Escopo

O MOVERE permite que, ao dar entrada em uma Nota Fiscal de Entrada, os lançamentos contábeis sejam re-rateados conforme a necessidade para o cenário da nota que acabou de ser cadastrada. Esta base de conhecimento irá orientar sobre este processo.

Configurações

Para ativar este processo, basta ativar o seguinte parâmetro por empresa:

  • P798 - Permitir o rateio manual de lançamentos contábeis na entrada de notas na R139;
  • A Informação abaixo só é válida caso não tenha o direito [Permite modificar contabilizações livremente?] para a [R139 - Notas Fiscais de Entrada]. Com esse direito liberado não é necessário que as Contas Contábeis utilizem rateio automático habilitado e será habilitado o modo de Rateio Manual de Lançamentos Contábeis Livremente (abaixo mais informações)

Para que o rateio manual entre em funcionamento, é necessário também que as Contas Contábeis utilizadas tenham o rateio automático habilitado, visto que, este processo de rateio manual trata de ajustar os valores dos lançamentos gerados no ato do cadastramento da Nota Fiscal de Entrada. Para maiores detalhes consulte:

Como funciona este processo?

Muito simples! Sempre que uma Nota Fiscal de Entrada for cadastrada através da rotina R139, ao clicar em [Salvar], a Nota será salva e as contabilizações serão realizadas como já fazia-se antes. Após isto, a rotina irá apresentar uma tela contendo os Centros de Custos que estão envolvidos na transação da contabilização da nota, e então, será possível re-distribuir os valores dos lançamentos contábeis utilizando a coluna [% Rateio] de cada centro de custo para alterar as proporções.


Após realizar o rateio manual, os lançamentos contábeis serão re-gerados, e neste caso, há alguns pontos a serem notados, vamos ver isto em seguida.

Rateando os valores durante a entrada de Notas Fiscais (Fixo)

Bom, vamos a um exemplo de utilização do rateio manual dos valores dos lançamentos contábeis de uma Nota Fiscal de Entrada. Se tudo estiver configurado corretamente, ao salvar uma Nota Fiscal de Entrada através da rotina R139, a seguinte tela será lhe apresentada:

O uso desta tela é muito simples, bastando informar os percentuais desejados na grade e clicar em [Confirmar]. Note que não há como ignorar este passo, ele precisa ser executado. Veja como ficam os lançamentos após o rateio:

Neste caso, definimos que para o Centro de Custo [10 - Financeiro], lançaremos 30% do valor, para o Centro de Custo [1 - Matriz] lançaremos 20% do valor, e para o Centro de Custo [4 - Vendas], lançamentos 50% do valor. Veja como ficou a contabilização da nota:

No cenário acima, o valor total é R$ 250,00, que foi rateado em três lançamentos contábeis (um para cada centro de custo).


Rateando os valores durante a entrada de Notas Fiscais (Livremente)

Bom, vamos a um exemplo de utilização do rateio manual dos valores dos lançamentos contábeis de uma Nota Fiscal de Entrada Livremente. Se tudo estiver configurado corretamente, ao salvar uma Nota Fiscal de Entrada através da rotina R139, a seguinte tela será lhe apresentada:


O uso desta tela é um pouco mais completo que o modelo Fixo, você tem a opção de incluir um novo Centro de Custo [Pesquisando] e após isso [Incluir] o desejado, também é possível a exclusão do Centro de Custo para isso clique no registro que deseja excluir e clique no botão [Delete] do seu teclado, após os Centros de Custos definidos basta informar os percentuais desejados na grade e clicar em [Confirmar]. Note que não há como ignorar este passo, ele precisa ser executado. Veja como ficam os lançamentos após o rateio:


Os próximos passos seguem o mesmo já dito acima para o Rateio Manual de Lançamentos Contábeis (Fixo).

Detalhes sobre a tela de rateio manual

A tela de rateio manual será carregada sempre que foi possível fazer um rateio, e a tela tentará também exibir os percentuais de rateio definidos nas contas contábeis afim de facilitar o processo. Porém, se por alguma configuração houverem duas contas contábeis (com os mesmo centros de custos) com configurações de rateio diferentes (percentuais de rateio) e que, neste caso for gerar um conflito, o MOVERE optará por exibir os Centros de Custos com o [% Rateio] zerado para que o usuário determine quais são os percentuais.


Outro detalhe importante é que, a tela exige a confirmação do rateio (através do botão Confirmar) para que os lançamentos contábeis sejam gerados adequadamente. Se por algum motivo o usuário burlar esta tela de rateio (não realizando o rateio), os lançamentos contábeis não estarão corretos. Se isto acontecer, vá até a rotina R139, altere a Nota Fiscal de Entrada que está com os lançamentos contábeis errados e clique em [Salvar] para que o rateio manual seja executado corretamente.

Lançamentos de Receitas e Despesas

Este processo não suporta atualmente o rateio manual dos lançamentos de Receitas e Despesas da contabilização da nota fiscal. Neste caso, tais lançamentos permanecerão sendo calculados através do rateio automático conforme as configurações das contas contábeis.


Isto somente se aplica à empresas que utilizam o processo de Lançamentos de Receitas e Despesas.

Cuidado! Recontabilização de Notas Fiscais de Entrada

O processo de re-contabilização de notas fiscais de entrada, se executado, irá desfazer os rateios manuais, deixando-os incorretos.


Observação

  • O percentual de rateio é configurado nas contas contábeis de despesa