1. Objetivo


Este documento tem por objetivo orientar sobre o processo de exclusão / cancelamento de notas que estão vinculadas a uma transação de cartão, bem como vincular novamente os títulos gerados com os códigos de autorização do cartão. 


2. Configurações


Para que seja possível cancelar/excluir uma nota que o cliente pagou no cartão, é necessário que o usuário possua o direito [Altera dados TEF] da rotina [R232 - Notas Fiscais de Saída]. Lembre-se: direitos são configurados nas rotinas [R696 - Liberação de Rotina por Grupo de Usuário] e [R697 - LIberação de Rotina por Usuário].


3. Funcionamento do processo


Ao excluir ou cancelar uma nota que tenha dados de cartão vinculados a ela, o sistema irá guardar uma cópia dos dados, para que após a nova nota ser gerada seja possível vincular novamente os dados do cartão, evitando que o cliente precise passar o cartão novamente e garantindo que os dados financeiros dos títulos fiquem corretos, e os mesmos sejam liquidados pelas rotinas de baixa automática de cartão, como a [R750 - Importação do Extrato Eletrônico CIELO] e [R1087 - Importação do Extrato Eletrônico Rede].

Após a geração da nova nota, o vínculo deve ser realizado através da rotina [R232 - Notas Fiscais de Saída], selecionando a nota e clicando no botão [Vínculo TEF], após isso a seguinte tela é apresentada:


Nesta tela o sistema mostra uma grade com os portadores cuja modalidade de cobrança é venda financiada por terceiros e que NÃO possuem o código de autorização da operadora do cartão. 

O sistema trás os códigos disponíveis para aquele valor, estabelecimento e data, conforme as notas canceladas anteriormente no primeiro passo. 

Caso nenhuma opção esteja disponível o sistema não irá permitir o vínculo. 

Após selecionar o código, clique em executar, dessa forma a nova nota e os novos títulos ficarão vinculados corretamente a operação do cartão, garantindo a integridade de dados e segurança na baixa automática do título. 



O vínculo não é permitido quando o parâmetro por estabelecimento [P582-Informar dados da operação com cartão de débito/crédito na NFC-e?] está inativo e é NFC-e