1 - Objetivo


A rotina [R329 - Recebimento de Títulos por Portador] tem por objetivo realizar a liquidação de títulos em aberto, realizando a movimentação financeira na conta especificada.


2 - Filtros


Para localização dos títulos, é possível realizar o filtro pelos seguintes campos:


OBS: No topo dos filtros temos a opção de "Tipo da Operação" onde de acordo com o tipo selecionado os filtros de Grupo de Portador e Portador disponibilizaram filtros de acordo com seu tipo, Exemplo:


  • Ao selecionar o Tipo da Operação "Recebimentos de Cartões" só será possível informar nos filtros de  portadores ou grupos de portadores que contenham a modalidade "Venda Financiada para Terceiros";
  • Ao selecionar o Tipo da Operação "Recebimentos de Boletos" só será possível informar nos filtros de portadores ou grupos de portadores que contenham a modalidade "Boleto Bancário";

  • Ao selecionar o Tipo da Operação "Outros Recebimentos" será possível informar nos filtros de portadores ou grupos de portadores NÂO que contenham a modalidade "Boleto Bancário" e "Venda Financiada para Terceiros";

  • Caso Nenhum filtro de portador for informado, será levado a modalidade do tipo da seleção como filtro a procedure.


Clique em [Consultar] para exibir os títulos encontrados, lembrando que os mesmos serão exibidos na aba Resultado.

Essa tela pode variar sua exibição de acordo com o que foi selecionado no "Tipo da Operação".


  • Quando selecionado "Recebimentos de Cartões" será exibido da seguinte forma:

    O campo "% Taxa de Antecipação" tem a função de receber o valor de taxa de antecipação que será cobrado e efetuar a distribuição na Grade efetuando o seguinte calculo: "Taxa de Antecipação = valor da parcela líquida (descontado a taxa ADM) x (taxa da antecipação x quantidade de dias a antecipar / 30), alocando o valor do resultado no campo "Vr. Final" que será o valor caso o título seja antecipado.
    OBS: Como podemos ver o campo "Total Líquido" no final dos totalizadores permite edição, sua funcionalidade tem o intuido de permitir ao usuário que o mesmo informe o valor Total Líquido Final, sendo assim, o movere irá pegar o valor que foi informado, e efetuar o rateio da diferença no valor da Taxa ADM, ajustando os campos "Vr. Taxa" , "Tot Líquido" e "Vr. Antecipado".
    O campo "% Taxa" não será ajustado e ficará mostrando a informação conforme parâmetrizado no Movere, só será alterado os campos citados anteriormente. É importante ressaltar que este campo será baseado nos degraus de acréscimos definidos na configuração de Conciliação de Cartões do Portador, sendo assim, a cada parcela é verificado em qual degrau de acréscimo a mesma se encontra.


  • Quando selecionado "Recebimentos de Cartões" e "Outros Recebimentos" será exibido da seguinte forma:

  • OBS: 
    • Os campos "% Juros" e "% Descontos" tem a finalidade de ajudar o usuário a efetuar um ajuste em Lote, onde ao selecionar os títulos na grade e informar os percentuais e posteriormente clicar em "Aplicar" serão automaticamente ajustados na grade.
    • Ao efetuar o carregamento dos títulos na grade é importante perceber que só serão carregados os 1000 primeiros registros iniciais, para que seja carregado os demais registros existe uma opção disponível no final da grade que efetuará o carregamento de mais 500 registros, assim sucessivamente até carregar todos os registros disponíveis do filtro.



Para realizar a pesquisa, ao menos uma data inicial deve ser informada, sendo [Data de Emissão] ou [Data de Vencimento].


3 - Cálculo de Juros


A rotina faz a utilização do parâmetro [P0032 - Forma de cálculo do juro de mora.] e do parâmetro [P0012 - Percentual de Juros de Mora Mensal], porém, exclusivamente, se o campo [Calcular Juros de Mora] estiver marcado.



4 - Alteração de Títulos


Ao consultar os títulos para recebimento, é necessário marcar os títulos que serão liquidados no sistema, assim como, informar os valores referente a [Juros, Descontos e Abatimentos] dos títulos:



A partir da versão 4.546, os resultados apresentam os totais dos títulos selecionados na parte superior da tela:


5 - Consulta por Nosso Número


Existe a possibilidade de realizar a consulta pelo nosso número dos títulos, visto que neste mesmo campo é possível também salvar o NSU/Autorização das operações de cartão de crédito, o campo é chamado [NSU/Autorização/Nosso Número].



É possível, neste campo, informar vários números, basta digitar os mesmo separando-os por vírgula. Da mesma forma, é possível utilizar a técnica do Ctrl C + Ctrl V, desde que, os números copiados também sejam separados por vírgula.


A consulta será feita sempre CONTENDO, assim, serão exibidos todos os títulos que possuem ao menos um dos números informados.


6 - Contabilizações


Ao efetuar a baixa, o sistema fará os lançamento contábeis seguindo por ordem de prioridade os critérios abaixo:


  1. Lançamentos Contábeis: Serão feitos os lançamentos individuais referente a cada titulo recebido no valor bruto do mesmo. Serão feitos os lançamentos dos seguintes valores:
    • Valor do Titulo: Evento contábil -1 BAIXA DE TÍTULOS A RECEBER
    • Valor do Juros: Evento contábil -2 JUROS RECEBIDOS
    • Valor dos Descontos: Evento contábil -3 DESCONTOS CONCEDIDOS
    • Valor dos Abatimentos: Evento contábil -4 ABATIMENTOS CONCEDIDOS
    • Taxa cobrada pela administradora de cartões: Evento contábil -99 TARIFA RECEBIMENTO CARTÕES
    • Taxa de Antecipação: Evento contábil -118 TAXA DE ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS
  2. Lançamentos Financeiros: Os lançamentos financeiros gerados serão gerados de acordo com o Tipo de Operação realizada.
    • Recebimento de Cartões: 
      1. Lançamento referente as baixas (Total dos títulos baixados)
      2. Lançamento referente as tarifas de recebimento (Soma das tarifas de todos os títulos)
      3. Lançamento referente as taxas de antecipação (Soma das taxas de antecipação de todos os títulos)

    • Recebimento de Boletos:
      1. Lançamento com o valor total líquido recebido
        Calculo: Somatório (Valor do titulo + juros - desconto - abatimento )

    • Outros Recebimentos:
      1. Lançamento com o valor total líquido recebido
        Calculo: Somatório (Valor do titulo + juros - desconto - abatimento )