Esta rotina permite realizar manutenção de segmentos de cliente para segmentar os clientes para os itens. Se trata do segmento de mercado relacionado ao cliente.


Para realizar a manutenção, basta acessar a rotina [R964 - Segmento de Clientes], onde é possível realizar o cadastro básico e definir cores por segmento de cliente. 




O segmento de cliente é utilizado nas rotinas [R130 - Itens], [R630 - Itens Simplificado] e [R220 - Consulta de Preços]. Para que o processo seja habilitado, basta ativar o parâmetro [P0936 - Utiliza processo de segmento de clientes?] na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa].



[R130 - Itens] - Aba Segmentos



Com o parâmetro ativo, uma nova aba estará disponível com as seguintes informações para segmentar os itens:


Obs:. 

    - O campo [Segmento de Negócio], que originalmente faz parte da aba Dados Complementares, passa a compor somente a aba Segmentos quando ativado.

    - O campo %Share define o percentual de carros que usam Pirelli.



Ao marcar a opção [Utiliza % Margem Mínima/Segmento de Venda por Item?], será exibida uma grade com todos os segmentos de venda ativos cadastrado para realizar a definição do % de margem mínima por segmento de venda do item:


Importante: Caso esta opção esteja marcada, é necessário configurar todas as margens mínimas por segmento, pois os valores de margem serão baseados no que for configurado nesta aba.


Desta forma, ao vincular um item na rotina [R419 - Vendas Varejo] em que as informações de margem mínima por segmento de venda estejam preenchidas na [R130 - Itens], será considerado o valor informado para validar a margem de lucro mínima. Caso o valor seja menor que a margem definida, será exibida a seguinte mensagem:



O preço de venda mínimo é definido de acordo com a seguinte fórmula: (custo reposição * (1 + margem de lucro mínima / 100))



[R220 - Consulta de Preços] - Aba Item



Quando o parâmetro por empresa [P936 - Utiliza processo de segmento de clientes?] estiver ativo, a rotina de consulta de preço terá a classificação por cor de segmento de cliente, juntamente com a informação de [Share]. Sendo assim, as legendas podem ser facilmente visualizadas conforme demonstrado a seguir:



Obs 1:. A segmentação de itens e a definição de [Share] são cadastradas através da rotina [R130 - Itens], pela aba Segmentação.


Obs 2:. Quando o parâmetro estiver inativo, não estarão disponíveis na rotina de consulta de preço as informações de segmento de cliente. 



Ao clicar em simulação, e alterar o preço do cliente, o sistema irá demonstrar o percentual e valor de saldo do acumulado mensal referente ao segmento de cliente, além do percentual e saldo referente a simulação da venda atual. 


Para que o saldo seja demonstrado, é necessário que as seguintes configurações sejam atendidas:

  1. A linha do item deve estar com a opção [Calcula Margem Mínima por Segmento de Cliente?] marcada na rotina [R178 - Linhas de Itens].
  2. O item deve possuir o segmento de cliente configurado.
  3. O tipo de preço escolhido na [R220 - Consulta de Preços] deve ser varejo


Os valores de saldo, são calculados com base no % de Margem Mínima do Item, configurada no segmento Varejo



[R630 - Itens Simplificado]



Quando o parâmetro por empresa [P936 - Utiliza processo de segmento de clientes?] estiver ativo, a rotina [R630 - Itens Simplificado], terá em seu cadastro os campos de Segmento de Negócio, Segmento de Itens, Subsegmento de Itens, Segmento de Ciente, % Margem Mínima e definições de margem por Segmento de Venda, conforme demonstrado a seguir:




Os campos destacados são visíveis, obrigatórios e podem herdar as respectivas informações do item base, porém, apenas quando o parâmetro citado estiver ativo, caso contrário, não será possível cadastrar estas informações a partir de um item base.