Introdução


Este documento tem o intuito de instruir e demonstrar o processo relativo ao pagamento de títulos em lote, de forma a simplificar os pagamentos com mais agilidade, praticidade e segurança.


Escopo


Os pagamentos de vários títulos de forma automática, organizada e segura pode ser feito através do processo de autorização de pagamento, chamado de borderô. Esse processo é ativo pela [R29 - Parâmetros por Empresa] o parâmetro 928 - Utiliza Processo de Borderô.

Caso o parâmetro estiver desativado, o processo de borderô não será habilitado, e os direitos de acesso da [R907 Central de Autorização de Pagamento - Borderô] será bloqueado para liberação dos mesmos.



 

Filtros Utilizados Nas Abas


Todos os filtros utilizados na Central de Pagamentos são compartilhados com todas as abas existentes, evitando a adição do mesmo filtro em cada aba. Os filtros são desbloqueados de acordo com a aba selecionada, induzindo o usuário a utilizar somente os filtros relativos aquela aba. Conforme abaixo:


A aba Título tem os seguintes filtros:

  • Condição de Pagto.: Responsável por filtrar as condições de pagamentos cadastradas na [R567 - Condições de Pagamento de Compra], como: A vista, Boleto, etc.
  • Portador: Filtra os portadores utilizados no pagamento de títulos.
  • Fornecedor: Filtram os fornecedores dos títulos para pagamentos
  • Data Vencimento: Filtra a data de vencimento dos títulos, num intervalo de data inicial e final.
  • Valor Título: Filtra por valor monetário inicial e final, trazendo títulos compreendidos nesse intervalo
  • Tipos Pagamento: Filtra por tipo de pagamento, como: Boleto Bancário, Dinheiro, DARF, etc.
  • Estabelecimento: Filtra os títulos pelo estabelecimento de origem.
  • Título: Filtra pelo número do título da conta a pagar.
  • Previsão Pagamento: Filtra pelo previsão de pagamento cadastrada na geração do título.


As abas Borderôs Não Autorizados, Borderôs Autorizados e Borderôs Gerado Remessa tem os seguintes filtros:

  • Data Vencimento: Filtra pela a data de vencimento do borderô informado nas aba Borderôs Não Autorizados, essa data é filtrada pelo o intervalo de datas.
  • Valor Borderô: Filtra por valor monetário inicial e final, trazendo borderôs compreendidos nesse intervalo
  • Estabelecimento: Filtra os Borderôs pelo estabelecimento de origem.
  • Status Borderô: Filtra pelo status a que se encontra o borderô, como: .Aguardando Autorização, Autorizado, Cancelado, etc.


Títulos


Na primeira aba chamada de  Títulos serão apresentados somente os títulos confirmados na [R104 - Confirmação de Títulos a Pagar], e que não foram vinculados a nenhum documento borderô.  Para montar o borderô é necessário selecionar os títulos nos quais irão pertencer aquele documento, informar a conta financeira no campo Conta Financeira, e acionar o botão Gerar Borderô, Conforme figura abaixo 



Borderôs Não Autorizados


Na segunda aba que chama Borderôs Não Autorizados, serão selecionados os documentos que podem ser autorizados mediante aprovação. O borderô nesse momento tem o status Aguardando Autorização. A data de vencimento é uma previsão de quando será pago o borderô. Ao efetuar o pagamento do borderô, todos os seus títulos relacionados ao mesmo, serão quitados. 



Cancelar Autorização de Pagamento


Na aba Borderôs Autorizados, tem o direito Cancelar Autorização que cancela vários documentos selecionados, liberando assim, os títulos que estão vinculados ao documento borderô





Botão Encaminhar para Pagamento


Todos os documentos borderôs que estão na aba Borderôs Autorizados, podem ser encaminhados para pagamento ou cancelados a autorização. Ao serem encaminhados para pagamento, através do botão Encaminhar para pagamento os borderôs ficarão disponíveis na aba Borderô à Pagar/Pagos.


Aba Borderôs à Pagar/Pagos


Nesta aba será listado os borderôs com status de Aguardando envio para pagamento e Remetido ao Banco ou conforme filtro status, e com isso já estarão disponíveis para gerar a remessa e consequentemente prontos para envia-los ao banco. Conforme figura abaixo:



Geração de remessa


Para realizar a geração de remessa basta selecionar os borderôs que serão enviados e clicar no botão [Gerar Remessa].


Uma nova janela será exibida com as informações dos títulos que foram inseridos no borderô. Após confirmadas todas as informações, basta clicar no botão [Salvar]. 


Após isso a remessa será exibida na [R692 - Remessa de Títulos a Pagar], onde será possível realizar a manutenção e gerar o arquivo magnético.


Manutenção de Borderô


Ao acessar a aba Borderôs Não Autorizados, terá o botão Manutenção, que permitirá a manipulação dos títulos do borderô, para isto basta selecionar um borderô na lista e clicar no botão em questão. Conforme imagem abaixo:



Na Manutenção de Borderô é possível incluir títulos no borderô selecionado se houver o direito 322 - Incluir Títulos Borderô ativado, e/ou excluir títulos do borderô selecionado se houver o direito 323 - Excluir Títulos Borderô ativado. Se a ação for excluir, basta selecionar os títulos e clicar no botão Excluir, conforme imagem abaixo: 



Se a ação for incluir, basta clicar no botão Incluir e pesquisar os títulos desejados, seleciona-los e inseri-los na lista, finalizando a ação com o botão Fechar, conforme imagem abaixo:



Impressão dos Borderôs não Autorizados (relatório sintético e analítico)


Ao acessar a aba Borderôs Não Autorizados, poderá ser feita a impressão dos borderôs, para isto basta selecionar um ou mais registros de borderô e em seguida marcar a opção "Sintético" ou "Analítico", e depois clicar em Imprimir. Conforme pode ser visto na imagem abaixo:






Impressão dos Borderôs Autorizados (relatório sintético e analítico)


Semelhantemente à impressão do relatório de borderôs Não Autorizados, ao acessar a aba Borderôs Autorizados, poderá ser feita a impressão dos borderôs, para isto basta selecionar um ou mais registros de borderô e em seguida marcar a opção "Sintético" ou "Analítico", e depois clicar em Imprimir. Conforme pode ser visto na imagem abaixo:



Impressão do Espelho do Borderô


Ao acessar manutenção do Borderô selecionado, poderá ser feita a impressão do espelho, para isto basta clicar em Imprimir Espelho. Conforme pode ser visto na imagem abaixo:



Rotinas que serão afetadas ao ativar o parâmetro "928 - Utiliza Processo de Borderô"


Ao ser utilizado o processo de borderô ativado pelo o parâmetro 928 - Utiliza Processo de Borderô, as seguintes rotinas sofrerão impacto de comportamento:


[R247] - Títulos a Pagar - Não permitirá a alteração ou exclusão de títulos que compõe algum borderô na [R907 Central de Autorização de Pagamento - Borderô]


[R322] - Troca de Títulos a Pagar - Com a opção Não Incluir Títulos Pertencentes a Borderôs marcada e clicando em Localizar Títulos, virá somente títulos que não compõem borderô. Mas caso  esta opção não esteja marcada e clicando em Localizar Títulos, virá todos os títulos independentes de borderô, porém não será possível adicionar (Inserir Títulos) títulos de borderô para alteração.


[R817] - Alteração de Portador e Vencimento de Títulos a Pagar - Com a opção Não Incluir Títulos Pertencentes a Borderôs marcada e clicando em Localizar Títulos, virá somente títulos que não compõem borderô. Mas caso  esta opção não esteja marcada e clicando em Localizar Títulos, virá todos os títulos independentes de borderô, porém não será possível adicionar (Inserir Títulos) títulos de borderô para alteração.


[R703] - Geração de Financiamentos - Com a opção Não Incluir Títulos Pertencentes a Borderôs marcada e clicando em Localizar Títulos, virá somente títulos que não compõem borderô. Mas caso  esta opção não esteja marcada e clicando em Localizar Títulos, virá todos os títulos independentes de borderô, porém não será possível adicionar (Inserir Títulos) títulos de borderô para alteração.


Seleção de Borderô na [R692 - Remessa de títulos à pagar]


O acesso a funcionalidade da seleção dos borderôs só será apresentada ao cliente se for habilitado o parâmetro 928 - Utiliza Processo de Borderô na R29. Na composição da remessa de títulos à pagar, pode-se selecionar além da pesquisa de títulos os itens já separados nos borderôs.  Para isto informe a conta financeira, e então basta pesquisa-los ao clicar no botão "Localizar Borderôs" conforme figura abaixo.



Após isto pesquisar e selecionar os itens conforme figura abaixo:




Ao inserir e fechar o formulário, os itens serão adicionados na lista de remessa, vale lembrar que a alteração da data de pagamento dos títulos não poderá ser feita, para isto pode-se fazer a manutenção destes títulos e vencimento na rotina R907 uma vez que as datas de pagamento apresentadas é a própria data de vencimento do borderô selecionado na função "Localizar Borderôs".



Ao clicar em "Salvar", uma nova remessa estará pronta para utilização conforme a figura abaixo: