Introdução

Nesta base de conhecimento iremos mostrar todos os processos envolvidos do módulo REINF no sistema MOVERE.
Escopo


O escopo desta base de conhecimento é para os usuários do sistema MOVERE que necessitam implementar o módulo REINF.


Atenção: Alertamos aos usuários que irão fazer o uso deste módulo, tenha ciência que os dados do módulo REINF serão transmitidos para a base da receita federal, ou seja, recomendamos que tenham cautela nas informações transmitidas e que o responsável por administrar/controlar este módulo na empresa possua no mínimo o conhecimento da área fiscal/tributária.


A partida da versão v4.610 do MOVERE, está homologados os seguintes registro na versão do layout 2.01.02 do Reinf.

  • R1000
  • R2010
  • R2020
  • R2098
  • R2099
  • R9000

A partida da versão v4.619 do MOVERE, está homologados os seguintes registro na versão do layout 2.01.02 do Reinf.

  • R4010
  • R4020
  • R4040
  • R4080
  • R4099

Objetivo


O objetivo do módulo REINF é permitir que os contribuintes por meio da rotina [R770 - EFD-Reinf] possam transmitir os seguintes eventos:

  • R-1000 - Informações do contribuinte 
  • R-1070 - Tabela de processos administrativos/judiciais 
  • R-2010 - Retenção de contribuição previdenciária - serviços tomados 
  • R-2020 - Retenção de contribuição previdenciária – serviços prestados 
  • R-2060 - Contribuição previdenciária sobre a receita bruta – CPRB 
  • R-2070 - Não contemplado; em virtude do faseamento e orientações sobre o evento R-2070 - Retenções na Fonte - IR, CSLL, Cofins, PIS/PASEP acessar o link: http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/2526
  • R-9000 - Exclusão de eventos 
  • R-2098 - Reabertura dos eventos periódicos 
  • R-2099 - Fechamento dos eventos periódicos
  • R-4010 - Pagamentos/créditos a beneficiário pessoa física
  • R-4020 - Pagamentos/créditos a beneficiário pessoa jurídica
  • R-4040 - Pagamentos/créditos a beneficiários não identificados
  • R-4080 - Retenção no recebimento
  • R-4099 - Fechamento/reabertura dos eventos da série R-4000
Eventos do REINF


A transmissão dos eventos do REINF segue a seguinte sequência lógica especificada no diagrama abaixo:



  1. O ponto de partida para a transmissão dos eventos do REINF inicia-se com a transmissão do R-1000, pois este evento define as informações dos contribuintes.

  2. Caso houver processos administrativos/judiciais associado aos eventos periódicos, deve-se transmitir o evento R-1070, pois este define a informação de processos administrativos ou judiciais que suspendem a exigibilidade de créditos tributários.

  3. Após a definição dos contribuintes e dos processos administrativos/judiciais (quando houver), pode se enviar os eventos periódicos (R-2010, R-2020, e R-2060). Lembrando que para o envio dos eventos periódicos não há sequência lógica de envio, ou seja, a transmissão dos eventos são independente. Além disso, é importante salientar que o evento R-9000 é o evento de exclusão de um evento periódico que será discutido na seção 9.4 - Exclusão de Eventos Periódicos (R-9000).

  4. Para encerrar os eventos periódicos, deve-se transmitir um evento R-2099, sendo que após a transmissão deste evento não será mais possível a transmissão de qualquer evento periódico especificado no período. Caso houver a necessidade de reabertura do período para a transmissão de algum evento periódico, deve-se transmitir o evento de reabertura R-2098.



Evento R-1000


Este evento fornece as informações cadastrais do contribuinte necessárias ao preenchimento e validação dos demais eventos do REINF, inclusive para apuração das retenções e contribuições devidas. Este é o primeiro evento que deve ser transmitido pelo contribuinte.



Criando um evento R-1000



Ao carregar a rotina [R-770], na aba , click no botão , como ilustrado na imagem abaixo:




Na tela seguinte é definido as informações do contribuinte. Há alguns campos que requerem atenção, tais como: 


  • Visão Contábil (localizado na rotina [R644 - Visões Contábeis]) - refere-se as informações gerais do contribuinte.

  • Validade Período Inicial e Validade Período Final - refere-se ao período que são validadas as informações prestadas no evento.

 Para os demais campos da tela, segue as orientações/regras fiscais de cada contribuinte.





Transmissão / Consulta de um evento R-1000


Para realizar a transmissão dos eventos R-1000, basta selecionar a chave do evento desejado (descrito no passo 1) e clicar no botão (descrito no Passo 2). Este botão irá transmitir o evento R-1000 selecionado. Para o evento R-1000, as consultas são realizadas na própria aba Basta selecionar o evento que se deseja consultar (Passo 1), e realizar a consulta do evento por meio do botão (passo 2).  



Vale lembrar que é importante observar os campos Status, Mensagem Retorno e Recibo para acompanhar a situação do evento. A garantia que um evento foi transmitido e recebido com sucesso na base da receita federal é a informação do Recibo de autorização.



Caso o evento consultado houver alguma ocorrência, a visualização da mesma estará disponível no botão .



Alteração de um evento R-1000


Caso o evento R-1000 não tiver a informação do Recibo de autorização, para efetuar a alteração no evento basta clicar no botão , efetuar as alterações, realizar a transmissão e por fim consultar o evento.


Caso o evento R-1000 tiver a informação do Recibo de autorização (Exemplo,), ao clicar no botão , o sistema MOVERE irá solicitar ao usuário a confirmação para o envio do evento de alteração para a base da receita federal, conforme a ilustração abaixo.




Na tela de edição das informações do evento R-1000 serão exibidos dois novos campos: Nova Validade Período Inicial e Nova Validade Período Final. Estes novos campos são utilizados caso houver a necessidade de alterar os períodos do evento. Mas caso não houver necessidade de alteração nos períodos, basta repetir as informações do período já cadastrado.




Observação: Após salvar as informações, deve-se transmitir e consultar o evento novamente.




Exclusão de um evento R-1000



Caso o evento R-1000 não tiver a informação do Recibo de autorização, para efetuar a exclusão basta clicar no botão e o evento será excluído da base de dados local.


Caso o evento R-1000 tiver a informação do Recibo de autorização (Exemplo,), ao clicar no botão o sistema MOVERE irá solicitar ao usuário a confirmação para a confirmação do envio de um evento de exclusão dessas informações para a base da receita federal conforme a imagem abaixo.



Observação: Após confirmar a exclusão do evento, deve-se transmitir e consultar o evento novamente.


O registro excluído (conforme a imagem abaixo) ficará com o Status EXCLUÍDO, de forma a única interação possível para um evento excluído é a visualização.




Evento R-1070


Este evento é utilizado para realizar a inclusão, alteração e exclusão dos processos judiciais e administrativos que influenciam no cumprimento das obrigações tributárias principais e acessórias. As informações consolidadas deste evento são utilizadas para a validação de outros eventos do REINF e que influenciam na forma e no cálculo dos tributos devidos.


Criando um evento R-1070


Ao carregar a rotina [R-770], na aba , click no botão , como ilustrado na imagem abaixo:



Na tela seguinte é definido as informações do processo. Há alguns campos que requerem atenção, tais como:


  • Visão Contábil (localizado na rotina [R644 - Visões Contábeis]) - refere-se as informações gerais do contribuinte

  • Cidade da Seção Judiciária (localizado na rotina [R53 - Cidades]) - refere-se a informação da UF e o código do IBGE da Vara.


Para os demais campos da tela, segue as orientações/regras fiscais de cada contribuinte.


Atenção, ao final da tela de cadastro do evento R-1070 há o botão , este botão abre uma tela que permite vincular várias informações de suspensão de exibilidade de tributos.



Transmissão / Consulta um evento R-1070


Para realizar a transmissão dos eventos R-1070, basta clicar no botão na própria aba .


Este botão irá transmitir todos os eventos R-1070 que estão aguardando a transmissão.


Análogo a transmissão, para realizar a consulta, basta clicar no botão  da própria aba.



Vale lembrar que é importante observar os campos Status, Mensagem Retorno e Recibo para acompanhar a situação do evento. A garantia que um evento foi transmitido e recebido com sucesso na base da receita federal é a informação do Recibo de autorização.



Caso o evento consultado houver alguma ocorrência, a visualização da mesma estará disponível no botão .



Alteração de um evento R-1070


Caso o evento R-1070 não tiver a informação do Recibo de autorização, para efetuar a alteração no evento basta clicar no botão , efetuar as alterações, realizar a transmissão e por fim consultar o evento.


Caso o evento R-1070 tiver a informação do Recibo de autorização (Exemplo,), ao clicar no botão , o sistema MOVERE irá solicitar ao usuário a confirmação para o envio do evento de alteração para a base da receita federal.


Na tela de edição das informações do evento R-1070 serão exibidos dois novos campos: Nova Validade Período Inicial e Nova Validade Período Final (semelhantes aos campos do evento R-1000). Estes novos campos são utilizados caso houver a necessidade de alterar os períodos do evento. Mas caso não houver necessidade de alteração nos períodos, basta repetir as informações do período já cadastrado.



Observação: Após salvar as informações, deve-se transmitir e consultar o evento novamente.



Exclusão de um evento R-1070


Caso o evento R-1070 não tiver a informação do Recibo de autorização, para efetuar a exclusão basta clicar no botão e o evento será excluído da base de dados local.


Caso o evento R-1070 tiver a informação do Recibo de autorização (Exemplo,), ao clicar no botão o sistema MOVERE irá solicitar ao usuário a confirmação para a confirmação do envio de um evento de exclusão dessas informações para a base da receita federal (semelhante ao processo de exclusão do evento R-1000).


Observação: Após confirmar a exclusão do evento, deve-se transmitir e consultar o evento novamente.


O evento excluído (conforme a imagem abaixo) ficará com o Status EXCLUÍDO, de forma a única interação possível para um evento excluído é a visualização.




Começando um novo REINF


Para iniciar um novo REINF, basta clicar na aba Registro Periódicos conforme a ilustração abaixo:



Após clicar no botão, irá aparecer a tela Registros Periódicos -Série 2000 ou Registros Periódicos -Série 4000  conforme a ilustração abaixo.



Preencha os campos Identificação do Contribuinte (Para selecionar um contribuinte, é necessário cadastrar ao menos um evento R-1000)  e a Identificação do Período (Esta informação é a referência de período para os eventos periódicos). Após o preenchimento dos campos citado, para finalizar a operação, click no botão Começar um Novo REINF.



Como carregar um REINF já existente?


Para carregar um REINF já existente, basta clicar na aba Registro Periódicos conforme ilustração abaixo:



Após o clicar na aba, irá aparecer a tela Registros Periódicos conforme a ilustração abaixo.




Click no botão Carregar REINF Já existente, em seguida irá aparecer uma tela semelhante com o da imagem abaixo, esta tela tem a função de permitir o usuário selecionar o carregamento de um REINF.



Para finalizar a operação, basta selecionar o registro que deseja carregar e clicar no botão Selecionar EFD REINF.




Como alterar o período de um REINF já existente?


Após a criação de um REINF, caso precise alterar a Identificação do Período, basta carregar o REINF para a alteração (caso surgir alguma dúvida como realiza o carregamento, consulte a seção 6 - Como carregar um REINF já existente?). Em seguida, click sobre a área do Contribuinte conforme o exemplo da imagem abaixo:



 


Após clicar na área indicada na imagem acima, irá aparecer a tela para a alteração do período do REINF conforme a ilustração abaixo.



Realize a alteração necessária no campo Identificação do Período (É importante ressaltar que esta informação é a referência de período para os eventos periódicos) e para finalizar a operação click no botão Apenas Salvar.


Observação: Não é possível alterar a Identificação do Contribuinte, caso precise, crie um novo REINF com contribuinte desejado.



Como deslogar do REINF?


Para deslogar de um REINF já carregado, basta clicar sobre a área do Contribuinte conforme o exemplo da imagem abaixo:




Em seguida, de um click no botão como no exemplo da imagem abaixo.



Eventos Periódicos - Série 2000 (R-2010, R-2020, R-2060)


Os eventos periódicos são aqueles eventos cuja ocorrência tem frequência definida, relacionados:


  • Serviços tomado/prestados mediante cessão de mão de obra ou empreitada (R-2010 e R-2020).
  • Empresas que se sujeitam à Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB conforme Lei 12.546/2011 (R-2060).



Os processos relacionados aos eventos periódicos estão descritos no diagrama abaixo:


  1. Inicia-se com a criação de um evento periódico (Em caso de dúvida de como criar um evento periódico, consulte a seção 9.1 Novo Evento Periódico).


  2. Realizar a transmissão do evento recém-criado. Lembrando que os eventos periódicos são transmitidos em lotes, ou seja, caso precise criar vários eventos periódicos, basta apenas efetuar uma transmissão para transmitir todos os eventos recém-criados (Em caso de dúvida de como realizar e como funciona a transmissão do evento periódico, consulte a seção 9.2 Transmissão/Consulta de Evento Periódico).


  3. Caso houver evento periódico que apresentou problema na transmissão, é necessário efetuar as devidas correções e transmiti-lo novamente.

  4. Os eventos periódico estarão disponível para consulta assim que a Mensagem Retorno estiver . Análogo a transmissão, os eventos periódicos são consultados em lotes, ou seja, caso precise consultar vários eventos periódicos, basta apenas efetuar uma consulta para que consulte todos os eventos disponíveis para consulta (Em caso de dúvida de como realizar e como funciona a consulta do evento periódico, consulte a seção 9.2 Transmissão/Consulta de Evento Periódico).


  5. Caso houver a necessidade de realizar a alteração de algum evento periódico que já possua a informação do recibo de autorização, o procedimento para realizar a alteração das informações do evento é a retificação (Em caso de dúvida de como retificar e quais são as regras de retificação do evento periódico, consulte a seção 9.3 Retificação de Evento Periódico).



Observação: Os eventos periódicos são compostos pelos eventos R-2010, R-2020 e R-2060. Estes eventos não há sequência lógica para a transmissão, porém caso desejar excluir algum evento periódico, faz-se necessário a transmissão de um evento R-9000 ( Visto na seção 9.4 - Exclusão de Eventos Periódicos (R-9000)).



Novo Evento Periódico


Para criar um novo evento periódico basta carregar um REINF ( Em caso de dúvida, consulte a seção 4. Como carregar um REINF existente?), em seguida clicar no evento periódico na qual deseja criar. Na imagem abaixo mostra como acessar a tela dos eventos periódicos.





Em seguida, localize e click no botão  .



Em seguida, irá aparecer a tela para o cadastro das informações do evento. Há alguns campos na tela de cadastro dos eventos periódicos requerem atenção, tais como:


R-2010

  • Estabelecimento: Refere-se a identificação do Estabelecimento/obra contratante dos Serviços localizado na rotina [R288 - Estabelecimentos]
  • Prestador de Serviços: Refere-se a identificação do prestador de serviços mediante cessão de mão de obra ou empreitada localizado na rotina [R93 - Fornecedores]


R-2020

  • Estabelecimento: Refere-se a identificação do Estabelecimento prestador de serviços mediante cessão de mão de obra localizado na rotina [R288 - Estabelecimentos]
  • Tomador: Refere-se a identificação dos tomaradores (Serviços contratados, notas fiscais de entrada) localizado na rotina [R43 - Clientes]


R-2060

  • Estabelecimento: Refere-se a identificação do Estabelecimento que auferiu a receita bruta localizado na rotina [R288 - Estabelecimentos].



Cadastrando Notas Fiscais (R-2010 e R-2020)


Ao final da tela de cadastro dos eventos R-2010 e R-2020 tem o botão Este botão abre uma tela que permite vincular as notas fiscais pertinente ao evento. 


Para cadastrar uma nota fiscal basta clicar no botão e em seguida irá aparecer a tela conforme ilustração abaixo. Atenção, os exemplos citados nesta seção utilizam-se da tela de notas fiscais do evento R-2010, pois é análogo ao R-2020.



Para cadastrar uma nova Nota Fiscal, basta clicar no botão Novo Registro da grade superior:

  • No evento R-2010 a grade superior é a Notas Fiscais de Serviços Tomados (conforme a ilustração acima).
  • No evento R-2020 a grade superior é a Notas Fiscais de Serviços Prestados.

Após o click no botão será exibido o formulário para o preenchimento das informações pertinentes a nota. Uma vez cadastrado uma nota, a navegabilidade da tela ilustrada na imagem acima ganha novos comportamentos.


Cada nota fiscal cadastrada pode ter vários tipos de serviços associados a ela, para vincular os serviços a nota, basta selecionar a nota desejada e automaticamente a grade Tipos de Serviços constantes na Nota Fiscal permitirá associar os tipos de serviços. Veja os exemplos abaixo que exemplifica a navegação.


Exemplo 1




Na imagem acima, foi selecionado a primeira nota fiscal, atente-se que ao selecionar uma nota fiscal, a grade Tipos de Serviços constantes na Nota Fiscal irá exibir o número da nota. Após selecionar a nota fiscal na grade superior, foi cadastrado um tipo de serviço a nota selecionada. Para cadastrar o tipo de serviço, basta clicar no botão Novo Registro da grade Tipos de Serviços constantes na Nota Fiscal.



Exemplo 2



 Na imagem acima é análogo a imagem anterior, mas neste caso a nota selecionada ainda não foi cadastrada nenhum tipo de serviço.


Cadastrando (Principal/Adicional) Processos Relacionados a não Retenção  (R-2010 e R-2020)



Ao final da tela de cadastro dos eventos R-2010 e R-2020 tem os botões Principal - Processos relacionados a não retenção e Adicional - Processos relacionados a não retenção, conforme ilustração abaixo:



Por meio destes botões, é possível vincular vários processos relacionados (principal/adicional) a não retenção de contribuição previdenciária. Após clicar em um dos botões será exibido a tela conforme a ilustração abaixo, para realizar o cadastro dos processos, basta clicar no botão Novo Registro.



Cadastrando Notas Fiscais (R-2010 e R-2020) Automática


  • Só é possível importar caso nenhum registro tenha sido lançado na grade.


Resultado da Importação de dados 




Cadastrando Atividades Econômicas (R-2060)


Ao final da tela de cadastro do evento R-2060, há o botão . Este botão permite vincular várias Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB. Análogo a navegação da tela em 9.1.1 - Cadastrando Notas Fiscais (R-2010 e R-2020), a navegação da tela ganha novos comportamento ao cadastrar pelo menos uma CPRB.



Para cadastrar uma CPRB basta clicar no botão Novo Registro da aba CPRB - Atividade Econômica e irá abrir o formulário para o cadastro. No formulário de cadastro atente-se no campo ilustrado na imagem abaixo:



A informação vinculada a ilustração acima refere-se a rotina [R873 - Códigos de NCM/SH]


Uma vez cadastrado um CPRB, as grades Tipo de Ajuste constante na Atividade Econômica e Informações de processos constante na Atividade Econômica automaticamente permitirá a criação de registros nela assim que selecionar um registro na grade CPRB - Atividade Econômica. A ilustração a seguir exemplificará a navegabilidade:



Na ilustração acima foi criado uma CPRB. Após a seleção do registro, as duas grades inferiores informarão o código selecionado e permitirá o cadastrado de registros. Atenção, a grade Tipo de Ajuste constante na Atividade Econômica e Informações de processos constante na Atividade Econômica não tem vínculo entre si, a única relação é que um CPRB pode conter vários tipos de ajustes e informações de processos.



Transmissão/ Consulta de Eventos Periódicos



Para realizar a transmissão/ consulta de eventos periódicos, basta clicar na aba Transmissão de Eventos conforme a ilustração abaixo:



Ao clicar na aba Transmissão de Eventos a tela exibirá a grade ilustrada na imagem abaixo:



A grade é composta por três colunas. A coluna Enviar? corresponde aos botões de seleção, caso um desses botões esteja marcado, o usuário poderá transmitir/ consultar o evento relacionado a linha do botão selecionado. A coluna Evento informa todos os eventos periódicos (R-2010, R-2020 e R-2060) e os eventos relacionados aos eventos periódicos (R-9000, R-2098 e o R-2099). Por fim, na coluna Quantidade informa o número total de eventos.


Para realizar a transmissão/ consulta de algum evento, basta selecionar o evento (por meio do botão de seleção na grade) e clicar no botão da ação desejada.


Observação: Ao selecionar um evento e realizar a transmissão/ consulta, o sistema MOVERE irá transmitir/ consultar apenas os eventos que necessitam de transmissão/ consulta. Por exemplo, na imagem abaixo:



Do total de 11 eventos R-2010 cadastrado, ao realizar a transmissão, apenas 6 necessitaram e foram transmitido. Desta forma, evita-se a transmissão/ consulta de informações redundantes.




Retificação de Eventos Periódicos



Os eventos periódicos que tem o Recibo de autorização ( Exemplo, ), qualquer tipo alteração nas informações desse tipo de evento deve ser por meio de retificação. Para realizar a retificação do evento, basta clicar no botão .


O sistema irá solicita a confirmação para retificar o evento. Para continuar click na opção Sim.



Após efetivar as alterações no evento, deve-se seguir os processos relacionados conforme as orientações do diagrama de seção 9 (transmitir/consultar o evento). Se ao final do processo deu tudo certo, o evento retificado deverá mudar o Tipo de ORIGINAL para RETIFICADO, conforme a imagem abaixo:



Observação: É importante citar que o evento referente a retificação mantém a mesma informação do Recibo do evento original.



Exclusão de Eventos Periódicos (R-9000)



Geração do Evento R-9000 automático


Análogos ao processo de retificação apresentado na seção 9.3, a exclusão de eventos periódicos verifica se o evento periódico possui o Recibo de autorização, conforme destacado em amarelo na imagem acima. O diagrama abaixo ilustra os processos relacionados ao evento de exclusão de eventos periódicos.




Ao clicar no botão de um evento periódico, o sistema irá verifica a informação do Recibo, caso não houver a informação, o sistema irá excluir o evento da base de dados. Caso contrário, o sistema irá emitir a mensagem para a confirmação do envio de um evento de Exclusão, conforme ilustrado na imagem abaixo:



Ao confirma a operação, o sistema MOVERE irá gerar um evento R-9000 referente ao evento periódico a ser excluído. Para efetivar a exclusão do evento periódico junto a receita federal, deve-se realizar a transmissão e consulta do evento R-9000 (visto em 9.4.3 - Transmissão do evento R-9000). Para visualizar os eventos R-9000, basta clicar na aba  como ilustrado na imagem abaixo:



Atenção, para que um evento periódico esteja excluído junto a receita federal é preciso que o evento R-9000 possua a informação do recibo de autorização. Caso contrário, o evento periódico não foi excluído, neste caso é recomendado que repita a operação de exclusão.



Geração do Evento R-9000 manual



Conforme a seção 9.4.1, a geração do evento de exclusão de evento periódico (R-9000) pode ocorrer de forma manual, basta acessar a aba  e clicar no botão .





 Em seguida, irá abrir uma tela para o preenchimento do Tipo Evento e o Recibo do Evento Excluído.



Para efetivar a exclusão, deve-se realizar a transmissão e a consulta do evento R-9000 (visto em 9.4.3 - Transmissão do evento R-9000). Em seguida, verificar-se há a informação do recibo de autorização, caso contrário, é recomendável repetir a operação.



Transmissão do evento R-9000



Como visto nas seções 9.4.1 e 9.4.2, há duas formas para realizar a exclusão de um evento periódico. Basicamente a diferença entre elas é que na forma manual, deve-se informar o evento e o número de recibo do evento dentro da aba R9000 - Exclusão. Já a forma automática, basta clicar no botão Excluir no evento periódico desejado, desde que o evento periódico a ser excluído possua a informação do recibo de autorização, caso contrário não será necessário a geração de um evento R-9000. 


Para ambos os casos, deve-se transmitir e consultar o evento. Para realizar a transmissão/consulta do evento R-9000, basta clicar na aba Transmissão de Eventos e selecionar o evento R-9000. Em seguida, clique no botão Transmitir Eventos e posteriormente no botão Consultar Eventos.





Transmitindo Reabertura de Eventos Periódicos (R-2098)



Para realizar a transmissão do evento de reabertura do período dos eventos periódicos, basta clicar na aba R2098 - Reabertura e em seguida clicar no botão Novo Evento.



Em seguida, irá exibir uma tela para a confirmação de criação do evento R-2098. Atenção, verifique se o período corresponde ao período desejado para a reabertura, conforme o exemplo da imagem abaixo:



Assim como os outros eventos, é necessário realizar a transmissão e a consulta do evento R-2098 e verificar se o evento contém a informação do recibo de autorização, caso contrário deve-se consultar as ocorrências do evento, trata-las e em seguida repetir a operação.



Transmitindo Fechamento de Eventos Periódicos (R-2099)



O evento R-2099 refere-se ao fechamento do período para os eventos periódicos, sendo que é o único evento que pode demorar alguns minutos para que haja o retorno da receita federal.


Para realizar a transmissão do evento, basta acessar a aba e clicar no botão , conforme a ilustração abaixo:



Em seguida, será exibido um formulário referente ao evento. Após preencher e salvar o formulário do evento, o próximo passo é a transmissão e consulta do evento R-2099. 


Atenção, conforme a ilustração do diagrama acima, o evento R-2099 pode demorar alguns minutos para que tenha o retorno definitivo da receita federal. Neste caso, ao consultar o evento e o Status for igual  , deve-se aguardar alguns minutos e repetir a operação de consulta ao evento.


A operação de encerramento de eventos periódicos será dada como realizada com sucesso após o evento R-2099 tiver a informação do Recibo de autorização.


Eventos Periódicos - Série 4000 (R-4010, R-4020, R-4040 e R-4080)



R-4010 - Pagamentos/créditos a beneficiário pessoa física


Geração do registro Manual    

Importação do Registro Automática

  • Será importado o último arquivo do REINF criado para a mesma Visão Contábil.
  • Todos os valores serão zerados para correção manual.
  • Só é possível importar caso nenhum registro R4010 tenha sido lançado.

R-4020 - Pagamentos/créditos a beneficiário pessoa jurídica


Geração do registro Manual


Importação do Registro Automática

  • Só é possível importar caso nenhum registro R4020 tenha sido lançado.


R-4040 - Pagamentos/créditos a beneficiários não identificados


Geração do registro Manual

Registro não tem Importação de dados.




R-4080 - Retenção no recebimento


Geração do registro Manual

Registro não tem Importação de dados.



R-4099 - Fechamento/reabertura dos eventos da série R-4000


Geração do registro Manual



Transmissão de Eventos [Registro Periódicos - Série 4000]  


A grade é composta por três colunas. A coluna Enviar? corresponde aos botões de seleção, caso um desses botões esteja marcado, o usuário poderá transmitir/ consultar o evento relacionado a linha do botão selecionado. A coluna Evento informa todos os eventos periódicos (R-4010, R-4020 ,R-4040, R-4080 e R-4099) Por fim, na coluna Quantidade informa o número total de eventos.


Para realizar a transmissão/ consulta de algum evento, basta selecionar o evento (por meio do botão de seleção na grade) e clicar no botão da ação desejada.


Observação: Ao selecionar um evento e realizar a transmissão/ consulta, o sistema MOVERE irá transmitir/ consultar apenas os eventos que necessitam de transmissão/ consulta. Por exemplo, na imagem abaixo:




Analisando Ocorrências


Para todos os eventos do REINF, a confirmação que o evento foi recebido e processado com sucesso na base da receita federal é a informação do Recibo de autorização. Caso o evento não possua esta informação, provavelmente houve algum problema na transmissão/consulta do evento. Além disso, o evento irá mostrar o botão  indicando a quantidade de ocorrências. Ao clicar no botão será exibida todas as ocorrências vinculadas ao evento. Cabe ao usuário tratar as ocorrências e em seguida transmitir e consultar o evento novamente.


No exemplo da imagem abaixo, mostra que ao validar o evento junto a receita federal, gerou algumas ocorrências a serem tratadas.




A lista de todas ocorrências esta disponível em: http://sped.rfb.gov.br/arquivo/show/2545.

Considerações Finais



Todas as formas de exemplos/imagens referenciadas nesta base de conhecimento são meramente ilustrativa, pois cada contribuinte terá a sua particularidade e configuração especifica.


Para saber maiores informações sobre o REINF, leia o documento o Manual de Orientação ao Contribuinte: http://sped.rfb.gov.br/arquivo/show/2530