Escopo


O intuito desta base de conhecimento é orientar os desenvolvedores a como criar colunas em tabelas do sistema MOVERE.


Processo de criação de coluna


O processo de criação de coluna no sistema pode parecer um processo trivial, mas requer alguns cuidados importantes para não provocar futuro problemas.


Passo 1 de 20


Pelo Visual Studio, acesse o módulo Source Control Explorer. Em seguida click com o botão direito sobre.  Click em . Repita o processo até exibir a mensagem conforme a imagem abaixo.


Passo 2 de 20


Acesse a pasta  e localize o arquivo .


Cuidado: Caso o arquivo Cbanet (ERwin).erwin estiver com checkout para outro desenvolvedor, aguarde!. Não prossiga os próximos passos neste caso. Exemplo da imagem abaixo.


Caso o arquivo não se encontre bloqueado para edição conforme a imagem acima, dê um checkout para edição, conforme a imagem abaixo.



Passo 3 de 20



Agora o trabalho inicia-se no aplicativo erwin Data Modeler. Caso não disponha deste aplicativo, solicite a instalação para algum desenvolvedor, recomenda-se solicitar ao líder da sua equipe.



Passo 4 de 20



No Erwin, click em File -> Open -> [C:\TFS\...\Cbanet\Independentes] e selecione o arquivo . Se seguiu todos os passos adequadamente, o Erwin irá apresentar o diagrama das tabelas do sistema.



Passo 5 de 20


Agora inicia-se os trabalhos de criação das colunas nas tabelas, este e os próximos passos irão instruir de forma sugestiva a fim de facilitar e poupar tempo, lembrando que pode variar conforme o nível de conhecimento de cada desenvolvedor.


Click em . Em seguida , selecione a área onde se encontra a tabela que deseja alterar.


Após localizar a tabela, segue-se para o próximo passo.



Passo 6 de 20


Mude o dropbox superior para realizar as edições iniciais no diagrama Logico.

Em seguida, click com o botão direito sobre a tabela que deseja alterar.


 

Passo 7 de 20


Click em  e defina o tipo, nome e o nome da coluna respectivamente. Mas atenção para manter os padrões de criação. Repita este passo conforme a necessidade de criação de colunas.


Caso a coluna seja do tipo NOT NULL, após a criação da coluna, basta selecionar a coluna recém criada e clicar em  e marca .


Caso a coluna a ser criada seja uma chave estrangeira o processo de criação muda, sendo assim tema para outra base de conhecimento.


Após realizar as edições necessárias, click no botão salvar, ou dê um Ctrl + S.


Passo 8 de 20