Introdução

Esta documentação tem por objetivo orientar sobre o processo (e suas configurações) de bloqueio por Percentual e Valor Máximo (Geral e/ou por Linha de Itens) de Acréscimos Financeiros na Venda. O objetivo principal é não permitir que sejam efetuadas vendas com acréscimos financeiros acima de um limite determinado (pode ser por linha de itens ou geral).


Ativação do Processo

Para ativar este processo, basta ativar o parâmetro por empresa [P790 - Utiliza bloqueio por limite de valor e percentual de acréscimo financeiro nas vendas?].


Nota: Para que as validações seja realizadas, é necessário que os Valores e Percentuais por Linha de Itens ou Geral sejam maior que zero. Assim, você pode também "ativar" ou desativar partes do processo deixando os campos e parâmetros (descritos abaixo) zerados.


Percentual e Valor Máximo por Linha de Itens

Para definir o Percentual e/ou Valor Máximo por Linha de Itens, acesse a rotina [R178 - Linhas de Itens], selecione a Linha de Itens desejada e clique em [Alterar]. Em seguida, preencha os campos conforme exemplo abaixo:

Dica: Para desativar a validação por Valor ou por Percentual para uma Linha de Itens, deixe o valor ou percentual zerado.


Percentual e Valor Máximo Geral

A configuração global é feita através de parâmetros por empresa, são eles:

  • P791 - Valor máximo de acréscimo financeiro na venda; e,
  • P792 - Percentual máximo de acréscimo financeiro na venda.

Dica: Para desativar a validação por Valor ou por Percentual Geral, deixe o valor ou percentual zerado.



Como funciona a validação?

Validação Por Linha de Itens

A validação por Linha de Itens irá agrupar os produtos da grade e então, somará o Valor dos Produtos por Linha de Itens, assim como o Valor dos Acréscimos Financeiros que foram rateados para cada Item. Desta forma, o cálculo de Percentual e de Valor é feito para cada Linha de Itens encontradas nos Itens que estão no Orçamento.


Validação Geral

A validação geral realiza os cálculos utilizando os valores totais do orçamento, tanto o total de itens lançados quanto o total de acréscimos informados.


Validação ao Fechar Venda

As validações de percentuais e valores de acréscimos financeiros serão executadas ao tentar Fechar Venda na R419. Quando houver o bloqueio, serão exibidos alertas conforme os exemplos abaixo, veja:


Quando o Valor do Acréscimo Financeiro dos Itens de uma Linha de Itens ultrapassa o limite estabelecido


Quando o Percentual do Acréscimo Financeiro dos Itens de uma Linha de Itens ultrapassa o limite estabelecido


Quando o Valor do Acréscimo Financeiro Geral ultrapassa o limite estabelecido


Quando o Percentual do Acréscimo Financeiro Geral ultrapassa o limite estabelecido