1 - Introdução


O objetivo deste documento é fazer as orientações básicas para gerenciamento do processo de comissões Progressivas por Grupos de Vendedores.


2 - Configuração


O gerenciamento dos valores e percentuais será realizado através da rotina [R511 - Comissão Progressiva de Grupo de Vendedores por Período], o mesmo sempre será feito por período de venda, assim, os períodos deverão ser gerenciados pela rotina [R308 - Períodos de Venda]. Para configurar um novo período de venda, basta clicar no direito [Novo], após, será exibido a seguinte tela:



Informe um período de venda, um grupo de vendedor e clique em [Inserir]. Será gerada uma grade contendo os grupos de vendedores configurados para o período de venda.



Para configurar os valores, basta clicar no botão [Editar] que será carregada um painel contendo a estrutura de itens.



Todo processo de configuração respeitará da informação mais específica para a mais genérica, ou seja, se uma linha possuir uma configuração diferente de usa própria família, grupo, ou item, o que será considerado é a configuração mais objetiva existente.


3 - Ferramentas de Cópias


Foram desenvolvidas duas ferramentas de cópias, uma por período e outra por grupo de vendedores.


A ferramenta de cópia de períodos irá pesquisar pelo último período configurado, anterior ao próprio período de venda informado, ou seja, informe o período que se deseja configurar, clique na ferramenta, que o sistema duplicará todas as informações configuradas no último período encontrado.



A ferramenta de cópia de grupos de vendedores irá atuar apenas dentro do próprio período.



Ao clicar na ferramenta de cópia de dados entre grupos de vendedores, será exibida a seguinte tela:



Basta informar o grupo de vendedores que se deseja incluir, o grupo de vendedores que será copiado [O mesmo deverá já ter sido configurado].


4 - Relatório de Comissões


A consulta das comissões dos vendedores/supervisores deverá ser feita através do relatório [R536 - Vendas com Comissão Progressiva por Grupo de Vendedores].



Ao emitir o relatório, será apresentado o seguinte layout:



Conforme as configurações das comissões progressivas, caso o vendedor não tenha atingido o valor mínimo, os valores serão apresentados como [Sem Comissão].