Objetivo


A geração das informações do bloco K do Sped EFD ICMS/IPI é destinado a prestação de informações mensais da produção e respectivo consumo de insumos, bem como do estoque escriturado, relativos aos estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal e pelos atacadistas, conforme manual v3.0.1 do Sped EFD ICMS/IPI.


No MOVERE [até a versão v4.426] foi feita enviando apenas o cabeçalho da mesma, sempre indicando que não há movimento [IND_MOV = 1 -- Bloco sem dados informados].


A partir da versão [v4.427] do MOVERE, está disponível o processo de geração do bloco K, exclusivamente, quando solicitado a geração na tela da rotina [R698 - Sped Fiscal].



A partir da versão [ v4.519 ] do MOVERE, está disponível a seleção da natureza dos itens a serem enviados pelo bloco K200. Para utilizar basta selecionar o campo Gera dados do bloco K200, e selecionar a natureza dos itens.

 

 

Blocos Atendidos


O sistema está preparado para gerar os seguintes blocos:

  • K001
  • K100
  • K200



Bloco K200


Para geração deste bloco, deve ser utilizado o relatório [R844 - Saldo de Estoque na Data], lembrando que para a consulta da informação do saldo final via relatório, deverá ser utilizado a data posterior a data final do Sped, ou seja, se o Sped for gerado do dia 1 ao dia 31 de outubro, a conferência via relatório deve ser feita no dia 1 de novembro.


Outra questão que deverá ser levada em consideração é que são enviados as informações de saldo dos itens apenas do depósito padrão, que é configurado na rotina [R135 - Itens/Estabelecimento].