Introdução


Este documento tem o intuito de instruir e demonstrar sobre os processos de configuração de Comissões Adicionais Fixas que o MOVERE contém, desde a configuração até os resultados esperados.


Escopo


Atualmente o MOVERE, possuí vários tipos de comissões, essa veio para ser mais uma opção para sua empresa, onde é possível fixar os valores (a mais) na comissão de acordo com os critérios (Itens, Grupo, Família, Linha, Estabelecimento e Grupo de Usuários) definidos na configuração. (configurável através da rotina [R306 - Comissões Adicionais Fixas]).


Configurando a comissão adicional


A configuração deste processo deve ser feita através da rotina [R306 - Comissões Adicionais Fixas]. A configuração é feita em duas etapas, na primeira, são definidos os dados gerais da configuração, na segunda são definidas os critérios para a escolha daquela configuração no processo de comissão. Veja o exemplo de cadastro:


Primeiro passo: Configurações Gerais:




Nessa tela é necessário informar os campos:

  • Nome
  • Base Comissão: Percentual ou Valor.
  • Comissão: calculada de acordo com a Base Comissão.
  • Grupo Vendedores: Grupos de Vendedores que participarão da comissão.
  • Ativo: definição se a comissão está Ativa.


Logo abaixo disso teremos as abas para definição do critério da comissão.


Segundo passo: Configurar o critério da comissão adicional:



Nessa etapa é necessário informar o critério que deseja utilizar para a configuração, sendo possível definir os Itens, Grupos, Famílias, Linhas e Estabelecimentos. Lembrando que os critérios configurados respeitam a hierarquia utilizada no MOVERE para Itens.


Obs: Não é possível cadastrar um Item, Grupo, Família, Linha e Estabelecimento e Grupo de Vendedores em mais de uma configuração, isso é necessário para que não haja conflito entre em si.



Hierarquia da comissão adicional fixa



O MOVERE irá respeitar essa hierarquia no seu processo de comissão, então o nível mais alto que tiver cadastrado na configuração será o utilizado como critério para comissionar.



Conferência da comissão adicional fixa


Hoje o MOVERE disponibiliza do relatório [R475 - Comissões por Nota Fiscal] para conferência da comissão adicional fixa.


Após realizar a configuração acima, as próximas Notas Fiscais geradas passarão a gerar comissão adicional fixa.


Ao gerar o relatório é possível conferir os valores por Vendedor/ Nota através das colunas [Vlr Com. Adc.][Vlr. Unit. Adc.]



Observe que as devoluções também são consideradas.


No resumo, ainda é possível conferir os Totalizadores por Vendedor/ Supervisor:




Considerações Finais


  • É possível realizar o reprocessamento de comissão adicionais fixas através da rotina [R337 - Reprocessamento de Comissões das Notas Fiscais de Saida].
  • É possível realizar a troca de vendedores de comissão adicionais fixas através das rotinas [R348 - Troca de Vendedores de Notas Fiscais de Saída] e [R791: Troca de Vendedores de Nota Fiscal de Entrada].
  • A comissão adicional fixa não sobrescreve nenhum tipo de outra comissão, apenas adiciona/ acrescenta valores.
  • É possível configurar várias comissões adicionais fixas, desde que não aja conflito entre as configurações.
  • Existe a possibilidade de uma configuração de comissão adicional sobrescrever outra, desde que esteja em uma hierarquia superior.