Introdução


A Importação do Extrato Eletrônico GETNET tem por objetivo localizar, baixar, gerar movimentos financeiros e contabilizar os títulos gerados pelas vendas realizadas com a utilização de cartão de crédito via integração com a Getnet Auttar.


Escopo


A rotina [R1091 - Manutenção de PV´s por Contas Financeiras], faz o relacionamento do PV com a conta financeira para baixa dos arquivos de retorno da GETNET.

A rotina [R795 - Importação de Extrato Eletrônico GETNET], faz a importação manual dos arquivos de remessa, localizando, baixando, gerando movimentos financeiros e contabilizando os títulos gerados pelas vendas realizadas com a Rede.


Cada arquivo disponibilizado pela GETNET possui todas as operações, porém, o tratamento é feito apenas para as seguintes operações:

  • Crédito;
  • Débito;
  • Adiantamentos;


Códigos de Autorização


Para o bom funcionamento deste processo, é necessário que o NSU (Número Sequencial Único)/ CV (Comprovante de Venda) seja captado durante a venda (R657) para que este seja registrado no campo [Nosso Número] dos Títulos a Receber durante o faturamento. No comprovante de venda que a GETNET emite ao passar o Cartão de Crédito/Débito, se o MOVERE solicitar o "Código de Autorização", informe o campo "CV" (Comprovante de Venda) que está no Comprovante de Venda que foi impresso.



Importação do Extrato Eletrônico GETNET


Para a importação dos arquivos, o usuário deverá ter acesso a rotina [R795 - Importação do Extrato Eletrônico GETNET]. Ao acessar o direito Novo, será exibido a seguinte tela:



Basta selecionar um arquivo texto gerado pela Getnet, com layout de 400 posições por linha e clicar no botão [ Carregar Arquivo ].


O formato do arquivo getnet é arquivo txt.  



O sistema irá exibir uma grade contendo os títulos que foram localizados no sistema e serão processados, assim como, uma grade contendo as informações do arquivo que não foram vinculadas corretamente no sistema.




Atualmente a rotina irá baixar os pagamentos informados no arquivo, tanto para as operações de débito quanto para as operações de antecipação de crédito, porém, para que as antecipações funcione corretamente, todos os registros de crédito devem ser importados anteriormente, para que seja possível identificar os títulos vinculados aos cartões.


Para identificar qual o tipo da informação de cada registro, foi incluída nas grades de títulos a informação de [Tipo de Pagamento], que pode ser:

  • Pagamento Normal: Recebimento natural de um título de crédito/débito devido ao vencimento da operação;
  • Previsão de Pagamento Futuro: Uma indicação de recebimento de crédito, porém, com recebimento numa data futura;
  • Antecipação de Crédito: Recebimento adiantado de um pagamento futuro;


Apenas ao clicar em [ Salvar ] que a rotina irá processar os títulos encontrados, fazendo os devidos tratamentos.


Informações Sobre a Importação


A rotina irá exibir dois grupos de informações, sendo:

  • Arquivo: Contém informações extraídas diretamente do arquivo informado, tal como deverá ser lido e interpretado pelo sistema;
  • MOVERE: Exibe as informações já processadas do arquivo lido;



Os números entre colchetes [ ] indicam a quantidade de linhas ou registros relacionados com as informações;


As informações acima estão disposta em grupos, sendo:

  1. Totais estruturais do arquivo: Serão exibidas informações lidas e as informadas diretamente no arquivo;
  2. Total por Tipo de Pagamento: Serão exibidos o total de operações por tipo de pagamento, por mais que a rotina [R795 - Importação do Extrato Eletrônico GETNET] não trate estes casos;
  3. Totais de Antecipação: Poderá ser exibido total antecipado e antecipações sem comprovante, ou seja, as antecipações que estão declaradas no arquivo, porém, não foi importado um arquivo anterior com as informações de [Previsão de Pagamento Futuro];
  4. Totais de taxas; Poderá ser exibido o valor total das taxas referente ao pagamento normal e as antecipações, lembrando que estes valores não são informados por comprovante de TEF, mas, por operação, desta forma, transações que envolvem dois ou mais cartões terão este valor rateado para cada comprovante gerado;
    • IMPORTANTE! SOMENTE SERÁ BAIXADO E CONTABILIZADO O VALOR DAS TAXAS REFERENTE AOS COMPROVANTES LOCALIZADOS E QUE ESTÃO SENDO BAIXADOS. DESTA FORMA DEPOIS DE FEITO O RATEIO POR COMPROVANTE, AQUELES QUE NÃO FORAM ENCONTRADOS OS DEVIDOS TÍTULOS NO MOVERE, NÃO TERÃO O VALOR DA TAXA LANÇADA E CONTABILIZADA devendo ser lançado de forma manual.
  5. Total por Arquivo: Será apresentado simplesmente a soma de todas as operações, assim como, o total das operações que devem gerar lançamentos financeiros;
  6. Totais do MOVERE: Será exibido quais as ações práticas tomadas pela rotina, indicando a quantidade de documentos envolvidos e os valores que serão movimentados no sistema;


As operações de recebimento por antecipação podem localizar mais títulos do que as linhas indicadas de antecipação no arquivo, pois, uma linha de antecipação pode estar vinculada a uma operação envolvendo dois ou mais cartões, dessa forma, a quantidade de títulos relacionada com o MOVERE poderá ser maior;


Extrato dos Arquivos de Importação TEF


Para emitir um extrato dos arquivos importados, basta utilizar a rotina [R1088 - Extrato dos Arquivos de Importação TEF].



Ao emitir o relatório, será exibidos as baixas, os históricos e o movimento financeiro, dispondo no seguinte formato: