Escopo

Esta base de conhecimento orienta sobre o funcionamento do processo de envio da Ordem de Serviço para o caixa quando ela estiver de fato concluída. Assim, evitando o faturamento antecipado por engano.


Configurações

Para ativar este processo, é necessário ativar a opção [Somente permite faturamento de O.S. com serviço finalizado?] disponível no painel de configurações, ou, através da rotina [R29 - Parâmetros por Empresa] configurando o parâmetro [P885 - Somente permite faturamento de O.S. com serviço finalizado?].


Também é necessário configurar para usuários específicos o direito [Permite Tirar Ordem de Serviço do Caixa?]. Este direito é útil para que se possa retornar uma Ordem de Serviço para que ela possa sofrer mais alterações e não esteja mais disponível para faturamento.


Fluxo

Com esta funcionalidade ativa, o fluxo desde a criação da Ordem de Serviço até o Faturamento da mesma, muda um pouco. Para um melhor entendimento, veja o passo a passo da "vida" de uma Ordem de Serviço com todas as funcionalidades da R11 ativas:

  1. A Ordem de Serviço é criada;
  2. Checkup é executado;
  3. Itens são adicionados e confirmados pelo estoquista;
  4. Todos os serviços e produtos já foram concluídos/instalados no veículo;
  5. Se houverem bloqueios (crédito, desconto, acréscimos, etc), estes devem ser liberados através do direito [Liberações];
  6. Na tela de Pagamentos, clicar em [Enviar para o Caixa];
  7. A Ordem de Serviço estará disponível na [R657 - Caixa/Banco] para Faturamento.

Enviando uma Ordem de Serviço para o Caixa

Para fazer o envio da Ordem de Serviço para o caixa é muito simples! Basta acessar a tela de pagamento e utilizar o botão [Enviar para o Caixa], veja:

Lembre-se que, esta opção só poderá ser executada quando todos os itens já foram confirmados pelo estoquista e não haja mais nenhum bloqueio (crédito, estoque, acréscimos, etc) pendente na Ordem de Serviço.


Importante: Quando a Ordem de Serviço é enviada para o Caixa, ela não poderá sofrer alterações posteriores Se for necessário alterar uma Ordem de Serviço que tenha sido enviada para o Caixa, terá que ser utilizada a opção [Tirar do Caixa] conforme explicado abaixo.


Tirando uma Ordem de Serviço do Caixa

Em um cenário onde a Ordem de Serviço precise de algumas modificações para então retornar ao Caixa, você precisa utilizar o botão [Tirar do Caixa] disponível na tela de Pagamentos.


Esta opção estará disponível quando a Ordem de Serviço estiver com a situação "No Caixa" e você tiver o direito [Permite Tirar Ordem de Serviço do Caixa?] devidamente liberado. Veja um exemplo: