Introdução


Este documento tem o intuito de instruir e demonstrar sobre os processos de alteração de Portador e Vencimento de Títulos a Pagar de forma coletiva



Escopo


Devido às várias negociações de títulos com os fornecedores, surge a necessidade de alterar vários títulos para o mesmo portador e/ou data de vencimento. 

Para que não seja necessário realizar a alteração de vários títulos individualmente, está rotina foi criada como facilitador na alteração dos campos supracitados.



Alteração de Portador e Vencimento de Títulos a Pagar


Esta rotina altera os dados de portador e data de vencimento de forma coletiva de Títulos a pagar.



Selecionando os Títulos a Pagar para Alteração


Para Selecionar os títulos para alteração, basta acionar o botão Localizar títulos que será disponibilizada a tela de seleção de Títulos.


É possível selecionar os Títulos filtrando por Data de Vencimento, Visão Contábil, Data de Emissão, Estabelecimento, Portador, Grupo de Portador e Fornecedor


Ao selecionar os filtros, bastar acionar o botão "Localizar Títulos" para que o sistema possa fazer a busca dos títulos com base nos filtros selecionados.

Para selecionar os títulos desejados para alteração, basta selecionar os títulos na grade e acionar o botão "Inserir Títulos"



Após inserir os títulos ao acionar o botão "Fechar" os títulos ficarão disponíveis para a alteração dos dados de Portador e/ou Data de Vencimento.


Salvando


Para realizar a alteração dos dados de Portador e/ou Data de Vencimento, basta informar os dados nos campos e clicar em salvar.



Observações

    

  • Caso existam títulos que possuam código de barras, o sistema validará se a data de vencimento informada é compatível com a data de vencimento do código de barras, caso seja incompatível o sistema não permitirá a alteração da data de vencimento


  • Caso a Modalidade de Cobrança  do Portador informado for diferente da Modalidade de Cobrança do Portador de algum dos títulos selecionados, o sistema não premitirá a alteração.



  • Caso o Tipo de Pagamento  do Portador informado for diferente do Tipo de Pagamento do Portador de algum dos títulos selecionados, o sistema não premitirá a alteração.




  • Ao ser utilizado o processo de bloquear alteração em título que compõe remessa, que é ativado pelo parâmetro [962-BloquearAlteracaoDeTituloEmRemessa]  da [R29 - Parâmetro Por Empresa], não será possível alterar títulos que compõe remessa.

Filtro Por Numero do Documento


Para usar o filtro [Documento], basta informar o número do documento e clicar em [Localizar Títulos], conforme imagem abaixo:



Exibir Títulos Selecionados e Atualizar Títulos


Para usar esta funcionalidade insira os títulos que serão alterados, logo após click em Exibir Títulos Selecionados, para que sejam visualizados na lista. Após exibir os títulos selecionados, poderá ser feito a exclusão tirando a seleção dos títulos que não serão alterados, e então poderá usar Atualizar Títulos, conforme abaixo:


Não Permitir Alteração em Títulos de Troca


Títulos de troca não poderão ser mais alterados, porém serão visualizados na lista de títulos para alterações, conforme abaixo:

Ordenação por Título, Parcela e Valor


A lista de busca de títulos a serem adicionados para alteração de portador e/ou data de vencimento, será carregada por Título, Parcela e Valor, conforme abaixo:


Buscando Títulos que não Compõem Borderôs


Ao ser utilizado o processo de borderô, que é ativado pelo parâmetro  928 - Utiliza Processo de Borderô da [R29 - Parâmetro Por Empresa], será visualizada a opção Não Incluir Títulos Pertencentes a Borderôs, conforme imagem abaixo:



Com esta opção marcada e clicando em Localizar Títulos, será retornado apenas títulos que não compõem nenhum borderô.  Mas caso  esta opção não esteja marcada e clicando em Localizar Títulos, virá todos os títulos independentes de borderô, porém não será possível adicionar (Inserir Títulos) títulos de algum borderô para alteração, e será mostrado o alerta abaixo: