Formas de Envio


Há duas formas de envio:

  • Enviar contas dos grupos Receita, Despesa e Custo do Plano de Contas
  • Enviar contas personalizadas na rotina R858 DRE

No momento da geração do Sped você pode optar entre as duas opções na rotina [R705 - Manutenção para Geração do Sped Contábil], conforme imagem abaixo:


Ao selecionar a opção Enviar contas dos grupos Receita, Despesa e Custo do Plano de Contas serão enviadas todas as contas do plano de contas contábil que sejam dos grupos receita, despesa ou custo.

Ao selecionar a opção Enviar contas personalizadas na rotina R858 DREserão enviadas todas as contas configuradas na rotina [R858 - Plano de Contas DRE]. Essa opção reflete a estrutura visualizada no relatório [R859 - Demonstração de Resultado do Exercício]É importante lembrar, que nas contas para totalização da rotina [R858 - Plano de Contas DRE] é possível informar contas sintéticas para que o MOVERE realize a totalização da conta do DRE. 



Saldo dos Períodos Anteriores


O envio do J150 faz também o envio do saldo do período anterior de cada conta. Isto é feito levando em consideração os períodos utilizados pela empresa. Assim, independente de utilizar período anual ou trimestral, o registro J150 será enviado corretamente.



Ordem de exibição das Contas


A ordem que as contas são exibidas no registro J150 (DRE), por padrão é realizada pela classificação da conta. Porém caso for preciso uma ordenação diferente da classificação, é possível configurar o campo [Ordem] na rotina  [R858 - Plano de Contas DRE]. Conforme imagem abaixo:


Atenção:

  • A ordenação pelo campo ordem somente é possível se a forma de emissão do registro J150, for Enviar contas personalizadas na rotina R858 DRE
  • Caso optar pela ordenação pelo campo ordem, TODAS as contas devem ser configuradas. Contas que não tiverem o campo ordem preenchidas, aparecerão primeiro no registro J150 e no relatório [R859 - Demonstração de Resultado do Exercício].


Classificação de terceiros


A partir da versão 4.617 do MOVERE, é possível realizar a configuração de classificação de terceiros na R858.

Para isto, basta que o parâmetro [P1349 - Exibe classificação de sistema de terceiros?] esteja ativo.


Também é possível realizar buscas utilizando o filtro "Classificação Terceiros" na grade principal da rotina [R858 - Plano de Contas DRE].