• Objetivo

Diminuir os erros de preenchimento do portador na rotina  [R464 - Pedidos De Compras], refletindo em diminuição de retrabalho, diminuir o tempo de espera na central fiscal, além de diminuir a gama de lançamentos errados na contabilização por portador.  


  • Configurações: 

Para ativar a sugestão de portador, é necessário configurar o parâmetro [P867 - Sugere o portador de acordo com a E/S e conta contábil do item?] na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa]. 

Com o parâmetro ativado, os campos Condição de Pagamento e Portador da rotina [R464 - Pedidos de Compras] passam a ser visíveis somente na última tela. Conforme imagem abaixo:


A sugestão do portador é realizada conforme configuração na rotina [R769 - Configurações para Sugestão de Portador]:

A sugestão do portador será feito de acordo com a Entrada/Saída utilizada, condição de pagamento (se houver) e a conta contábil do item de maior valor do pedido de compras.

É importante ressaltar que se a entrada e saída e a conta contábil possuir portadores configurados, o usuário somente poderá selecionar algum desses portadores. 

Obs: se a entrada/saída movimentar estoque, será utilizada a conta contábil de estoque do item, caso contrário será utilizada a conta contábil de consumo do item.