Objetivo


Com o objetivo de reduzir o número de cadastros de itens com NCM errado, bem como a entrada de notas fiscais com o NCM incorreto, o MOVERE disponibiliza o recurso de validação de NCM, conforme configurado na linha de itens. 



Configurações


Para que o sistema valide o NCM, é necessário configurar a linha do item, com os 4 primeiros dígitos do NCM, se precisar informar mais de um padrão de 4 dígitos, estes devem estar separados por ";" Exemplo: 9999;9998;99994;5522 . Para isso acesse a rotina [R178 - Linhas de Itens] e preencha o campo [Primeiros Dígitos NCM para Validação:], conforme exemplo a seguir:



Para que a rotina [R1073 - Central Fiscal] valide o NCM, é necessário também, que a entrada/saída utilizada na entrada da nota fiscal esteja com a opção [Validar NCM?] marcada na rotina [R117 - Entradas / Saídas]:



R1073 - Central Fiscal


Caso a linha do item esteja configurada, e a entrada/saída da nota também esteja, ao abrir a conferência da nota na rotina [R1073 - Central Fiscal] o sistema irá exibir em vermelho os NCM's que não estejam de acordo com o configurado na linha do item, ou que não exista cadastrado na rotina [R873 - Códigos de NCM/SH]


Ao posicionar o mouse em cima do NCM, o sistema irá exibir o motivo do erro. Caso haja algum item nessa situação a rotina irá exigir que o atendente insira ao menos um Erro Fiscal, mesmo que a nota for confirmada. 




R130 - Itens



Ao acessar o direito [Alterar via Excel], é possível verificar quais itens estão com NCM inválido. Para isto basta preencher os filtros desejados e marcar a opção [Somente Itens com NCM Inválido], conforme destaque:




Ao exportar a planilha de itens, será possível visualizar o NCM do mesmo através da planilha:




Caso o NCM esteja em desacordo com o campo [Primeiros Dígitos NCM para Validação] definido na rotina [R178 - Linhas de Itens], não será possível efetivar a alteração do registro. 


Para melhor entendimento, será apresentada uma planilha com os registros que não puderam ser importados:







R630 - Itens Simplificado



Ao realizar o cadastro de um novo item a partir de um item base através da [R630 - Itens Simplificado], caso o cadastro do item base possua um NCM divergente da sua linha de itens, não será possível utilizar o mesmo para replicar as informações para cadastrar um novo item. Desta forma, a seguinte mensagem será exibida:



Como conferir os cadastros existentes?



Para verificar o cadastro do NCM junto ao item e linha de itens, basta ter a informação do NCM e linha do item, ambas podem ser obtidas através do direito [Alterar via Excel] a partir da rotina [R130 - Itens]:




De posse dessas informações, basta acessar a rotina  [R178 - Linhas de Itens], consultar a respectiva linha do item desejadoe verificar o campo [Primeiros Dígitos NCM para Validação] para conferir o cadastro existente: