Bloqueio de entrada de nota sem confirmar a mais de X dias

INTRODUÇÃO:


Este documento tem como objetivo realizar a restrição e alerta a usuários que lançaram notas de entrada que não foram confirmadas a mais de X dias, forçando o mesmo a resolver a pendência.


2. Configuração


Há dois processos distintos de bloqueios por notas de entrada pendentes de confirmação, e a forma de bloqueio escolhida é configurada no parâmetro por empresa [P882 - Forma de bloqueio por notas fiscais de entrada sem confirmação]. Formas possíveis:

  • Redirecionar todos usuários que possuem acesso a [R387 - Confirmação de Notas Fiscais de Entrada]
  • Alertar usuário que lançou a nota e bloquear o caixa do estabelecimento


Para que o MOVERE realize a validação das notas pendentes, é necessário configurar o parâmetro por empresa ou estabelecimento [P613 - Quantidade de dias que a nota fiscal de entrada pode ficar sem ser confirmada],

que a partir da versão 4.574, passa a ser considerado por empresa ou estabelecimento.


3. Forma: Redirecionar todos usuários que possuem acesso a [R387 - Confirmação de Notas Fiscais de Entrada]

Para que determinados usuários não sejam afetados por esta validação, configure o parâmetro por usuário [P788 - Não bloquear usuário por ter notas fiscais de entrada pendentes de confirmação na rotina 387].


3.1. Restrição de Usuário


Ao acessar qualquer rotina será validado pelo sistema se existem notas de entrada pendentes de confirmação com data de entrada menor que a quantidade de dias informado no parâmetro [P613 - Quantidade de dias que a nota fiscal de entrada pode ficar sem ser confirmada].

O usuário será alertado, quando houver notas que estiverem a dois dias do prazo configurado no parâmetro, sempre que acessar qualquer rotina do sistema.

Após o prazo o usuário será redirecionado automaticamente a rotina 387, até que não haja notas pendentes.



  • Somente serão alertados e redirecionados os usuários que possuem acesso a [R387 - Confirmação de Notas Fiscais de Entrada].
  • Usuários com o parâmetro por usuário [P788 - Não bloquear usuário por ter notas fiscais de entrada pendentes de confirmação na rotina 387] ativo, não terão seus acessos restringidos, podendo utilizar normalmente o MOVERE.
  • Somente serão validadas as notas de entrada do estabelecimento padrão do usuário.
  • O Administrador MOVERE não se enquadra na validação do parâmetro.



3.2. Regra


A validação do sistema contem a seguinte regra:

Hoje - [Data de Entrada] - [Quantidade de Dias Parâmetro 613]

21/05/2014 - 07/05/2014 -10 = 4

Caso o resultado for menor ou igual a dois o usuário será alertado.

Caso o resultado for maior que 0 (zero) o usuário será sempre direcionado a rotina 387.



3.3. Ignorando notas fiscais de um determinado fornecedor


Para ignorar notas fiscais de um determinado fornecedor, basta desmarcar o campo [Restrição de Acesso de Usuários com Notas de Entrada Pendentes de Confirmação?] existente na rotina [R93 - Fornecedores]. Assim, todas as notas fiscais deste fornecedor não serão mais consideradas neste processo de bloqueio de acesso.



4. Forma: Alertar usuário que lançou a nota e bloquear o caixa do estabelecimento


Caso deseje que o usuário seja redirecionado para a rotina [R387 - Confirmação de Notas Fiscais de Entrada] até que as notas sejam confirmadas é necessário ativar o parâmetro [P873 - Usuário é redirecionado para rotina especifica quando houver pendências lançadas por ele?].


4.1. Avisos e restrições


Caso o usuário tenha acesso a rotina [R387 - Confirmação de Notas Fiscais de Entrada] e o mesmo tenha lançado alguma nota cuja data de lançamento exceda o limite configurado no parâmetro [P613 - Quantidade de dias que a nota fiscal de entrada pode ficar sem ser confirmada] o mesmo será avisado sobre as notas a cada rotina que acessar:



Caso o usuário esteja com o parâmetro [P873 Usuário é redirecionado para rotina especifica quando houver pendências lançadas por ele?] ativo, o mesmo só poderá acessar as rotinas [R387 - Confirmação de Notas Fiscais de Entrada] e [R139 - Notas Fiscais de Entrada].


4.2. Notas de Transferência 


As notas de transferência também participam do bloqueio, porém possuem regras específicas, os dias que a nota pode ficar sem confirmação são configuráveis de acordo com a origem x destino da nota, podendo ter dias diferentes para dentro do mesmo município, dentro do estado e pra fora do estado. Os parâmetros de configuração são:

  • P879 - Quantidade de dias que a nota fiscal de transferência, realizada dentro do mesmo município, pode ficar sem confirmação?
  • P880 - Quantidade de dias que a nota fiscal de transferência, realizada dentro do mesmo estado, mas em municípios diferentes, pode ficar sem confirmação?
  • P881 - Quantidade de dias que a nota fiscal de transferência, realizada entre estados diferentes, pode ficar sem confirmação?

As notas de transferência somente serão validadas para os usuários que possuírem o parâmetro [P884 - Participa do bloqueio por notas de transferência] ativado através da rotina [R216 - Parâmetros por usuário].

Obs: As notas de transferência são validadas de acordo com o estabelecimento padrão do usuário e não pelo usuário do lançamento da nota, ou seja, se há uma nota de transferência pendente para a loja, todos os usuários da loja que possuem o parâmetro ativo serão redirecionados para a rotina [R387 - Confirmação de Notas de Transferência] até que a nota seja confirmada, excluída ou prorrogada. Entretanto, mesmo estando bloqueado, o usuário ainda pode acessar a rotina [R139 - Notas fiscais de entrada] para realizar alteração ou exclusão da nota.

Apesar de possuir regras específicas referentes a quantidade de dias, as notas de transferência somente são validadas se o parâmetro [P613 - Quantidade de dias que a nota pode ficar sem ser confirmada] estiver ativo e com valor maior que zero.


4.3. Bloqueio do caixa por notas pendentes de confirmação 


Buscando forçar a confirmação de todas as notas dentro do prazo correto, o encerramento do movimento financeiro na rotina [R266 - Encerramento de Movimento Financeiro] é bloqueado caso haja notas fiscais não confirmadas para o estabelecimento da conta financeira. Mensagem de bloqueio:



Obs: Notas de transferência ou notas lançadas por usuários que tenham o parâmetro [P873 - Usuário é redirecionado para rotina especifica quando houver pendências lançadas por ele?] ativo, NÃO são consideradas no bloqueio do caixa.


4.4. Prorrogar prazo para confirmação


Caso for necessário, é possível prorrogar o prazo de confirmação das notas fiscais de entrada, através do direito Prorrogar da rotina [R139 - Notas Fiscais de Entrada].

Para realizar a prorrogação da nota, deve ser configurado os seguintes parâmetros por usuário:

  • [P877 - Dias permitidos para prorrogar nota fiscal de entrada]
  • [P878 - Quantidade de vezes permitida para prorrogar a nota fiscal de entrada]

Com os parâmetros configurados, a nota pode ter o prazo para confirmação postergado de acordo com os valores informados nos parâmetros citados. Sendo assim, ao prorrogar é necessário informar a nova data dentro dos limites estabelecidos ao usuário, conforme mostrado a seguir: