1. Introdução

Nesta base de conhecimento iremos mostrar todos os processos envolvidos de comissão adicional por itens agregados do sistema MOVERE.

1.1 Escopo


O escopo desta base de conhecimento é para os usuários do sistema MOVERE que necessitam utilizar o recurso de comissão adicional por itens agregados.



2. Configuração


Primeiramente precisamos realizar as configurações de dois parâmetros por empresa, sendo eles  [P834 - % Comissão adicional para itens vendidos com seus agregados] e [P835 - Linha dos itens que receberão comissão adicional vendidos com seus agregados] ,  para isso basta seguir os passos abaixo: 


  1. Na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa]  configure o parâmetro [P835] com a Linha dos itens que deseja ser acrescido o percentual de comissão adicional.
  2. Rotina [R29] configure o parâmetro [P834] com o valor percentual da comissão adicional.


3. Configurações Opcionais



3.1 Cliente não participa da comissão adicional


Em caso de ser necessário que a venda para um cliente não entre na regra de comissão adicional podemos na rotina [R43 - Clientes]  e aba [Comerciais/Financeiros] desmarcar a flag [Participa Comissão Adicional Itens Agregados?].



3.2 Limite de desconto para participar da comissão adicional


É possível configurar um limite de desconto que o vendedor pode dar no item base do kit para que possa entrar na regra de comissão adicional, para isto basta configurar o parâmetro [P841 - % máximo de desconto para a comissão adicional por itens agregados] na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa].


Uma vez configurado, qualquer desconto dado sobre o item base que ultrapassar o percentual informado no parâmetro, retira o direito de receber comissão adicional da venda.


Atenção: Essa configuração só valida desconto sobre o item base do kit definida na [R141 - Kits/Agregados].



Pronto, terminamos a parte de configuração. 



4. Como Funciona a Comissão Adicional por Itens Agregados?


Na rotina [R419 - Vendas no Varejo], ao adicionar o item base (configurado na [R141 - Kits/Agregados]), a rotina irá trazer todos os itens agregados vinculados daquele item base. 


Para participar do processo de comissão adicional por itens agregados, ao gerar a nota fiscal da venda o sistema irá realizar a verificação se aquela nota atende os requisitos para participar do processo de comissão adicional por itens agregados.


O sistema realiza a seguinte verificação:

  • Nos itens da venda, estão contidos o item base e seu agregados da [R141 - Kits/Agregados].
  • A quantidade dos itens agregados na venda, é maior ou igual ao que está definido no Kit [R141 - Kits/Agregados].
  • Na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa], o parâmetro [P835 - Define a linha dos itens que receberão comissão adicional vendidos com seus agregados] está ativo para a linha dos itens da venda.


Caso atenda os critérios acima, será acrescido a comissão adicional por itens agregados APENAS nos itens da linha configurada.


Atenção

  • O sistema não considera a quantidade do item base, apenas se os itens da nota atende o critério da formação definida na [R141 - Kits/Agregados].
  • O vendedor não terá direito de receber comissão adicional da venda de kits que possuam o Item base em Oferta/Queima.


5. Calculo da Comissão Adicional por Itens Agregados


A comissão adicional, como o nome já sugere, é um valor adicionado à comissão já existente no item da Nota Fiscal.


O cálculo é simples: [Valor Total do Item] [Percentual de Comissão Adicional(P835)]


Para conferir as comissões geradas para cada Nota Fiscal/ Vendedor, utilize o relatório [R475 - Comissões por Nota Fiscal].


No exemplo abaixo, foi configurado para pagar 1% de comissão adicional para linha de itens 1 - Pneus.



Observe que gerou um valor de 2,32 somente para o item PNEU, pois somente ele faz parte da linha 1 - Pneus.


É possível ainda conferir o Total de Comissão Adicional gerada por Vendedor/ Supervisor nas colunas [Com. Adc] e [Com. Adc. Dev].


6. Manutenção da Comissão Adicional por Itens Agregados


6.1 Rotina [R337 - Reprocessamento de Comissões das Notas Fiscais de Saída]



Existe a possibilidade de reprocessar as comissões através da rotina [R337 - Reprocessamento de Comissões das Notas Fiscais de Saída]:





6.2 Rotina [R348 - Troca de Vendedores de Notas Fiscais de Saída]


É possível realizar a troca de vendedores através da [R348 - Troca de Vendedores de Notas Fiscais de Saída]:




ATENÇÃO: Ao reprocessar ou trocar o vendedor de uma nota fiscal, o sistema considera a configuração atual (citada no tópico 2. Configuração) e também o item base do kit atual (configurado na [R141 - Kits/Agregados]). 



6.3 Rotina [R585 - Ajuste Manual de Comissão por Itens Agregados]


É possível realizar o ajuste manual de comissão por itens agregados por meio da rotina [R585 - Ajuste Manual de Comissão por Itens Agregados]:



Basta preencher os campos na imagem acima e clicar no botão executar. Após executar, a rotina irá atribuir a comissão aos vendedores e supervisores da nota conforme a configuração da linha [P835 - Linha dos itens que receberão comissão adicional vendidos com seus agregados] e o percentual [P834 - % Comissão adicional para itens vendidos com seus agregados] da rotina [R29 - Parâmetros por Empresa].



ATENÇÃO:

  • A rotina é irreversível, ou seja, uma vez executada, não é possível desfazer a operação pela própria rotina.
  • Ao executar esta rotina, o sistema não leva em consideração as configurações realizada na rotina [R141 - Kits/Agregados]. Ou seja, mesmo que o item não seja vendido juntamente com seus agregados, será atribuído a comissão adicional por itens agregados.
  • Ao executa a rotina [R337 - Reprocessamento de Comissões das Notas Fiscais de Saída], as comissões aplicadas através da rotina [R585 - Ajuste Manual de Comissão por Itens Agregados] serão sobrescritas.