Objetivo


Esta documentação visa demonstrar os passos a serem seguidos para configuração e execução do processo de geração de orçamentos de consumo.


Configuração


Para utilização, é necessário realizar a configuração do parâmetro [P911 - Utiliza geração de orçamento de consumo a partir de pedidos de compra?] na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa] e a configuração das entradas/saídas na rotina [R117 - Entradas e Saídas].


É necessário que sejam criadas duas entradas/saídas para gerenciamento dos itens consumidos, na rotina [R117 - Entradas e Saídas].



O campo [Aceita Somente Itens de Consumo] terá influência na rotina [R464 - Pedidos de Compras], quando o campo estiver marcado, será permitida a inclusão de itens apenas com a natureza Consumo, conforme as rotinas [R135 - Itens/Estabelecimento] ou [R130 - Itens]. 


Caso o campo [Aceita Somente Itens de Consumo] esteja desmarcado, será permitida a inclusão de itens apenas com natureza diferente de Consumo.


Para que esta entrada/saída permita a geração de orçamentos de consumo, é necessário realizar a configuração dos seguintes campos:



A opção [Gera Orçamento de Consumo?] está disponível apenas para entradas. Ao marcar esta opção, o campo [E/S do Orçamento de Consumo] passa a ser obrigatória. Esta E/S que será utilizada no orçamento gerado.


Para geração do orçamento de consumo é necessário que o usuário possua o direito [Gera Orçamentos de Consumo].


Utilização


A utilização é simples, basta acessar a rotina [R464 - Pedidos de Compras] e criar pedidos utilizando as E/S de entrada que foram configuradas.



A inclusão dos itens será considerado a natureza dos mesmos, conforme a opção da entrada/saída definida acima.


Geração do Orçamento de Consumo


Ao salvar um orçamento, que não esteja pendente de nenhuma liberação, o orçamento é gerado automaticamente. 

Já nos orçamentos que ficam pendentes de liberação, basta clicar no direito [Liberar] da rotina [R464 - Pedidos de Compras] e marcar o campo [Gera Orçamento de Consumo?], ao liberar o pedido de compra, o orçamento será criado fechado ou pendente de liberação de estoque na [R444 - Movimentação de Estoque].



Ao liberar o pedido de compra, será exibida uma mensagem indicando qual o número do orçamento de consumo gerado:



Caso algum dos itens não tenha estoque disponível para atender o pedido/orçamento de consumo, ou seja, a quantidade de itens solicitados no pedido não é suficiente quanto ao estoque, não é possível realizar a abertura ou liberação do pedido de consumo. Sendo assim, será exibida a seguinte mensagem com as informações respectivas dos itens:



A geração do orçamento não faz cálculos de retenção de itens, assim como, também não gera informações financeiras, visto que a emissão desta nota interna visa apenas realizar o consumo interno dos itens, para controle de estoque e fiscal.


Obs: O fornecedor do pedido deve estar cadastrado como cliente no sistema, pois o mesmo será utilizado como cliente do orçamento. 


Atualização de status do pedido de compra conforme modificação do orçamento


Ao realizar a geração da nota do orçamento de consumo, o pedido terá seu status atualizado para Finalizado.

Ao realizar o cancelamento do orçamento o pedido de compra será marcado como Rejeitado no controle administrativo e terá seu status alterado para em Aberto, podendo ser gerado outro orçamento do mesmo. 


Visualização do pedido de compra no DET da Nota Fiscal


Ao realizar a geração da nota do orçamento de consumo, no DET da rotina [R232 - Notas Fiscais de Saída] é possível visualizar o pedido de compra que gerou o orçamento de consumo, bem como os dados do controle administrativo se houver. 




Bloqueio de alteração do pedido de compra


Não é possível realizar alteração de pedidos que tenham orçamentos de consumo. Para realizar a alteração do pedido, é necessário que o orçamento de consumo vinculado a ele, seja cancelado na rotina [R419 - Vendas Varejo]. Caso o orçamento estiver na [R444 - Movimentação de Estoque], o mesmo deve ter seu estoque reintegrado.