Objetivo
Este documento tem por objetivo orientar sobre o preenchimento e validações das informações de pagamento no lançamento do pedido de compra na rotina [R464 - Pedidos de Compra], bem como o reflexo dessas informações no lançamento da nota de compra na rotina [R139 - Notas Fiscais de Entrada].
Informações para pagamento no lançamento do pedido de compra
Ao lançar um pedido de compra, é possível informar qual a condição de pagamento e qual o portador que serão utilizados no lançamento da nota fiscal de compra.
A obrigatoriedade de preenchimento do campo portador, é definida pelo parâmetro por empresa [P825 - Obriga preenchimento do portador na rotina [R464 - Pedidos de Compra]?].
Lembre-se a configuração de parâmetros por empresa é realizada na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa].
Caso a entrada/saída esteja com a opção Gera Títulos desmarcada, na rotina [R117 - Entradas e Saídas], NÃO será obrigatório informar a condição de pagamento e o portador.
Restrições do Pedido de Compra na Nota Fiscal de Entrada
A restrições visam evitar divergências entre os dados lançados no pedido de compra com os dados informados na nota fiscal de entrada.
A validações só ocorrem se o parâmetro por empresa [P826 - Bloquear lançamento da nota caso as informações de pagamento forem diferentes das do pedido de compra?] estiver configurado, as parcelas estiverem lançadas (parcelas de retenções são ignoradas na validação) e for informado ao menos um pedido de compra.
Ao dar entrada da nota fiscal informando mais de um pedido de compra para a nota fiscal de entrada e os pedidos estiverem com entrada/saída diferentes o sistema apresentará a mensagem a baixo:
Caso a nota fiscal esteja com a entrada/saída diferente do pedido de compra será apresentado a mensagem abaixo:
Caso os pedidos informados possuírem condições de pagamento diferentes a mensagem a abaixo será apresentada:
Caso os pedidos informados possuírem portadores diferentes a mensagem a abaixo será apresentada:
O bloqueio acima será ignorado caso não a Entrada e Saída esteja configurada para não gerar títulos, e não será possível informar as parcelas na [R139 - Notas Fiscais de Entrada].
Caso na nota fiscal seja informado um portador diferente do informado no pedido de compra a mensagem abaixo será informada:
Caso a condição de pagamento de compra do pedido seja em 3 vezes e na nota fiscal de entrada for lançada com quantidades diferentes de parcelas será apresentado a mensagem abaixo:
Caso alguma parcela lançado na nota fiscal esteja com data diferente da cadastrada na condição de pagamento de compra informado no pedido de compra a mensagem a baixo será apresentada.
Obs: A data base para o cálculo da data de pagamento é a data de emissão da nota fiscal.
Para IGNORAR essa validação o usuário deverá possuir o direito [D291 - Ignorar bloqueio de vencto conf. cond. pagamento?].
Caso a condição de pagamento informada no pedido de compra seja a vista e na nota fiscal for informado uma parcela com o vencimento diferente da data atual, será apresentado a mensagem abaixo:
Obs: Para IGNORAR essa validação o usuário deverá possuir o direito [D291 - Ignorar bloqueio de vencto conf. cond. pagamento?].
Restrições de uso de Entradas e Saídas por Fornecedor e de Portadores por Entrada e Saída
Ao lançar um pedido de compra, a rotina [R464 - Pedidos de Compra] respeita as restrições de uso de entradas e saídas por fornecedor e de portadores por entrada e saída.
Para maiores informações, clique nos links para acessar as bases de conhecimento:
- Restrições de uso de entradas e saídas por fornecedor
- Restrições de uso de portadores por entrada e saída
- Condição de Pagamento nos Títulos a Pagar