[R419] Validação da pré-nota


O Movere irá realizar uma pré analise das tributações, do cadastro do cliente e das regras contábeis.

Com o intuito de evitar cadastros errados e transtornos na apuração, como também ao cliente. 


Validações das informações do cliente na [R43 - Clientes]


Caso o parâmetro [922 - Utiliza as validações da pré-nota na [R419] ?] esteja ativo na rotina [R29 - Parâmetros por empresasou na rotina [R33 - Parâmetros por estabelecimento], será validado na rotina [R419 - Vendas no varejo] as seguintes  informações: 


  • Existe conta contábil no cadastro cliente?
    A conta contábil deverá ser regularizada na rotina [R43-Clientes], na aba dados fiscais, caso o cliente esteja cadastrado sem conter a informação.

  • Está marcado como substituto de ISSQN? está preenchido a inscrição municipal?
    Caso o cliente esteja marcado como substituto de ISS na rotina [R43-CLientes], na aba dados fiscais, e não esteja com a inscrição municipal preenchida na aba inscrição municipal, o cadastro do cliente deverá ser regularizado.

  • Na aba DADOS FISCAIS, o cliente é órgão público?
    Caso, o cliente esteja marcado como orgão público, o sistema validará se o mesmo realmente é orgão público através da natureza jurídica automaticamente, e caso não seja, será solicitado a correção do cadastro deste cliente na rotina [R43-Clientes].

  • Os campos Segmento da venda e Grupo na aba Comerciais/Financeiros estão preenchidos?
    Caso o cliente esteja sem as informações segmento de venda e grupo na aba comerciais/financeiros na rotina[R43-Clientes], será solicitado pelo sistema que sejam preenchidos estes dados.

  • O Cliente é Produtor Rural?
    Caso o cliente seja produtor rural o sistema validará se o mesmo possui inscrição estadual, caso não tenha inscrição estadual cadastrada, será solicitado a atualização do cadastro na [R43-Clientes].

  • O Endereço cadastrado do Cliente, confere com o do CNPJ?
    O sistema irá validar, se o endereço do cliente está cadastrado corretamente nacaso não esteja, o sistema irá solicitar a correção do cadastro na [R43-Clientes].

  • O CEP cadastrado para o cliente é válido?
    Caso o cep seja inválido ou não pertença ao município do cadastro do cliente, o sistema irá validar a informação e solicitar, caso esteja cadastrado incorretamente, que seja corrigido na [R43-Clientes] na aba [Dados Básicos] o cep do cliente.

  • O Cliente tem o CPF válido?
    Antes de concluir uma venda nova, o sistema irá validar se se o CPF do cliente está válido, caso não esteja cadastrado corretamente será necessário a correção do cadastro na [R-43 Clientes].

  • O Cliente é Contribuinte ou Consumidor Final?
    Todo cliente  pessoa jurídica do ramo de atividade industrial ou comercial e que possua Inscrição Estadual o sistema irá validar se o mesmo é contribuinte, os demais ramos de atividade ou clientes sem inscrição estadual o sistema irá validar se o mesmo é consumidor final. Também será validado se o cadastro na [R43-Clientes], na aba Dados Fiscais, o campo Atividade está preenchido corretamente, caso não esteja, será solicitado a correção do cadastro do cliente na [R43 -Clientes].


Validações Fiscais na [R117 - Entradas e Saídas]


  • Como será validado o CFOP? 
    Caso o cliente estiver no mesmo estado do estabelecimento emitente do documento fiscal , o CFOP deverá ser iniciado com 5, se o mesmo estiver fora do estado do estabelecimento o CFOP deverá ser iniciado com 6, e também se o cliente for consumidor final , e estiver fora do estado do estabelecimento, deverá estar no CFOP 6108. Caso as informações estejam incorretas será necessário validar essas informações no direito parâmetros na [R117 - Entradas e Saídas].

Além disto outras validações também são feitas, são elas:

  • Se o cliente for consumidor final, dentro do estado, é verificado se o CFOP é o 5102 para peças quando o estado é Goiás.
  • Se o cliente for consumidor final, dentro do estado, é verificado se o CFOP é o 5405 para pneumáticos quando o estado é Goiás.
  • Se o cliente for consumidor final, dentro do estado, é verificado se o CFOP é o 5405 para todos os produtos exceto lubrificantes para o estado do Mato Grosso.
  • Se o cliente for consumidor final, dentro do estado, é verificado se o CFOP é o 5656 para lubrificantes em todas as unidades federativas.
  • Se o cliente for consumidor contribuinte, para fora da unidade federativa, é verificado se o CFOP para pneumáticos é o 6404.
  • Se o cliente for consumidor contribuinte, para fora da unidade federativa, é verificado se o CFOP para peças é o 6102.





Validações Fiscais dos itens na [954- Regras Tributárias]


  • Como será validado o NCM?
    A [R419 -Vendas no Varejo] irá validar, se o NCM do produto é válido e caso não tenha os 8 dígitos , será alertado para que o cadastro seja corrigido na [R130- Itens] na aba Fiscal. Caso o esse NCM não esteja cadastrado no sistema, será solicitado o cadastro do mesmo através da [R873 - Códigos de NCM/SH].

  • Como será validado a Natureza do item?
    A natureza do item será validada na [R419 -Vendas no Varejo], será tomado como referência o cadastro da [R954 - Regras Tributárias] , caso a natureza do item no momento da venda esteja diferente da regra tributária, será solicitado a correção na [R135- Itens/Estabelecimento] na aba Dados Básicos.

  • Como será validado o CST/PIS?
    O CST/PIS será validado também na [R419 -Vendas no Varejo], será tomado como referência o cadastro da [R954 - Regras Tributárias] , caso o CST/PIS esteja diferente do que está cadastrado na regra tributária, será solicitado a correção na [R135 - Itens/Estabelecimento] na aba PIS/COFINS.

  • Como será validado a condição de ICMS?
    A condição de ICMS será validada na [R419 -Vendas no Varejo], será tomado como referência o cadastro da [R954 - Regras Tributárias] , se a condição de ICMS não for a mesma cadastrada na regra tributária, será solicitado a correção na [R135 - Itens/Estabelecimento] na aba ICMS/ISS.

  • Como será validado a alíquota de ICMS?
    A alíquota de ICMS será validada na [R419 -Vendas no Varejo], será tomado como referência o cadastro da [R954 - Regras Tributárias] , se a alíquota de ICMS não for a mesma cadastrada na regra tributária, será solicitado a correção na [R135 - Itens/Estabelecimento] na aba ICMS/ISS.


  • Como serão validados a alíquota do PIS e alíquota Cofins?
    Serão validados, os campos alíquota PIS e alíquota Cofins dos itens, na [R419 - Vendas no Varejo], ao efetuar uma venda, o sistema irá verificar se a alíquota PIS e alíquota COFINS, cadastradas na  [R135 - Itens/Estabelecimento] são equivalentes aos dados que estão cadastrados na regra tributária na [R954 - Regras Tributárias], caso estejam diferentes da regra será solicitado a correção do cadastro na [R135 - Itens/Estabelecimento]. 

  • Como será validado o CST?
    Para o CST, o sistema seguirá a seguinte regra para validação :

    º 60 para vendas dos produtos da substituição tributária dentro do estado.
    º 10 para vendas dos produtos da substituição tributária fora do estado.
    º 41 para vendas de lubrificantes.
    º 00 para produtos tributados normalmente pelo o ICMS.