura abaixo:



É importante ressaltar que, além de o direito mencionado acima estar liberado para a R1140, o usuário também deverá ao menos possuir permissão no direito Executar na rotina de importação desejada.


Exemplo: Para que o botão "Retorno CIELO" seja exibido na tela, o usuário deverá ter seu acesso liberado para o direito Retorno de vendas nos Cartões na rotina R1140, e para o direito Executar na rotina R850. 



Conciliação bancária para o banco 237 - Bradesco, 104 - Caixa Econômica Federal e 341 - Itaú Unibanco S.A.

  • É importante ressaltar que, para os bancos 237 - Bradesco, 104 - Caixa Econômica Federal e 341 - Itaú Unibanco S.A., a geração do arquivo .OFX possui algumas particularidades. Dentre elas:
    • Independentemente de a filtragem do arquivo se referir a uma data exclusiva, para estes três bancos, os arquivos sempre trazem lançamentos referentes a mais de uma data.
    • Esse comportamento faz com que o saldo final do arquivo .OFX traga um valor não compatível com o saldo final real do extrato. 
  • Para isso, a rotina conta com os seguintes recursos:
    • Para cada conta financeira do banco Bradesco Itaú ou Caixa, o usuário deverá lançar um saldo inicial fixo a partir da rotina R299. Esse saldo deve refletir o saldo real do extrato bancário.
    • A partir daí, os extratos devem ser importados na rotina R1140, sendo que a data do primeiro extrato (importado na R1140) deve ser a data em que o usuário fez o lançamento do saldo inicial fixo na R299.
    • Por fim, o MOVERE fará o cálculo do saldo final, de acordo com os lançamentos de crédito e débito identificados dentro do arquivo .OFX.
  • Observação: A rotina R1140 possui um direito para lançamento de saldos iniciais, que visa substituir a rotina R299.


Novidades:


A rotina passa a conter a ferramenta de conciliação bancária. Para maiores informações, consultar BC abaixo:

https://meajuda.moveresoftware.com/support/solutions/articles/27000062656--r1140-concilia%C3%A7%C3%A3o-banc%C3%A1ria


A partir da versão v4.587 foram adicionados os botões de Marcar/Desmarcar Todos para facilitar a marcação de todos os registros.


A partir da versão v4.618 foi adicionada a "Data de movimento" do Lançamento Financeiro, nas informações da transação já realizada no Extrato Movere.