Descrição
- Na entrada da notas através da [R139 - Entrada de notas fiscais] os itens podem possuir um tipo de uso definido na [464- Pedido de Compras], se assim estiverem, a contabilização é feita através da Conta Contábil do tipo de uso relacionado ao item da nota em questão. Desde que o evento contábil esteja configurado para utilizar a função de débito [20 - Tipo de Uso] e função de crédito [4 - Portador].
- Na geração/saída de notas através da [R419 - Venda no varejo] pode-se contabilizar o tipo de uso, para isto o orçamento deve ser gerado através de um pedido de compra para consumo, além de satisfazer as configurações descritas abaixo. Além disso, o evento contábil deve estar configurado para utilizar a função de crédito [20 - Tipo de Uso].
- No histórico contábil, é exibido qual foi o tipo de uso utilizado.
Recontabilização
A recontabilização, que é acessada através da [R892 - Recontabilização das NF de Entrada] também poderá ser feita respeitando a conta contábil quando utilizada a contabilização por Tipo de Uso.
Para isto, os seguintes parâmetros/configurações deve satisfazer os itens abaixo:
Configurações
Para ser possível esta contabilização através do tipo de uso, os seguintes parâmetros/configurações deve satisfazer os itens abaixo:
- O Parâmetro [P957 - Utiliza Tipo de Uso] deve estar ativo.
- O Evento contábil deve utilizar a função contábil [20 - Tipo de uso]
- Para notas de entrada função débito [20 - Tipos de Uso] e função crédito [4 - Portador]
- Para notas de consumo, geradas a partir de um pedido de compra, função de crédito deve ser [20 - Tipos de Uso].
- Deverá ter a opção Utiliza Tipo de Uso marcada na [R117 - Entrada/Saída].
Exemplo de um DET com tipo de uso: