1. Objetivo


Com o objetivo de facilitar o processo realizado na rotina [R695 - Alteração de Preço de Peças], foi criado a rotina [R1137 - Alteração de Preços em Lote], dessa forma é possível exportar uma planilha com os itens, conforme filtro, realizar a alteração, e reimportar no sistema. 


2. Exportando a planilha para alteração


Ao acessar a rotina [R1137 - Alteração de Preços em Lote], basta informar os filtros desejados e clicar no botão [Exportar Planilha de Preços], é obrigatório informar um estabelecimento base, a tabela de preço base e a embalagem dos itens. 


A partir da versão 4.548 o Movere passa a permitir a seleção de múltiplas embalagens no campo embalagem de venda.


Dessa forma será gerado a planilha para alteração:




3. Importando a planilha



Após fazer as alterações necessárias, basta realizar o upload na planilha e iniciar a alteração:


Agora é só acompanhar o status da importação:



4. Cálculos


Para o cálculo do preço, que é igual ao realizado na rotina [R695 - Manutenção para Alteração de Preço de Peças] são considerados 4 informações: 

  • Custo de compra: informado na planilha na coluna Custo
  • Percentual de Margem: informado na planilha
  • Percentual de ICMS: informado na planilha
  • Percentual de Imposto de Renda: informado na rotina [R425 - Parâmetros de Custos e Preços]


Valores calculados:

  • Custo de Reposição: Custo de Compra + Valor ICMS + Valor de IR. (Obs: o valor de ICMS compõe a base de cálculo para o valor de IR.)
  • Valor da Margem: Custo de Reposição * (Percentual da Margem / 100)
  • Preço de Venda: Custo de Reposição + Valor da Margem


Obs: é possível informar vários estabelecimentos e várias tabelas de preço para alteração, basta separar por ponto e vírgula os códigos desejados. 


5. Utilizando o Custo de Reposição como base


Por padrão o custo utilizado como base para os cálculos é o custo de compra, porém, caso queira utilizar o custo de reposição como base, basta ativar o parâmetro [P1052 - Considerar o Custo de Reposição para formação de preço na R1137] na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa]

Com o parâmetro ativo, o sistema irá calcular o custo de compra e preço de venda com base no custo de reposição e demais informações descritas no item anterior. 


  • Coluna Custo do relatório exibi custo cadastrado para item na rotina R233 - Alteração de Preço por Item


OBS: Ao ativar  parâmetro [P1052 - Considerar o Custo de Reposição para formação de preço na R1137]  o valor custo de reposição  só terá efeito na base de calculo e não será exibido na coluna custo da R1137.