Escopo


Esta base de conhecimento visa orientar quanto ao processo de controle dos pedidos de importação, assim como, ao processo de geração de invoices, reserva e geração de notas fiscais de importação.


Pedidos de Importação


O processo começa com a criação dos pedidos de importação, este processo será realizado através da rotina [R494 - Pedidos de Importação]. 



O objetivo desta rotina é permitir registrar todos os pedidos que foram combinados com os fornecedores, ou seja, o que se deseja receber ao final de toda a operação.


Para lançamento dos pedidos, basta informar o fornecedor e inserir todos os itens, assim como, suas respectivas quantidades e valores combinados, em Dólar (US$).


É exibido uma grade contendo os itens inseridos, a última coluna desta representa a quantidade disponível, que significa a quantidade pedida subtraída da quantidade de invoices lançadas para aquele mesmo item.



Status das Invoices de Importação


Para controle do andamento das invoices, foi desenvolvido a rotina [R507 - Status das Invoices de Importação]. Nesta rotina deve ser lançados ao menos um status para permitir gerar invoices. A situação pode ser definida para a Invoice inteira, ou, por item.



Invoices de Importação


Sempre que for gerado uma invoice, a mesma deverá ser lançada na rotina [R495 - Invoices de Importação]. Através dela serão informadas as quantidades atendidas, vinculadas aos pedidos de importação existentes.



É possível realizar o filtro pelos seguintes campos:


Para lançar uma nova invoice, basta clicar no direito [Novo]. Tanto para criar ou alterar uma invoice, será exibido a seguinte tela:



Basta informar o pedido de importação que o sistema irá carregar todos os itens do pedido, o que possibilitará informar a quantidade atendida em cada invoice.


O sistema sempre irá sugerir, para as novas invoices, uma quantidade atendida com base na quantidade disponível do pedido de importação.


Esta mesma regra se aplica na alteração, assim, a coluna [Invoices Lançadas] irá exibir a soma da quantidade atendida das outras invoices.


O "Status Invoice Importação" deve ser informado para a Invoice, podendo ser personalizado por item através da Grade de Itens. Assim, você pode determinar que um item específico está num Status diferente do Status da Invoice. Essa personalização será levada em consideração tanto na rotina de Reservas de Importação (R508) quanto no Relatório de Reservas de Importação (R619) para exibir as quantidades nos Status conforme os Status dos Itens e da Invoice.


Central de Reservas de Importação


Para utilização desta rotina, é obrigatório a definição do parâmetro por empresa [P0833 - Estabelecimento padrão para importação de produtos], este é responsável por definir qual o número do estabelecimento que será utilizado para consulta de estoque e orçamentos reservados.


O gerenciamento do processo de reserva, conforme os status das invoices de importação, deverá ser feito pela rotina [R508 - Central Reservas de Importações]. A mesma exibirá todos os itens importados, assim como, as quantidades disponíveis conforme cada status.



Os valores administrados são gerenciados, exclusivamente, pelas quantidades atendidas das invoices de importação, que são geradas pela rotina [R495 - Manutenção de Invoices de Importação]


Observações:

  • As colunas referente ao [Estoque Atual] são definidas com base no estabelecimento configurado no parâmetro [P0833 - Estabelecimento padrão para importação de produtos];
  • Ao clicar na coluna [Disponível], será exibida uma tela com todas as invoices disponíveis para reserva, que ainda não foram faturadas;
  • Ao clicar na coluna [Reservado], será exibida uma tela com os clientes e as invoices reservadas para os mesmos, que ainda não foram faturadas;
  • Ao modificar uma reserva e marcar o campo [Status de Faturamento] como Faturado, a mesma não irá mais constar na grade principal, exclusivamente, quando não houver filtros de pesquisa;



Ferramenta de Pesquisa


Existe no rodapé da rotina [R508 - Central Reservas de Importações] uma área para que seja possível realizar pesquisas:


Esta é uma pesquisa global, que permite pesquisar o único conteúdo digitado automaticamente nos seguintes campos:

  • Igualdade
    • Código do Item da grade principal
    • Número da Invoice
    • Número do Pedido de Venda
  • Contendo
    • Nome do Item
    • Nome do Cliente
    • Nome do Vendedor


Se ao pesquisar pelo código do item 101 e existir um número de invoice 101, o sistema irá apresentar ambos os itens, ou seja, serão exibidos todos os itens que possuem qualquer uma das condições. Outro exemplo seria pesquisar pelo vendedor João, irá aparecer todos os itens relacionados a ele como vendedor e também, todos os clientes com o mesmo nome.


A grade irá exibir apenas os [itens/status invoice] que possuem a condição especificada, assim, se pesquisar por item, serão mostrados todos os [status de invoice], se pesquisar por cliente, aparecerão apenas os [itens/status de invoice] que o mesmo se faz presente. Qualquer pesquisa feita na rotina irá ignorar os status de faturamento das reservas.


Cadastramento das Reservas


Existe na rotina [R508 - Central Reservas de Importações] um direito chamado [Cadastrar/Alterar Reserva], que permite o usuário gerar reservas para os clientes.


Caso o usuário possua esse direito, ele poderá selecionar um item/status e fazer a reserva daquelas invoices, conforme a seguinte tela:



A quantidade máxima permitida para reserva é a quantidade atendida de cada invoice.


As informações abaixo, são de preenchimento opcional:

  • Vendedor
  • Condição de Pagamento
  • Número do Pedido de Venda
  • Status de Faturamento


Caso o usuário não possua o direito de cadastramento de reservas, a tela ficará disponível apenas para leitura:



Exclusão das Reservas


Existe na rotina [R508 - Central Reservas de Importações] um direito chamado [Excluir Reserva], que permite o usuário excluir as reservas existentes.


Caso seja clicado numa coluna [Reservado], será exibida a seguinte tela:



Para realizar a exclusão de uma reserva, basta clicar no ícone da lixeira, uma pergunta será exibida para o usuário:



Basta clicar em [ Confirmar ] que a reserva será excluída!


Caso o usuário não possua o direito de exclusão de reservas, a tela ficará disponível apenas para leitura:



O link exibido na reserva permite que o usuário altere a mesma, basta clicar na reserva que serão exibidas as informações para alteração:



Basta clicar em [ Salvar ] que as informações serão corrigidas.


Relatório das Reservas de Importação


Existe a rotina [R619 - Reservas de Importação] que é responsável por gerar um relatório contendo a relação de reservas de importação existente. É possível emitir o relatório com os seguintes filtros:



O campo [Data Inicial / Data Final] se refere a data da invoice, localizado na rotina [R498 - Invoices de Importação].

O campo [Números Pedido de Venda] pode ser utilizado múltiplas vezes, sempre exibindo reservas que possuem qualquer um dos números de pedidos de venda informados.

O campo [Status] se refere ao status de faturamento existente no momento de geração das reservas, na rotina [R508 - Central Reservas de Importações].



Inicialmente, será exibido apenas os itens reservados, agrupado por cliente/status da invoice.



Transferindo a reserva para outra invoice

A partir da versão v4.397 é possível transferir a reserva de item para outra invoice. Para isto, basta entrar na reserva e realizar a busca da invoice que irá receber a reserva, conforme a imagem abaixo:



Mas atenção, para que seja possível realizar esta transferência para outra invoice, é necessário que a invoice que irá receber a reserva tenha o mesmo número, contenha o item e tenha quantidade disponível suficiente para a reserva.